A aprendizagem baseada em projetos é uma abordagem pedagógica que visa promover diferentes técnicas para a resolução de problemas acadêmicos. Ela foge do convencional e vale muito a pena implementar na rotina de estudos.
Pode ser utilizada em diferentes disciplinas e o foco está na melhora do desempenho. Os colégios que têm uma didática dinâmica certamente conseguem oferecer esse tipo de ensino.
Você conhece a aprendizagem baseada em projetos e como ela funciona na prática? Neste post, vamos te mostrar com detalhes como você pode ajudar o seu filho a ter uma excelente base educacional.
O que é aprendizagem baseada em projetos?
Essa metodologia envolve a participação ativa na construção do seu próprio conhecimento. Desse modo, os professores incentivam a pesquisar, analisar, sintetizar e aplicar conceitos e habilidades em contextos reais e relevantes.
Os projetos são estruturados para envolver os alunos em um processo de investigação, planejamento e execução de tarefas complexas e desafiadoras. Dessa forma, é viável aprender de forma autônoma, colaborativa e desenvolvendo competências.
Esses projetos podem ser individuais ou em grupo e, geralmente, incluem uma apresentação final para a turma ou para um público mais amplo. São também aplicáveis em qualquer nível de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior, e têm sido cada vez mais adotados por educadores.
Pretende-se melhorar a qualidade da educação e aumentar o engajamento dos estudantes, porque requer o uso de múltiplas habilidades e competências!
Como ela funciona?
As etapas mais comuns incluem a identificação da questão, a pesquisa e a seleção das informações relevantes, a análise e interpretação dos dados e a elaboração de soluções. Depois dessa fase surge a criação do projeto e, finalmente, chega a hora de apresentar as conclusões e resultados. Durante todo o processo, há o incentivo para trabalhar de forma contributiva, buscando soluções criativas e eficazes para a situação proposta.
Em relação ao projeto, cabe ressaltar que é feito geralmente em forma de uma apresentação oral ou um produto final, como um vídeo, um relatório ou um protótipo. Pode ser apresentado para a turma, para outros professores ou mesmo para uma plateia externa, como pais e comunidade local.
A exposição final é uma oportunidade para os discentes demonstrarem o que aprenderam e como utilizaram sua inteligência. Eles são incentivados a avaliar o desempenho, identificando pontos positivos e negativos e fazendo ajustes para melhorar em futuros projetos.
Como é aplicada na prática nas escolas?
Existem diversas maneiras de aplicar a aprendizagem baseada em projetos em sala de aula. A seguir, confira alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos:
- científicos: pode haver a investigação de um fenômeno natural, como a poluição do ar, e a proposição de soluções para reduzir seus efeitos negativos na saúde humana e no meio ambiente;
- históricos: o incentivo da pesquisa e da apresentação de um evento histórico relevante, como a Revolução Francesa, em uma apresentação teatral ou um videodocumentário;
- projeto de matemática: possibilidade de criar um aplicativo ou um jogo que ajude a ensinar conceitos matemáticos, como frações ou geometria;
- projeto de língua estrangeira: a criação de um blog ou de um canal em vídeo, em que fale sobre a cultura de um país em que se fale a língua estudada é uma ótima solução;
- artístico: uma exposição de arte utilizando técnicas diversas como pintura, escultura e desenho, que representem temas importantes para a comunidade escolar;
- projeto de empreendedorismo: possibilidade de criar um plano de negócios para uma empresa que atue em um mercado específico, considerando aspectos como o público-alvo, o produto ou serviço oferecido e a estratégia de marketing.
Essas oficinas são muito interessantes porque estimulam o talento natural de cada pessoa. E, com o passar o tempo, cada um consegue identificar com mais facilidade qual caminho profissional seguir. É um investimento no futuro do seu filho que vai se perpetuar por toda vida dele.
Por que devo procurar uma escola que tenha a política de aprendizagem por projetos?
Uma escola que adota o ensino baseado em projetos tem como diferencial o fato de proporcionar uma instrução mais significativa e engajadora. Isso ocorre porque as propostas oportunizam a aplicação do conhecimento teórico na prática, o que aumenta a sua motivação e interesse em aprender.
Além disso, a aprendizagem baseada em projetos incentiva a colaboração e a troca de ideias. Por isso, desenvolve habilidades importantes para a vida em sociedade, como o trabalho em equipe e a comunicação.
Outro diferencial é que são geralmente interdisciplinares, ou seja, envolvem diversas áreas. Isso permite que os alunos compreendam como diferentes contextos e matérias se relacionam e se complementam na resolução de problemas complexos. Desse modo, eles conseguem desenvolver uma visão mais ampla e integrada do mundo.
Uma instituição de ensino que leciona com base em projetos também tem como diferencial o papel do professor. Nesse sentido, ele deixa de ser o transmissor da informação e passa a ser um facilitador do aprendizado. Ou seja, sempre está incentivando e ajudando a construir uma visão crítica e reflexiva do mundo.
É uma metodologia inovadora que tem como diferencial proporcionar a fixação do conteúdo de maneira mais significativa e interdisciplinar. A intenção é desenvolver competências importantes para a vida adulta e preparar cada estudante para enfrentar os desafios do mundo atual.
As metodologias ativas têm se mostrado muito mais eficazes do que os métodos tradicionais de ensino. É a maneira mais adequada de fixar as matérias e tornar a experiência de adquirir instrução mais dinâmica.
Ao contrário dos modelos tradicionais, o aluno constrói seu próprio conhecimento, por meio da reflexão, pesquisa e experimentação com seus pares. Logo, se você se preocupa com o engajamento acadêmico do seu filho, fique atento quanto a esse assunto.
Busque colégios que proporcionem uma educação de qualidade e boa preparação de vestibular, de acordo com a aprendizagem baseada em projetos! Contrate instituições comprometidas com o desempenho a curto e a longo prazo e tenha uma segurança maior quanto à instrução do acadêmico.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a aprendizagem baseada em projetos? Sem dúvidas, a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras contribui muito para a formação das pessoas. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades e atividades que acontecem por aqui. Esperamos por você!