Para que a educação seja realmente eficiente e atenda às necessidades de nossos alunos, é fundamental que ela passe por transformações. Por isso, nada mais natural do que, com o passar do tempo, novas modalidades de ensino e maneiras de organizar o aprendizado surjam no Brasil e no mundo.
Uma das grandes novidades no País é o Novo Ensino Médio. Essa é uma estrutura de ensino que já faz parte do processo de adaptação das escolas e que em breve (até 2022) fará parte do dia a dia de estudantes das redes pública e particular de ensino.
Não sabe o que é o Novo Ensino Médio? Não se preocupe: você veio ao lugar certo! A partir de agora, tiraremos as principais dúvidas sobre esse tema e mostraremos como essa nova modalidade funcionará na prática. Vamos lá? Boa leitura!
O que é o Novo Ensino Médio?
É uma nova diretriz do Ministério da Educação (MEC) para o ensino nos últimos anos escolares. Essa modificação foi feita a partir da Lei nº 13.415/2017.
Por que ele foi idealizado?
A idealização do Novo Ensino Médio se deu graças à demanda de uma maior preparação dos estudantes para o vestibular e, claro, para o mercado de trabalho.
A partir dessa nova estratégia, as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) são mais facilmente atendidas pela escola. Essa sigla corresponde a uma série de regulamentações do ensino que visa padronizá-lo a nível nacional levando em consideração as competências e as habilidades cobradas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Quais são os seus objetivos?
Os principais objetivos do Novo Ensino Médio são:
- obedecer às normas da BNCC;
- trazer um ensino mais direcionado para os estudantes;
- iniciar a qualificação profissional desde a escola;
- otimizar as chances de os alunos ingressarem em cursos do ensino superior;
- trabalhar as competências que serão mais “úteis” para o dia a dia profissional dos estudantes no futuro;
- promover uma educação mais padronizada.
Quais são as vantagens de sua implementação?
Algumas das vantagens dessa implementação são:
- possibilidade da padronização do ensino;
- melhor aproveitamento do potencial do estudante;
- otimização do desempenho escolar;
- preparação com foco em áreas que serão mais cobradas no vestibular e na faculdade;
- mais tempo de ensino;
- qualificação precoce do aluno;
- chance de trabalhar pontos fracos e fortes, equilibrando o conhecimento e diminuindo a defasagem em certas áreas.
Como as diretrizes se aplicam?
Agora, veremos como essa metodologia se aplica na prática!
Carga horária
Uma das principais propostas do Novo Ensino Médio é atuar na alteração da carga horária do estudante.
A ideia é aumentar o tempo mínimo de permanência do aluno na escola de 800 para 1000 horas anuais. Tudo isso para abraçar as mudanças curriculares e aproximar a instituição educacional do dia a dia do estudante.
Assim, o estudante terá suas aulas normais e uma carga horária extra para trabalhar as disciplinas e conteúdos de seu interesse formativo.
Disciplinas
As disciplinas do Ensino Médio continuarão as mesmas, ou seja:
- Português;
- Literatura;
- Inglês;
- História;
- Geografia;
- Filosofia;
- Sociologia;
- Artes;
- Biologia;
- Química;
- Física;
- Matemática.
As disciplinas de Matemática e Português serão obrigatórias em todos os anos, enquanto matérias como Filosofia, Sociologia e Arte estarão presentes em apenas alguns períodos ou de acordo com as escolhas curriculares dos estudantes.
Além disso, as aulas de Educação Física permanecem no currículo. O que muda são os itinerários formativos e a adesão de outras atividades no dia a dia escolar, como falaremos a seguir.
Itinerários formativos
É o nome dado aos conjuntos de disciplinas que formam um “grupo” e que podem ser estudados com mais foco pelo estudante:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
O aluno poderá escolher duas áreas de preferência para aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio. Assim, terá mais aulas dessas matérias e atividades que promoverão o conhecimento nas áreas escolhidas.
Além disso, o Novo Ensino Médio conta com a Formação Técnica e Profissional (FTP) como itinerário formativo.
Ensino técnico
O ensino técnico é também uma possibilidade para o Novo Ensino Médio. O aluno pode optar por esse tipo de qualificação como um de seus itinerários formativos, saindo da escola já com um diploma e podendo ingressar no mercado de trabalho.
Metodologia
A metodologia do ensino dos itinerários formativos é mais focada no aprendizado maker. Sendo assim, os alunos terão aulas extras em modalidade tradicional, mas também poderão aprender a partir de estratégias modernas de educação.
Aqui, cabe à escola escolher como será feito o cumprimento das cargas horárias dos itinerários formativos. Dessa forma, é interessante que os pais escolham instituições que já têm um comprometimento com a inclusão digital, com a multidisciplinaridade e com a promoção de novas metodologias no ensino.
Turnos
O tempo de permanência do estudante na escola também muda com o Novo Ensino Médio. Fica a cargo das instituições definir como a carga horária extra será distribuída e, por isso, o ensino não será necessariamente integral.
Apesar disso, boa parte das instituições optará por esse tipo de turno, sendo um dos mais eficazes para abraçar toda a demanda de disciplinas e de desenvolvimento dos itinerários formativos.
Como escolher a melhor escola para o Novo Ensino Médio?
A escolha de uma boa escola para que o(a) seu(sua) filho(a) possa cursar o ensino médio nos novos moldes é um grande desafio.
O ideal é optar por uma instituição que traga:
- currículo atualizado;
- profissionais competentes;
- valores bem determinados;
- infraestrutura adequada;
- preocupação com a humanização do ensino;
- foco na qualificação do estudante para o vestibular e para a vida.
Aqui, no Colégio Academia, você encontra tudo isso e muito mais! Fique à vontade para conferir nossos diferenciais em nosso site e, claro, entrar em contato para tirar eventuais dúvidas e conhecer mais sobre o nosso trabalho!
Como podemos ver, o Novo Ensino Médio surgiu com o objetivo de otimizar a capacitação de nossos estudantes, preparando-os não apenas para o vestibular, mas também para o dia a dia de suas futuras carreiras. Sendo assim, comece a discutir o tema com seus filhos o quanto antes para ajudá-los nessa escolha!
Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com o Colégio Academia! Estamos sempre à disposição para responder aos seus questionamentos e, claro, atender a toda a sua família da melhor forma possível.