É responsabilidade da equipe desse segmento e dos estudantes que compõem as séries do 6º ao 9º ano, o fechamento dessa etapa de transição na trajetória escolar. De acordo com as modificações propostas para o Ensino Médio até o ano de 2020, caberá ao Ensino Fundamental – Anos Finais, dar maior sustentação pedagógica para as escolhas de itinerários formativos que, de certa forma, já apontarão para a caminhada universitária.
A proposta de trabalho para esse segmento possibilita a compreensão do conhecimento como elemento estruturador das escolhas do ser humano ao longo de sua vida. A abrangência e o aprofundamento do conhecimento de uma pessoa permitem que ela faça escolhas mais conscientes e se desenvolva continuamente para conviver com os semelhantes e construir um mundo mais sustentável. O conhecimento é fruto da contínua construção humana, imbuído de aspectos éticos, históricos, sociais e culturais.
Acreditamos que os conteúdos/conceitos não representam a finalidade do processo de ensino; eles constituem os meios utilizados para o desenvolvimento de competências e habilidades. Portanto, apostamos na proposta pedagógica que fomenta a problematização, que possibilita ao aluno sair da condição de mero espectador ao estimular o levantamento de hipóteses, a análise de diferentes fontes de informação, a confrontação de dados e o estabelecimento de conclusões sobre as questões propostas.
A condução didática privilegia:
• A contextualização feita por meio de textos que estimulam o aluno e servem de ponto de partida para a exposição do conteúdo. As intervenções realizadas em sala de aula trazem à memória dos alunos, conceitos estruturantes sobre o assunto a ser tratado favorecendo a ampliação para contextos maiores.
• Realização de atividades destinadas à assimilação e sistematização de conceitos, com exercícios diários e gradativos, conforme desenvolvimento das aulas.
• As atividades de extrapolação do conteúdo possibilitam a análise e reflexão também em outros espaços e não apenas na escola. Esta ação favorece a habilidade de estabelecer conexão da teoria com a prática.
No Ensino Fundamental – Anos Finais – do Colégio Arnaldo Anchieta, a metodologia desenvolvida considera o contexto em que os alunos estão inseridos, propõe uma dinamicidade que fomenta o estudo - por meio do uso de recursos tecnológicos de forma planejada - busca a extrapolação do espaço escolar, eleva o desempenho acadêmico a partir de estímulos que libertam a criatividade, a arte de pensar, desenvolvendo, assim, o equilíbrio emocional e, consequentemente, promovendo o alinhamento do trabalho na continuidade do Ensino Médio. Durante as vivências nesse segmento, o estudante é estimulado a desenvolver o hábito do estudo, a utilizar estratégias variadas para a organização dos conhecimentos construídos e, principalmente, aprendem a estabelecer conexões entre eles e deles com a vida cotidiana.
A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS?
TRABALHANDO COM AS METAS
A avaliação de desempenho acompanha o raciocínio do Fundamental- Anos Iniciais, propondo o trabalho com Metas dinâmicas e projetivas a partir do resultado anterior e não mais com a referência estática para a aprovação final e estagnada de 60%. Acreditamos que nossos estudantes merecem e podem muito mais!
Durante todo o processo, os alunos são avaliados de forma diferenciada e acompanhados pela equipe educativa do Colégio. Para esse enfrentamento e sucesso das ações, os estudantes contarão com a orientação de estudos, com “dicas” de aprimoramento e atividades orientadas em grupos cooperativos de trabalho, Orientação de Atividades extras, trabalho de Grupo de Estudos.
Colégio Arnaldo
O Portal do Aluno, o Portal do Professor e o Portal da Secretaria podem ser acessados através do menu "Serviços">"Portais de Ensino", que está no canto superior direito do menu, na home. Basta selecionar a área de interesse.
A Associação Propagadora Esdeva, CNPJ nº 21.562.368/0001/13, mantenedora desta instituição de ensino, é certificada como entidade beneficente de assistência social em conformidade com a legislação vigente. Para ter acesso às bolsas de estudo os candidatos precisam se submeter ao processo de admissão da unidade pretendida. Acesse o Edital de Renovação da Gratuidade Educacional - 2024.
Estamos muito felizes pelo seu interesse em matricular o seu filho no Colégio Arnaldo. Faça sua inscrição aqui e, em breve, vamos entrar em contato para responder essas dúvidas e dar início ao processo, com a Prova de Admissão e a inscrição.