Como diz o senso comum, tudo na vida depende de determinação e planejamento. Esse é o maior motivo para se começar uma orientação profissional na escola, mas não é o único. A verdade é que poucos são os que têm a chance de planejar uma carreira com calma.Embora pareça precipitado falar sobre profissão com as crianças, a verdade é que quanto mais cedo esse planejamento vier, menores serão os estresses no temido momento de escolher um curso superior e realizar as provas do Enem.Neste conteúdo você confere tudo sobre o assunto. Vamos explicar o que é orientação profissional, por que ela é importante, suas diferenças com relação ao teste vocacional e como a escola pode ajudar nisso. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que é orientação profissional na escola?
O termo é quase autoexplicativo: quando falamos de orientação profissional, estamos nos referindo a um processo de aconselhamento a respeito das decisões profissionais de uma pessoa. Assim, a ideia é poder dividir as dúvidas e anseios relativos ao trabalho com alguém que é especialista no assunto.Inserir esse tema na vida escolar significa ajudar a criança a ir se conscientizando de que, mais cedo ou mais tarde, ela vai precisar se decidir por uma profissão. Quando o processo começa cedo, ele causa menos ansiedade e é mais efetivo.Por exemplo, ao longo da infância e adolescência já é possível perceber certas inclinações e talentos nos indivíduos. Isso fornece boas pistas de atividades que seu filho pode ter mais facilidade em executar, mostrando um caminho na escolha profissional.
Como ela se diferencia do teste vocacional?
O teste vocacional é uma metodologia para encontrar a vocação de uma pessoa, ou seja, as áreas do conhecimento com as quais ela se identifica. Ele verifica as aptidões, mas também interesses naturais, talentos e qualidades como memória, raciocínio e nível de percepção.A orientação profissional é mais ampla e completa. Inclusive, ela pode incluir um teste vocacional, mas não se limita a ele.Trata-se de um processo em que as inclinações do estudante para determinadas profissões são percebidas e, com base nessas percepções, uma estratégia é traçada — por exemplo, matriculando-o em atividades extracurriculares —, algo que não acontece no teste vocacional.
Qual é a importância da orientação profissional?
Como dissemos no início deste texto, há uma série de motivos para recorrer a esse tipo de planejamento o mais cedo possível. Se for realizada corretamente, a orientação profissional pode ajudar em uma série de etapas relativas ao trabalho futuro.Abaixo, você confere algumas das várias vantagens de uma orientação profissional desde cedo na vida das crianças.
Melhor escolha de carreira
Claro, a ideia desse processo é que, no final do caminho, a escolha de uma carreira pareça natural. Nada de estresses relacionados a qual rumo seguir ou que curso escolher. Também costumam ser menos comuns as desistências ou trocas de cursos de graduação. Ou seja, planejar dessa forma é, antes de mais nada, ganhar tempo e dinheiro, evitando dores de cabeça.
Definição de propósitos
Para que seja possível avaliar uma carreira de sucesso, a primeira coisa a se fazer é definir metas. Afinal, sem saber primeiro onde quer chegar, ninguém consegue dizer de verdade se está realizando seus sonhos, concorda?Esse processo é realizado pelo próprio aluno, sendo facilitado por um profissional. É ele quem, por meio de um autoexame de suas necessidades, define os rumos que quer para sua vida no trabalho.
Desenvolvimento de competências e habilidades
Por mais que a gente se sinta apaixonado por uma profissão, isso não significa que estamos aptos a desempenhá-la. A vantagem de começar a pensar nesses assuntos cedo é justamente essa: ter tempo para se preparar e desenvolver as competências e habilidades necessárias. Tudo sem estresse, de uma forma mais efetiva e divertida, sem prejudicar a saúde mental infantil.
Incentivo ao autoconhecimento
No fundo, a orientação profissional é m processo de o aluno conhecer a si próprio. Desde cedo, ele é encorajado a perceber seu valor, suas qualidades e, da mesma maneira, compreender que tem limitações. Nessa etapa, até as dificuldades de aprendizado podem ser diagnosticadas.Ou seja, acaba sendo um grande incentivo ao amadurecimento, uma vez que é isso que o autoconhecimento traz: uma avaliação mais apurada de quem somos como pessoas. Não é possível viver e trabalhar plenamente sem isso.
Apresentação de diferentes oportunidades
Com o tempo, os alunos percebem que ninguém "nasceu" para fazer alguma coisa. Nossas aptidões nos colocam várias opções profissionais para decidir, e nos cabe compreender, dentre nossas preferências, quais desejamos seguir.Isso enriquece o aprendizado infantil e trabalha a autoestima da criança ou adolescente, que se sente útil e admirado por aquilo que é e sabe fazer. Ou seja, os benefícios psicológicos desse tipo de aconselhamento são muitos!
Sensação de segurança
Lidar com a insegurança na hora de escolher uma profissão é muito angustiante. Como um todo, o processo de orientação profissional visa minimizar a ansiedade da escolha. Há casos em que o adolescente já definiu uma profissão anos antes de se formar.De modo geral, quanto mais tempo temos para tomar uma decisão, melhor vamos escolher. E o trabalho a ser desempenhado durante a vida inteira não é algo que deve ser definido da noite para o dia.
Qual é o papel da escola na orientação vocacional?
A escola é um espaço de crescimento pessoal, intelectual e também profissional. Não podemos incorrer no erro de educar apenas para o mercado de trabalho, mas ignorar que há vagas a serem preenchidas pelos profissionais no futuro também não é saudável.A escola deve sim oferecer orientação profissional, e o ideal é que você tenha isso como um dos critérios de escolha da instituição onde o seu filho ou filha vai estudar. Assim, ele se prepara para os anos profissionais quase sem perceber: com calma e tranquilidade, tudo acontecendo no seu tempo.Gostou do que viu no conteúdo de hoje? Ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar conhecimentos, experiências e outras informações sobre o assunto? Então não vá embora sem antes deixar o seu comentário!