Na última segunda-feira (07), aconteceu no teatro do Colégio Academia a posse dos Representantes de Turma eleitos para o ano de 2025. O evento marcou o encerramento de um processo que envolveu participação dos estudantes e destacou o papel dos representantes como mediadores entre os interesses dos alunos e a escola.
Neste ano, o projeto teve como tema “Educação, Ecologia Integral e Consciência Social” e o lema “Fortalecer a responsabilidade social em vistas da sustentabilidade”. Segundo a orientadora educacional Ana Paula Pontes, “ser representante de turma é um grande exercício de cidadania, pois permite aos estudantes vivenciarem um modelo eleitoral muito próximo da realidade nacional”. Essa experiência estimula os alunos a desenvolverem propostas coerentes, exercitando o pensamento crítico e o compromisso coletivo.
O processo se iniciou no dia 12 de março, com o envio das chapas pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE). No dia seguinte, foram realizadas as fotos para as urnas, seguido pelos debates em sala no dia 19, mediados pelos professores. Esses debates tinham como objetivo criar um espaço para que os eleitores esclarecessem dúvidas e questionassem os candidatos sobre suas propostas. A eleição ocorreu no dia 20 de março, e os eleitos assumiram oficialmente suas funções durante a cerimônia da última segunda-feira.
“O projeto Representante de Turma é muito importante porque aproxima os estudantes de um modelo eleitoral estruturado, permitindo que eles aprendam a atuar como agentes transformadores”, afirmou o analista de Tecnologia da Informação Giaccomo Sabino, que contribuiu tecnicamente para a realização do evento.
Para Vinícius Cardoso, estudante do Ensino Médio e um dos eleitos, se tornar representante de turma é uma responsabilidade e uma oportunidade de fazer diferença na relação estudante-escola. “Quero representar minha turma com compromisso e dialogar para que possamos construir juntos um ambiente ainda melhor”.
A posse marca o início de um ano repleto de novos compromissos para os eleitos, reafirmando a importância do diálogo e da participação em prol dos interesses estudantis. O Colégio Academia segue comprometido em apoiar iniciativas que promovam a cidadania e reforcem a responsabilidade social entre seus estudantes.