A Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental anos iniciais, tem o objetivo de trazer para o centro do processo de aprendizagem, o estudante, com a ação protagonista de construir a sua aprendizagem, mediado e incentivado pelo acompanhamento do professor. A Ação pedagógica é orientada pelo desenvolvimento das habilidades e competências, conforme preconiza a BNCC- Base Nacional Comum Curricular.
Nesse segmento, as práticas oferecem uma base sólida para a educação dos estudantes, tendo como foco o desenvolvimento pessoal, social e intelectual. Nesse segmento, são trabalhados o autoconhecimento e o conhecimento do outro, além do envolvimento em atividades lúdicas.
Estimular a aprendizagem, valorizando o poder de transformação dos estudantes, quando inspirados e mobilizados para projetos maiores é um dos objetivos desse segmento.
Apostamos na construção de um projeto educacional de excelência, assumimos as concepções teóricas contemporâneas, sem, no entanto, abandonar alguns legados deixados pelas teorias pedagógicas tradicionais, tais como: a valorização da organização, da metodologia, da didática, do planejamento, da avaliação e formação de hábitos.
No Ensino Fundamental anos iniciais, promovemos a articulação entre as diversas áreas do conhecimento que funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e emocional, essenciais para o exercício pleno da cidadania.
Aqui as crianças iniciam o contato com os componentes curriculares, convivem com as áreas de conhecimento e, a partir da realidade, são desafiadas a consolidar suas aprendizagens sobre tudo que as cercam.
As intervenções do educador são intencionais e didáticas, orientando a busca de estratégias para a resolução de problemas e propondo as sistematizações e consolidações dos conhecimentos pelas crianças.
A educação integral é uma diretriz importante no trabalho com os alunos. Para além das disciplinas do currículo comum, as crianças mergulham nas aulas práticas de laboratório, expressam-se com liberdade nas aulas de Música, Arte, Inglês e Educação Física. As crianças são convidadas a experienciar a espiritualidade, o contato com o sagrado a partir dos momentos celebrativos e das aulas planejadas cuidadosamente para o Ensino religioso. O respeito ao ser humano, cultivando atitudes de igualdade, honestidade, responsabilidade, justiça e ética nas relações humanas.
Conduzimos uma proposta pedagógica que dialoga com os desafios atuais, uma equipe em constante formação, e metodologias modernas. Para isso buscamos excelência nos serviços prestados, na interação entre escola e família e transparência nas ações e projetos desenvolvidos.
Colégio Arnaldo