Hoje,mais do que nunca, estamos utilizando os recursos tecnológicos a nosso favor. Abusca de conhecimento e o uso das fontes disponíveis, com critério eresponsabilidade, nos auxiliarão nos estudos e nos contatos virtuais, por issopodemos aprimorar nossas pesquisas lançando mão de fontes confiáveis paracompartilhar informações e conhecimento.
Cabeao Colégio Arnaldo o imprescindível zelo pela segurança e pelo sigilo dosusuários da plataforma que foi disponibilizada aos alunos da nossa rede deensino, para assegurar a continuidade ao processo de aprendizagem nesta fase de isolamento social.
Asaulas não podem ser gravadas, muito menos compartilhadas, em hipótese alguma, emoutras plataformas, o que, sem dúvida, coloca em risco a imagem das pessoasenvolvidas. Assim, nossos colaboradoresestão nas salas de aula virtuais atentos aos alunos cadastrados e participantes– seus familiares –, para que não ocorra a entrada de pessoas desconhecidas,razão pela qual os códigos de acesso foram enviados diretamente para o e-maildos responsáveis.
Essaatitude garante a segurança e a privacidade dos nossos alunos e professores,que, assim, têm resguardado seu direito de imagem. O uso dessa ferramenta comresponsabilidade e ética nos proporcionará benefícios no processo de ensino /aprendizagemdentro e fora do âmbito escolar. Sabemos que o ato de educar é contínuo; dessaforma, cabe a todos nós o dever de conscientizar nossos alunos / filhos sobreos riscos da quebra de segurança na rede, especialmente neste momento, em que oúnico meio de comunicação entre nós tem sido a internet.
Ressalte-se que o bem maior é a possibilidade de estarmos "perto", mesmo que "longe", e que podemos criar uma verdadeira rede do bem, com segurança para todos.
Texto da Psicóloga Escolar Andréa Cattony, Orientadora Educacional do Ens. Fundamental anos finais e Ensino Médio do Colégio Arnaldo.