Imagine um jovem do Ensino Médio no processo de tomar as decisões acerca do seu futuro como cidadão e como profissional? Para ele, esse não é um processo fácil e pode gerar uma certa angústia. É por isso que o Projeto de Vida foi inserido no novo ensino médio, já que a nova BNCC preza pelo aprendizado tradicional, mas também valoriza a vida do estudante, suas particularidades e sua estrutura socioemocional.O período do Ensino Médio é para os alunos uma fase de transformação, eles passam por mudanças físicas, cognitivas, emocionais e começam a perceber que todos temos um papel na sociedade. E nós, pais, que estamos lidando com esse contexto, desejamos que eles tenham um ensino de qualidade que preze por uma formação humanizada e integral do ser humano. É com esse propósito que o Projeto de Vida se apresenta.Quer conhecer mais sobre o Projeto de Vida? Continue a leitura e veja o que é Projeto de Vida, sua relevância no contexto de ensino, quais são os seus pilares e de que forma ele auxilia os estudantes! Boa leitura!
O que é o Projeto de Vida?
Quando nós temos um grande objetivo em nossa vida, é comum pedirmos o auxílio de outros profissionais para nos orientar no planejamento — principalmente quando a área é diferente da nossa e não temos conhecimento completo sobre o que queremos. Por exemplo, se você pretende fazer uma construção, provavelmente procurará por um arquiteto ou engenheiro para fazer o projeto. Dessa forma, você poderá fazer um orçamento, estipular quanto gastará e colocar o seu plano em prática com mais segurança.Assim funciona em diversas áreas de nossa vida, a organização é fundamental para nos sentirmos seguros e também para conhecermos as diversas possibilidades que temos, mas sem nos perder diante de tanta informação. É nesse sentido que o projeto de vida auxiliará o adolescente a tomar as melhores decisões para o seu futuro, tendo o seu planejamento como uma bússola, indicando qual rumo seguir.Nesse contexto, é importante mencionar que o Projeto de Vida está relacionado com o que queremos para nós mesmos e para o mundo que nos rodeia, ou seja, estaremos pensando no eu do presente e no eu do futuro, algo próximo do ensino personalizado. É um trabalho de autoconhecimento que buscamos refletir sobre os nossos pontos fortes e fracos, para ressaltar aquilo que é bom e buscar melhorar as nossas falhas. Por essa razão, o projeto de vida vai além da escolha de carreira, ele é algo que abrange o nosso lugar no mundo e as nossas ações.
O que diz a BNCC sobre o Projeto de Vida?
A Base Comum Curricular afirma que
“idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. É o momento em que são percebidas as tantas formas e jeitos de ser.”
Para a BNCC a escola é a grande protagonista em muitas das escolhas dos alunos, afinal o ambiente educacional é espaço de acesso ao conhecimento que deve promover a ampliação do universo cultural e a ascensão social e profissional. É nesse contexto que o Projeto de Vida precisa trabalhar com dimensões diferentes — conhecidas também como pilares —, de forma que ele seja completo, veja quais são:
- dimensão pessoal: tem como objetivo fazer o aluno pensar sobre si mesmo, seus limites e suas capacidades, visando trabalhar o autoconhecimento, a identidade e a autoestima;
- dimensão profissional: essa dimensão busca investir universo profissional, no mercado de trabalho e nas habilidades e competências que fazem parte século XXI, ou seja, os alunos receberão informações confiáveis sobre futuro profissional e o que precisam aprender para ingressar no mercado de trabalho;
- dimensão social: a escola forma cidadãos, ou seja, o aluno precisa pensar na sua relação com o entorno, na vida em sociedade e em seus direitos e deveres. Assim, essa dimensão visa prepará-lo para os diferentes desafios que pode encontrar em seu caminho.
É dessa forma que o projeto de vida visa educar o ser em sua integralidade, unindo aspectos que formam um estudante apto para a sociedade e para si mesmo.
Quais são os seus principais pontos?
O Projeto de Vida deve ser oferecido tanto nas escolas públicas quanto nas escolas particulares, no entanto, cada instituição terá a liberdade de decidir como colocará essa ação em prática. Muitas escolas já criaram uma disciplina com o nome do projeto e escolheram professores que são mais próximos dos alunos para ministrá-la.O objetivo dessas aulas é mostrar para o aluno a importância da escola e, por consequência, ele ficará mais motivado e, provavelmente, não desistirá dos estudos. Além disso, será possível investir no protagonismo do jovem, afinal, geralmente ele tem muitas ideias, quer ser ouvido, mas não recebe espaço para isso. Com um bom trabalho, ele se sentirá acolhido e perceberá qual a relação da escola para os seus planos futuros.Em algumas instituições que funcionam em tempo integral, esse projeto já está em andamento. A ideia é alterar o currículo de 800 horas para 1000 horas anuais, com uma organização curricular mais flexível a partir dos Itinerários Formativos, visando aproximar a escola da realidade dos estudantes.Em todo esse contexto, o papel da escola é criar espaços e momentos para estabelecer diálogos com os estudantes, buscando orientá-los em suas escolhas, para que elas ocorram de maneira responsável e consciente.
De que forma o Projeto de Vida ajuda?
No século XXI, percebemos que precisamos investir em uma educação integral para os nossos educandos. Isso ocorre, pois quando eles vão para a vida em sociedade, é necessário apresentar boas habilidades, inteligência emocional, hábitos saudáveis, profissionalismo e responsabilidade consigo e com o próximo.Até então, as escolas formavam os seus educandos nas disciplinas tradicionais, eles pensavam a matemática, aprimoraram seus conhecimentos acerca de nossa língua, estudavam a história, refletiam sobre os pensamentos filosóficos que nos antecederam, aprendiam sobre a vida, sobre a ciência, entre outros.Porém, agora, com o Projeto de Vida eles são chamados a pensarem sobre si mesmos. Esse será um momento proveitoso, de aprendizado que orientará boas escolhas por toda a vida do ser humano que está em formação.Gostou do nosso conteúdo? Então, continue nos acompanhando nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!