A tecnologia tem promovido diferentes maneiras de impulsionar o processo de ensino e aprendizagem. A educação digital, por exemplo, é uma transformação importante no contexto acadêmico, educacional, organizacional e para o desenvolvimento pessoal dos alunos.Esse novo formato envolve uma série de habilidades e conhecimentos que contribuem para um maior estímulo e motivação dos estudantes. Diante da alta conectividade e da relevância das ferramentas, é fundamental que a escola capacite seu corpo docente e oriente os discentes de modo que possam apresentar os melhores desempenhos em suas atividades.Ficou curioso para entender melhor sobre esse assunto? Então continue a leitura do artigo e entenda por que a educação digital tem sido tão importante na formação dos alunos nos últimos anos. Vamos lá?
O que é educação digital e como ela funciona na prática?
Cada vez mais o mundo tem sido modificado por conta do uso de ferramentas tecnológicas em uma série de setores e âmbitos da vida social. Dentre os campos que vêm sendo transformados está o da educação. Uma escola, quando bem equipada com os recursos digitais, por exemplo, garante aos professores a possibilidade de criar estratégias de ensino e fortalecer o processo de absorção do conhecimento.No passado, as aulas ocorriam majoritariamente por meio de quadro-negro e da explicação dos educadores em sala. No entanto, a educação digital traz consigo técnicas mais ousadas, mediadas pelo auxílio de instrumentos pedagógicos inovadores e significativos para os alunos.O novo formato é possível por meio da adoção e implementação de ferramentas digitais, como a inteligência artificial e a gamificação, no contexto educativo. O processo de ensino e aprendizagem, dessa maneira, é intensificado e exerce maior motivação sobre os alunos, as famílias e os educadores.Com os recursos em sala de aula, é possível desenvolver e estimular habilidades e competências importantes para o desempenho escolar. Leitura, coordenação motora e o raciocínio lógico são aspectos que podem ser aperfeiçoados a partir da ajuda da tecnologia. Além de que, por terem uma linguagem lúdica, as ferramentas ainda são capazes de captar muito mais a atenção de crianças e jovens, independentemente do nível de escolaridade.
Como a educação digital surgiu?
Ainda não é possível estruturar um marco inicial sobre a educação digital, visto que esse processo ainda está em andamento. O que se sabe é que ele sempre caminhou lado a lado com a digitalização da comunicação, do comportamento e da informação.Contudo, é possível dizer que a educação digital começou a se disseminar com mais força a partir dos anos 2000. Esse foi um momento considerado efervescente para as abordagens e soluções digitais na educação, devido à polarização do acesso à internet banda larga no Brasil e em diversos locais do mundo.Nesse momento, a internet tornou-se mais veloz e não havia a necessidade de ocupar o sinal do telefone para se conectar à web. Nas instituições de ensino, os docentes também conseguiram perceber algumas mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque sites de consultas começaram a ser substituídos por pesquisas em alguns livros da biblioteca. O que ajudou muitos estudantes a realizarem trabalhos em casa.Com o passar dos anos, os canais digitais também foram passando por transformações. Hoje, é possível contar com diversas plataformas online, como canais no YouTube, aplicativos, redes sociais e blogs. Todos servem de ferramentas para o ensino.A classe e os professores ainda podem contar com softwares que ajudam a otimizar a comunicação em tempo real, seja por meio de imagem, texto ou áudio entre pessoas que estão distantes. Dessa forma, é possível eliminar a necessidade de estar junto de alguém para conseguir transmitir determinado conhecimento.
Qual a importância da tecnologia no desenvolvimento da aprendizagem?
A tecnologia já representa uma tendência bastante relevante, sobretudo no atual contexto de isolamento social. Os recursos digitais contribuem para a melhora do desenvolvimento da aprendizagem, principalmente devido à mudança no perfil e características dos alunos da recente geração.Por serem considerados nativos digitais, os atuais estudantes têm grande facilidade e são estimulados com as ferramentas tecnológicas. Gerando maior interesse e interatividade, a conectividade pode, ainda, auxiliar a criação de metodologias que estimulam e engajam os discentes, sobretudo no período de aulas remotas.E não são apenas os estudantes que se beneficiam da tecnologia. Os professores também aproveitam a alta conectividade para incentivar a busca por novos conhecimentos, formulando atividades adaptáveis, flexíveis e que auxiliam diretamente a criação de novos valores nos alunos.Quando bem utilizada, portanto, a tecnologia torna o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e próximo da realidade de crianças e jovens. Dessa maneira, é possível sanar dificuldades e entender precisamente as demandas escolares, aprimorando a qualidade da educação.
Quais tecnologias facilitam o aprendizado?
Existem diferentes tipos de tecnologias que facilitam o aprendizado na educação digital. A seguir, apresentamos as principais. Confira!
Gamificação
Esse neologismo faz referência aos games e jogos eletrônicos de videogame e computador. Nesse sentido, são utilizados alguns mecanismos e linguagens típicas dos jogos para conseguir criar um ensino mais lúdico e interativo. Assim, os estudantes têm mais motivação e interesse no ensino, ampliando ainda mais os seus conhecimentos.
EAD
O ensino a distância (EAD) se disseminou ainda mais com a pandemia da Covid-19, visto que muitos estudantes precisaram realizar o estudo de forma remota, com aulas online pelo computador. Por meio da plataforma de estudos, a classe pode ter acesso a links de leitura, além de garantir uma maior interação com a turma por meio dos fóruns.
Robotização
Os robôs modernos têm um sistema de inteligência artificial capaz de tomar decisões sem precisar da interferência de uma pessoa. Assim, a educação digital pretende utilizar esse recurso para deixar a gestão de ensino mais eficiente. Um exemplo disso são os chatbots, que conseguem responder às dúvidas mais frequentes dos estudantes por meio da plataforma da unidade educacional ou pelas redes sociais da instituição.
Robótica e programação
Com a inclusão da robótica na educação digital os estudantes conseguem aprender a desenvolver robôs, com suas estruturas físicas e circuitos integrados. Já por meio da programação é possível aprender a escrever códigos de um sistema.
Quais as habilidades desenvolvidas na educação digital?
É um fato que a educação digital é utilizada a favor do bom desenvolvimento da aprendizagem. Independentemente do nível de escolaridade, a tecnologia passa a ser empregada com o intuito de aperfeiçoar e obter melhores desempenhos educativos.A seguir, veja quais são as principais vantagens que a transformação digital oferece para os estudantes no percurso de busca pelo conhecimento.
Torna o aprendizado mais dinâmico e atrativo
Ao ampliar as possibilidades, tanto para alunos quanto para professores, os recursos digitais permitem que as aulas sejam significativas e motivadoras, tornando o aprender muito mais dinâmico e atrativo. Quando novas formas de aprender e ensinar são inseridas na rotina, o interesse dos alunos cresce, gerando maior atenção.Por isso, o ideal é que as escolas ofereçam diferentes ferramentas tecnológicas, percebendo quais são capazes de melhorar o processo de ensino. Além de contribuir para a diminuição da evasão escolar, esse passo é essencial para a personalização das metodologias e atividades pedagógicas.
Aumenta a autonomia e independência do aluno
A tecnologia pode aumentar a autonomia e independência do aluno, permitindo que ele seja o principal agente de sua aprendizagem. Quando os conteúdos são passados de forma atraente, a tendência é que os discentes busquem novas maneiras de resolver os problemas apresentados em sala de aula.Esse fator é extremamente vantajoso para os estudantes com grande dificuldade aos métodos mais tradicionais de ensino. Por meio de novas possibilidades e caminhos, portanto, o resultado é o aumento da produtividade e do bom desempenho escolar.
Facilita o acesso às informações e aos conteúdos
Existem diversos recursos digitais que facilitam o acesso às informações e aos conteúdos, promovendo a democratização da aprendizagem. Afinal, com os recursos digitais em mãos, os alunos podem superar a limitação de ter apenas a explicação dos professores e buscar, por si mesmos, novas ideias e conceitos, exercitando o pensamento crítico.Dessa forma, a prática pedagógica se amplia para fora do ambiente escolar, auxiliando na melhoria dos resultados.
Promove o desempenho individual e coletivo
Contando com o ambiente virtual de aprendizagem, os estudantes geram dados de desempenho aos professores, que podem entender quais são as maiores demandas e dificuldades escolares. Assim, o educador pode rever as suas práticas a fim de atender os alunos individualmente e o coletivo, representado pela turma.A análise dos dados oferece mais autonomia aos docentes, às famílias e aos educandos. Dessa forma, é possível traçar planos de ensino mais adequados e personalizados, direcionando o aprendizado de acordo com a realidade de cada aluno.Sem dúvidas, a educação digital traz engajamento e motivação. De modo a assegurar os benefícios do novo formato virtual, é fundamental buscar por escolas que invistam em tecnologia e na aplicabilidade de suas ferramentas. O ideal, portanto, é considerar soluções relevantes para a rotina de cada instituição e estudante, obtendo resultados positivos, significativos e duradouros.Gostou do conteúdo que elaboramos para você? Então aproveite e não deixe de compartilhar o artigo em suas redes sociais para que estas valiosas informações alcancem ainda mais pessoas! Seus amigos vão adorar!