Seus filhos estão sempre com um smartphone ou tablet em mãos? Passam boa parte do dia olhando para esses aparelhos? É importante conhecer quais são os malefícios das telas para crianças e de que forma isso pode impactar sua saúde e qualidade de vida.
Conhecer essas informações ajuda a dimensionar a importância de estabelecer limites por parte dos pais, para evitar o uso excessivos desses dispositivos. Confira a seguir os 4 principais problemas que podem surgir disso e tire suas dúvidas.
1. Privação de sono
Seu filho está com problemas para dormir? Tem sofrido com insônia ou não consegue dormir no horário adequado? Isso pode ser um dos malefícios do uso de telas. Mas como essa influência acontece?
A luz emitida pelas telas estimula a glândula pineal, que entende isso como um sinal de que é dia e, portanto, não pode liberar a melatonina — o hormônio do sono. Com isso, a criança pode ter mais dificuldade para dormir.
Por isso, é fundamental evitar o uso de telas para crianças pelo menos uma hora antes do seu horário habitual de deitar.
2. Problemas de visão
Sabia que há uma correlação entre o uso excessivo de telas e o desenvolvimento de miopia? Pois é, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CFO), temos uma explosão nos casos entre pessoas com 0 a 19 anos, justamente pela relação com as telas no dia a dia. E isso piorou, segundo o órgão, a partir de 2020, com um aumento de 70%.
Além disso, a exposição de longo prazo também pode causar outros danos à visão, como síndrome do olho seco, irritação, coceira, sensação de corpo estranho nos olhos, entre outros.
3. Problemas de postura
Outros malefícios das telas para crianças são os problemas de postura. Esse ponto merece atenção, principalmente porque elas estão em formação óssea, e isso pode causar deformidades no longo prazo.
Além disso, como ficam muito tempo sentadas expostas à tela, as dores na coluna são potencializadas. Afinal, isso faz com que a musculatura enfraqueça e não consiga sustentar o corpo como deveria.
4. Ansiedade
Um dos problemas mais graves relacionados a telas e que podem causar impactos em toda a vida do pequeno é o despontar da ansiedade, que traz um grande adoecimento entre crianças e jovens.
Inclusive, já há um nome para esse fenômeno: no-mobile. Trata-se de uma condição na qual a pessoa desenvolve crises de ansiedade quando está longe do seu dispositivo eletrônico. E, para crianças, que ainda estão aprendendo sobre regulação emocional, os impactos podem ser altos. Outro ponto importante são os estímulos constantes que a exposição a telas pode ocasionar.
Por isso, é muito importante que os pais controlem tanto o tempo de uso de telas quanto os conteúdos que os filhos estão visualizando. Seja para cuidar da saúde mental deles, seja para manter os demais cuidados que listamos ao longo deste artigo.
Por mais que o mundo seja tecnológico e o uso de telas seja inevitável, é possível reduzir danos e proporcionar um uso seguro. Com isso, os pais devem agir para minimizar os malefícios das telas para crianças.
Quer ver mais conteúdos importantes que ajudarão na educação e na formação dos seus pequenos? Siga o perfil do Colégio Academia no Facebook e no Instagram e acompanhe nossos posts em seu feed!