Você, que tem filhos adolescentes, sabe que eles dormem mais tarde que as outras pessoas da casa e, normalmente, têm dificuldade para sair da cama cedo — pelo menos a maioria deles tem os horários alterados. Isso acontece por alguns motivos, como o atraso do relógio biológico, que modificao sono na adolescência.Uma noite mal dormida ou que não cumpra as horas de sono necessárias para que o corpo do adolescentese desenvolva de forma saudável pode trazer prejuízos no rendimento diário. A disposição para as tarefas escolares é menor e até a interação com colegas e familiares pode ser afetada.Entenda, neste post, o que interfere no sono na adolescência e quais os possíveis impactos no dia a dia dos jovens!
Por que os adolescentes sentem tanto sono?
Temos a impressão de que os adolescentes sentem mais sono que o normal, porque vemos que eles tendem a acordar tarde e passam o dia sonolentos. Claro que isso tem relação direta com o horário em que vão dormir, visto que muitos deles adormecem só de madrugada.O que nem todos sabem é que os adolescentes não retardam seu horário de dormir apenas porque ficam entretidos com jogos, filmes, séries e redes sociais. Acontece que eles, biologicamente, demoram mais a sentir sono.Sabe por que isso ocorre? A explicação está nas alterações hormonais da adolescência. O hormônio melatonina, responsável por preparar o corpo para o sono, passa a ter seu pico de concentração mais tarde, alterando o ciclo circadiano, isto é, atrasando o relógio biológico.A utilização excessiva de eletrônicos, especialmente perto da hora de dormir, também desfavorece o sono na adolescência, pois aumenta o estímulo cerebral e prorroga o período de vigília.Vale deixar claro que, como ainda estão em fase de desenvolvimento, o corpo e o cérebro dos adolescentes precisam de aproximadamente 8 a 10 horas de sono por noite.
Qual a importância do sono na adolescência?
O sono na adolescência é fundamental para o crescimento ósseo e muscular, para o fortalecimento imunológico e para o amadurecimento cognitivo. Também é benéfico para a saúde mental e para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.O hábito de noites mal dormidas pode trazer prejuízos em várias esferas da vida do adolescente, incluindo:
- alterações na cognição, como déficit de atenção e concentração;
- baixo desempenho escolar;
- sonolência excessiva durante o dia;
- fadiga crônica;
- nutrição inadequada, já que também afeta os horários das refeições;
- sintomas de depressão, como irritabilidade, apatia e desânimo;
- ansiedade;
- problemas interpessoais, por se tratar também de uma fase de intensa socialização.
Como os adolescentes podem melhorar sua rotina de sono?
É importante que os pais fiquem de olho na rotina de sono dos filhos e saibam identificar se está insuficiente ou em excesso, afetando de algum modo a produtividade deles durante o dia. Caso você note problemas — ou mesmo para evitá-los —, converse e dê algumas dicas que podem ajudar a dormir mais cedo, como:
- evitar o uso de celular antes de dormir;
- ler um livro;
- criar um horário de rotina para dormir e acordar;
- não tirar cochilos de mais de 20 minutos durante o dia;
- fazer exercícios físicos.
Melhorar o sono na adolescência traz benefícios à saúde física e mental, favorecendo um desenvolvimento saudável. Além disso, os bons hábitos criados ainda nessa faseserão levados para a vida de adulto, repercutindo positivamente de várias formas.Essas informações foram úteis? Curta nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos atualizados!