Com milhares de opções, como escolher a carreira certa? Para quem está saindo do ensino médio e não tem uma ideia clara sobre o que fazer, o desafio parece quase impossível. Felizmente, não é. Fazer um teste vocacional é o que pode aumentar as chances de tomar uma boa decisão nesse momento tão importante.
O motivo é simples: o teste vocacional ajuda uma pessoa na etapa mais difícil para escolher a carreira, que é aprender sobre si. A tarefa de reconhecer os próprios interesses, valores, aptidões e habilidades é o primeiro filtro para separar as carreiras que mais combinam com uma pessoa daquelas que são totalmente inapropriadas.
Legal, não é? No decorrer deste post, explicamos mais detalhes sobre como funciona o teste vocacional, quando é o melhor momento de fazer um e os benefícios de fazê-lo. Vamos lá?
Afinal, o que é o teste vocacional?
O teste vocacional serva para indicar a "vocação" de alguém de acordo com as suas características pessoais. Ele funciona como uma espécie de questionário sobre os interesses e as aptidões de quem participa. Nele, você encontra perguntas como:
- em trabalhos em grupo, você é aquele(a) que...
- os seus amigos descreveriam você como uma pessoa..
- o emprego ideal para você é aquele que...
As respostas costumam ser de múltipla escolha. De acordo com as suas escolhas, o resultado aponta as indicações e tendências da pessoa para uma carreira profissional.
Embora o teste vocacional seja eficaz ao indicar os caminhos, é importante saber que a escolha final é da pessoa. Muitos estudantes esperam que o resultado seja uma resposta definitiva sobre qual curso superior escolher ou qual profissão seguir para a vida. Porém, não é tão simples assim.
Uma carreira brilhante depende de muitos fatores, como o esforço do estudante durante a sua formação de curso superior e as ofertas de emprego na área escolhida. O teste vocacional é um dos direcionamentos para ter maior clareza e tomar uma decisão com confiança.
Quando é o melhor momento de fazer um?
A indecisão e preocupação com o futuro são inerentes a todos os períodos da vida, mas é na adolescência que esses sentimentos costumam ficar ainda mais acentuados. Por essa razão, fazer o teste vocacional durante o ensino fundamental, ensino médio ou logo depois de cumprir os anos escolares pode ser de grande ajuda.
Por ser um momento de transição da infância para a vida adulta, o adolescente passa por mudanças físicas, cognitivas e afetivas. Nesse momento, exigir muito de si pode causar mais angústia do que ajudar. Se você é adolescente ou convive com um, saiba que ficar meio “perdido” é algo normal, então se tranquilize.
Para quem está buscando a futura profissão, é necessário entender que esse processo não acontece da noite para o dia. O importante é buscar informação e adquirir maturidade para se conhecer e tomar uma decisão naturalmente. Para os pais ou responsáveis, o apoio ao filho adolescente nesse momento é fundamental.
Escolher uma profissão é um processo contínuo, que pode levar anos e está sob a influência de várias motivações, que aparecem já durante a infância. Mesmo que não seja algo muito evidente, situações, pessoas e experiências de vida constroem as aptidões e preferências de cada um na busca por uma profissão.
O teste vocacional pode ajudar uma pessoa a despertar para as próprias aptidões, indicando quais são as carreiras que mais têm a ver com sua personalidade.
Por fim, vale ressaltar que essa ferramenta também é recomendada para quem já está no mercado de trabalho ou está passando por momentos de transformação na carreira profissional. O teste pode ser útil no desafio de fazer escolhas com maior responsabilidade e resgatar um olhar para o futuro.
Quais são os benefícios do teste vocacional?
Se você chegou até aqui, já sabe como funciona um teste vocacional e o melhor momento de fazer um, certo? Agora, reunimos os benefícios desse instrumento para o futuro de um profissional de sucesso.
Autoconhecimento
O teste vocacional pode ajudar os jovens a diminuir a influência de familiares ou amigos sobre seu próprio futuro. Isso não significa que a opinião deles não seja importante. Na verdade, é fundamental escutar o que eles têm a dizer, pois outras opiniões ajudam a construir uma decisão final consciente e bem pensada.
Porém, nem sempre é isso que acontece. A pressão de amigos e familiares acaba se sobressaindo sobre a opinião de quem vai tomar a decisão final, o que pode causar ainda mais angústia e indecisão.
Uma maneira de evitar que isso aconteça é conhecendo os próprios interesses e habilidades por meio de um teste vocacional. Assim, vai ficar mais fácil avaliar se a opinião de familiares e amigos estão compatíveis com o que você realmente deseja para o futuro.
Compreensão das expectativas profissionais
Você acabou de terminar o Ensino Médio, ou está nos anos finais da escola, e já precisa tomar uma decisão tão importante como qual profissão seguir. A pressão desse momento pode ser amenizada com a ajuda da família e de instrumentos de orientação profissional, como o teste vocacional.
É uma maneira interessante de manter a calma e construir expectativas mais realistas sobre o que fazer no futuro.
Capacidade de reflexão
A correria do dia a dia acaba tornando os momentos de reflexão cada vez mais escassos, quando, na verdade, pensar sobre quem somos e onde queremos chegar é algo que deve fazer parte da nossa rotina. O teste vocacional ajuda quem não reflete muito sobre seus desejos e precisa tirar seus sonhos do papel.
Chegamos ao final do post e esperamos que tenha gostado de conhecer os benefícios do teste vocacional. Ele não é o único caminho para escolher uma carreira, mas pode ser um excelente ponto de partida para quem precisa de ajuda ou ainda não pensou muito sobre o assunto.
Então, não perca tempo e faça agora o teste vocacional do Colégio Arnaldo para descobrir o seu maior talento!