Artigo

Por que é importante e como estimular o diálogo com os filhos?

Construída por meio da linguagem, a relação entre adultos e jovens nem sempre é fácil, uma vez que envolve pontos de vista distintos e questões geracionais. No entanto, o diálogo com os filhos é a principal ferramenta para aproximar a família e ensinar normas sociais importantes para a formação humana dos pequenos.Pensando nisso, o texto a seguir explica por que manter essa conversação aberta em casa e como estimular o diálogo com os filhos, contando histórias pessoais, desenvolvendo uma comunicação positiva (ainda que impositiva, em alguns momentos), atentando para o tom de voz e tentando se colocar no lugar do “outro”.Ficou curioso sobre o tema? Comece agora mesmo a leitura do post e tire as suas dúvidas!

Por que manter o diálogo com os filhos?

A noção de diálogo teria surgido na Antiguidade, significando no grego antigo, a situação que envolve a palavra entre indivíduos. Por isso, a ideia é que a conversação envolva duas ou mais partes que desenvolvem pontos de vista distintos com uma tentativa de compreensão recíproca.Em casa, o diálogo é uma das melhores maneiras para construir uma relação familiar sólida e, principalmente, saudável entre os jovens e os adultos. Durante uma conversação, as pessoas devem se tratar com tom de voz respeitável, mas também trocar informações pessoais para se aproximar, mantendo sempre o respeito à outra figura.

Que motivos tornam o diálogo importante para a família?

Muitas vezes, os pais reclamam de filhos birrentos, que parecem inflexíveis diante de situações diversas. Na verdade, a falta de compreensão entre o adulto e o jovem pode levar ao distanciamento dos dois. Por isso, o diálogo é uma ferramenta importante no dia a dia familiar. Quer saber por que motivos essa ação, intermediada pela palavra, é importante?

Estreitar os laços com os filhos

Não há dúvidas: o diálogo é uma das principais formas de estreitar o relacionamento entre pais e filhos, uma vez que estabelece pontos divergentes, mas deve tender ao consenso e à compreensão mútua. Nesse processo, vale a pena defender uma posição e, também, tentar entender o que faz o “outro” apontar para uma perspectiva diferente.Assim, os filhos conseguem a aproximação dos pais e vice-versa, mantendo a família unida por meio de uma técnica aberta de conversação. Igualmente, estreitar os laços com os pequenos é uma forma de fazê-los respeitar a autoridade paterna, sem precisar distanciá-los de você.

Conquistar o respeito e a confiança mútuos

O último ponto está associado a este: o diálogo ajuda a construir o respeito e a confiança familiar. Na relação entre pais e filhos, é preciso estabelecer algum nível de hierarquia, como forma de aprendizagem sobre o mundo e as regras sociais, seja em casa, seja no colégio.Dessa forma, estabelecer a confiança com os jovens é um desafio e tanto para os adultos, que também não podem abusar desse poder e se afastar dos pequenos.

Que dicas valiosas ajudam a manter diálogo aberto com os filhos?

Até aqui, você entendeu como o diálogo é a base da relação familiar, construindo laços, respeito e confiança mútua. No entanto, a questão que fica é como estabelecer uma conversação aberta com os filhos, sem perder o grau de autoridade necessário para ensinar normas e valores morais a eles?

Contar as próprias experiências para os filhos

Ainda que muitos pais não gostem de falar sobre histórias pessoais com os filhos, abrir o jogo e contar algumas experiências subjetivas ajudam a estabelecer um diálogo aberto com os jovens.Assim, você consegue construir a sua imagem de autoridade, mostrando-lhe que já passou por determinadas situações e que sabe qual é a melhor postura a se adotar diante de um problema, por exemplo. Dessa forma, você desfaz uma postura arbitrária e consegue mostrar seu lado mais humano para os filhos.

Ajude os filhos a contar histórias pessoais

O diálogo é uma via de mão dupla, na qual os pais devem contar histórias pessoais e, também, ajudar os filhos a desenvolver a própria narrativa. É nesse momento que os pequenos conseguem se expressar e quebrar o gelo imposto pela autoridade paterna.Você deve deixar, então, os jovens confortáveis para falar sobre diversos temas, ainda que sejam vistos em um primeiro momento como tabus. Dessa forma, você ganha o respeito deles e consegue desenvolver mais empatia diante de possíveis problemas enfrentados pelos seus filhos.

Desenvolver uma comunicação positiva

Não tem saída, cabe mesmo aos pais impor limites, delegar tarefas e cobrar determinadas regras dos filhos, mas você pode fazer isso de forma positiva. Ainda que a situação seja grave, mostre porque seus filhos estão errados e, principalmente, como poderiam consertar o mal-entendido.Da mesma forma, é importante cobrá-los de alguma maneira pelo erro, mantendo, claro, uma postura serena e apontando para um futuro melhor, em que os jovens terão outras oportunidades para acertar.

Tente se colocar no lugar dos filhos

A empatia é uma das bases para conquistar o diálogo aberto com os filhos, já que essa qualidade envolve não apenas o componente afetivo, como a razão e a compreensão sobre o lugar do “outro”.Muitas vezes, os jovens têm que lidar com inúmeros problemas pela primeira vez, o que pode gerar neles a sensação de confusão. Cabe aos pais, nesse momento, ter compreensão sobre os estados emocionais dos filhos para se aproximar deles, mantendo a escuta ativa.

Atente para o tom e o volume da voz

A forma como se fala é muito importante na construção de um diálogo mais aberto com os filhos. Por isso, é importante prestar atenção à tonalidade e ao volume da sua voz, que podem repelir ou aproximar você dos pequenos.Evite, portanto, gritar com os jovens, ainda que a conversação esteja acalorada. Dar o exemplo para eles é a melhor forma para cobrar essa serenidade dos filhos na próxima conversa.Neste post, você entendeu como é importante desenvolver um diálogo com os filhos, os aproximando de você e, também, os ensinando normas sociais. Para se sair bem nesse desafio, você deve ter cuidado com o tom de voz na conversação, contar histórias pessoas e tentar desenvolver comunicação positiva com os jovens.O tema foi útil para você? Então, continue aprendendo sobre educação. Curta no Facebook a página do Colégio Arnaldo, com unidades em Funcionários e Anchieta, em Belo Horizonte, e receba materiais para melhorar a formação educacional dos pequenos!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.