A timidez na escola não é, de nenhuma forma, uma questão incomum. No entanto, nem sempre o tratamento dado a essa característica é feito da forma adequada para os estudantes considerados tímidos. Esse grupo de crianças e adolescentes é, infelizmente, comumente discriminado pelos colegas e até mesmo por alguns educadores ou pelas próprias famílias.É isso mesmo! Muitas vezes, a timidez é vista como um problema que precisa ser resolvido, o que acaba gerando insegurança e problemas de autoestima nos estudantes que têm essa característica na personalidade.Por isso, aprender a lidar com essa situação da forma adequada é fundamental para todos os envolvidos na educação dos jovens tímidos.Pensando nisso, criamos um texto que tem como o principal objetivo elucidar as principais questões sobre a timidez na escola e mostrar como os pais podem participar desse processo, ajudando os filhos a superarem os obstáculos trazidos por esse traço e melhorando o relacionamento entre as partes. Vamos lá? Boa leitura!
O que é, afinal, a timidez?
Vista por muitos como um problema, a timidez nada mais é do que um traço de personalidade que confere características únicas àqueles que o possuem. Em outras palavras, podemos comparar uma pessoa tímida aoutra extrovertida, carismática, sensível ou impaciente.Todos os traços, quando analisados friamente, podem ser benéficos ou maléficos aos seus portadores. Tudo isso dependerá de uma série de fatores, como o ambiente em que a pessoa está inserida e o trabalho feito com aquele traço em particular, estimulando-o positivamente.Pessoas tímidas são, no geral, indivíduos muito observadores e atentos, características extremamente vantajosas e que são procuradas por muitos empregadores atualmente. Além disso, têm uma sensibilidade mais aguçada e são mais empáticos com os problemas do próximo.
Quando devemos nos preocupar com a timidez em nossos filhos?
Apesar de poder ser um traço responsável por muitas vantagens e diferenciais, a timidez, quando pouco trabalhada, pode conferir características negativas às crianças tímidas. Nesses casos, é necessário intervir e buscar alternativas para lidar com a questão da melhor maneira possível.Mas afinalquando é que precisamos nos preocupar com a timidez de nossas crianças e adolescentes? A resposta é bem simples: quando essa característica passa a atrapalhar no desempenho do indivíduo em diversas áreas da vida, como o âmbito social e acadêmico.Os sintomas e sinais de uma timidez prejudicial incluem:
- falta de vontade de ir à escola;
- dificuldade extrema de falar em público;
- problemas para fazer novas amizades;
- isolamento;
- dores de barriga;
- dores de cabeça;
- queda no desempenho escolar.
Tanto os pais quanto os professores devem estar sempre atentos a esses sinaispara que a questão possa ser resolvida o quanto antes, sem trazer prejuízos para a vida escolar e social da criança. Outro ponto importante é lembrar que a personalidade do jovem sempre deve ser respeitada nesse contexto.Além disso, devemos salientar que nem sempre esses sinais indicam problemas com a timidez. No ambiente escolar, eles podem ser indicativos de bullying ou outras questões. Por isso, avaliar cada caso individualmente é muito importante.
Quais são as melhores maneiras de lidar com a timidez na escola?
Agora que já sabemos o que é a timidez e conhecemos os sinais que podem estar relacionados a uma interferência negativa dessa característica no dia a dia dos jovens em idade escolar, que tal conhecermos também maneiras de trazer mais qualidade de vida a essas crianças e lidar melhor com essa situação? Veja algumas dicas a seguir:
Não force a barra
Um dos piores erros cometidos ao lidar com crianças e adolescentes tímidos é forçar a barra, ou seja, colocá-los em situações extremas com as quais eles não conseguem lidar.O equilíbrio é fundamental e deixar os tímidos caminharem no próprio ritmo é mais que necessário. O ideal é incentivar novas situações, mas sempre deixando claro que a decisão final cabe a eles e que o seu tempo será respeitado.
Invista sempre em reforços positivos
A maioria das pessoas tímidas tem uma autoestima prejudicada e não acreditam em seu próprio potencial. Por isso, fortalecer essas características é uma maneira de torná-los mais confiantes e seguros, mesmo convivendo com a timidez. Pouco a pouco, isso traz frutos positivos e faz com que a pessoa conviva melhor com esse traço.Por isso, a participação dos pais é muito importante. Sempre que possível, elogie o seu filho e exalte os seus pontos fortes. Fazer com que ele acredite em si mesmo é uma das melhores maneiras de ensiná-lo a lidar com a timidez e impedir que essa característica se torne problemática em seu dia a dia.
Considere matriculá-lo em atividades artísticas
A arte é uma forma de expressão completamente singular e muitas vezes não-verbal. Por meio dela, os tímidos conseguem se expressar e se comunicar com o mundo de uma maneira completamente única. Portanto, aulas de desenho, música ou dança são ótimas maneiras de integrar as pessoas tímidas.Além disso, por incrível que pareça, as aulas de teatro também são extremamente benéficas. Outra vantagem desse tipo de atividade é a sociabilização com outras pessoas, muitas delas também tímidas, que compreendem bem a situação e podem criar um belo grupo de apoio e amizade.
Dialogue com o colégio de seu filho
Outra ótima maneira de lidar bem com a timidez de seu filho é conversar frequentemente com a escola em que ele está matriculado. A união entre pais e educadores é fundamental para assegurar a estabilidade psicológica da criança, pensando em alternativas viáveis para garantir a sua integração no ambiente sem prejudicar o seu emocional.Por isso, compareça sempre às reuniões, sejam elas gerais ou individuais, e comunique-se com a direção e os professores de seu filho. Fale sobre as preferências do jovem e conversem sobre as melhores abordagens para a questão, sempre respeitando a personalidade da criança e focando em uma educação humanizada.Como podemos observar, a timidez na escola não deve ser vista como um problema a ser resolvido e sim como um traço de personalidade que pode ser muito benéfico, desde que bem trabalhado. Por isso, o respeito e a paciência são fundamentais para estimular a resposta das crianças e adolescentes tímidos, fazendo com que eles se integrem de maneira completa.Gostaria de saber ainda mais sobre como os pais são cruciais no processo de educação de seus filhos? Confira dicas importantes sobre a participação e o acompanhamento escolar das crianças e adolescentes!