O conceito de educar evoluiu bastante, e o aluno deixou de ser visto como um mero receptor de conhecimento: ele assumiu o protagonismo no processo e é considerado em sua integralidade. Nesse contexto, é preciso destacar os 4 pilares da Educação da UNESCO.
A Rede Verbita considera o aluno de forma integral e, em sua campanha de 2025 "Aprender com Atitude e Coração", enfatiza justamente a integração de todos esses pilares, visando sempre uma educação de qualidade, com uma abordagem holística e inovadora para o ensino.
Já ouviu falar sobre os pilares da educação da UNESCO? Aqui a gente mostra quais são esses eles e explica o objetivo de cada um. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Qual o papel da UNESCO na educação?
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) funciona como uma diretriz para que os países membros da ONU atinjam as metas da Educação para Todos.
Assim, a UNESCO trabalha em prol de uma educação de qualidade e no desenvolvimento humano e social. Para isso, desenvolve ações voltadas para que a educação seja vista com um aspecto estratégico para a economia dos países.
Como surgiram os pilares da educação?
Os pilares da educação são de autoria do professor francês Jacques Delors e foram publicados no “Educação: um tesouro a descobrir”, um relatório para a UNESCO.
Quais os 4 Pilares da Educação da UNESCO?
Os 4 Pilares da Educação da UNESCO propõem que a educação seja voltada para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos. Veja a seguir o que diz cada um deles!
1. Aprender a Conhecer
Esse pilar propõe que a educação deve incentivar a busca pelo conhecimento dos alunos, instigando sua curiosidade e promovendo a pesquisa ativa.
Logo, é preciso despertar o interesse pelo estudante em correr atrás das informações e se engajar nesse processo. Com isso, se desenvolve o senso crítico e a atenção.
2. Aprender a Fazer
É interessante que todo o conhecimento de livros e apostilas seja colocado em prática, por isso os alunos devem ser incentivados a pensar analiticamente, a resolver problemas e a fazer escolhas.
O objetivo é também desenvolver habilidades práticas, pensando não apenas no desenvolvimento profissional, mas também para várias situações da vida.
3. Aprender a Conviver
A ideia aqui é que aluno consiga conviver em sociedade, ou seja, cultive bons relacionamentos interpessoais, tenha empatia e tolerância e desenvolva a inteligência emocional. Nesse pilar, podemos pensar ainda na questão da cooperação e trabalho em grupo.
4. Aprender a Ser
O último pilar da Educação se volta para o desenvolvimento de habilidades subjetivas, como autonomia, autoconhecimento, criatividade e sensibilidade, considerando que cada um tem suas particularidades e talentos, ou seja, é preciso abandonar a ideia de um padrão a ser seguido.
Gostou de conhecer os 4 pilares da Educação da UNESCO? São diretrizes importantes para seguir, pois enxerga a educação como transformadora e inclusiva.
Quer conhecer mais sobre o trabalho da Rede Verbita? Visite nosso site e conheça nossas unidades!