Artigo

Quais as causas da nota baixa na escola e como ajudar seu filho a melhorar?

Quem nunca tirou uma nota baixa na escola, não é mesmo? Esse problema pode estar presente na vida de qualquer estudante e em qualquer fase, seja durante a escola ou na faculdade. No entanto, notas baixas frequentes são um sinal de alerta de que algo não está bem.

Se o(a) seu(sua) filho(a) está passando por isso no momento, é hora de entender o que está acontecendo e de lidar com a situação. Afinal, isso pode se tornar um problema caso não seja abordado quanto antes.

Continue a leitura para descobrir algumas das causas mais comuns da queda das notas das crianças e dos adolescentes, além de conhecer dicas importantes para lidar com essa situação. Vamos lá!

Quais são as principais causas da nota baixa na escola?

Veremos, a seguir, alguns motivos que podem estar relacionados à queda do desempenho escolar dos estudantes. Confira!

Problemas psicológicos

Questões como ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos podem atrapalhar (e muito!) a qualidade do desempenho de crianças e adolescentes na escola. Muitas vezes, esse é o único ou o principal sintoma de qualquer alteração. Fique de olho!

Questões na escola

Problemas na escola, como o bullying, também tendem a ser demonstrados por meio de uma queda no desempenho e nas notas em geral. Assim, é outro ponto que deve ser avaliado na busca por uma causa para o problema.

Conflitos familiares

O que se passa em nossa família, sem dúvidas, é levado para a escola, o trabalho e outras áreas da nossa vida. Se o(a) estudante está passando por problemas em casa, é muito provável que isso se reflita em seu boletim.

Dificuldade de compreensão

Às vezes não há nada de mais acontecendo, apenas uma dificuldade de compreensão. Esse é um problema que pode ser resolvido com reforços e aulas extras, mas que não pode ser negligenciado para que não vire uma “bola de neve”.

Falta de rotina de estudos

Em outros casos, o aluno até entende o conteúdo, mas não o estuda nem o coloca em prática fora da sala de aula. Com isso, acaba esquecendo o que viu em classe e vai mal nas provas. Uma forma de resolver isso é com a implementação de uma rotina de estudos pautada na resolução de exercícios e revisões.

Vida pouco saudável

Dormir pouco, ter uma alimentação pouco saudável, não praticar atividades físicas e passar muito tempo em frente às telas também pode contribuir para uma redução considerável no desempenho escolar e, consequentemente, nas notas.

Questões físicas

Por fim, outra causa possível para a nota baixa na escola é a presença de algum problema de saúde. Deficiências ou carências vitamínicas, por exemplo, podem fazer com que seja difícil memorizar, manter a concentração e reter informações no cérebro. Por isso, um check-up pode ser bem-vindo.

Como ajudar os nossos filhos a terem um melhor desempenho escolar?

Veja, agora, o que você pode fazer para reverter essa situação e como ajudar a criança ou o adolescente!

Demonstre empatia

O primeiro passo é, sem dúvidas, demonstrar empatia com a situação. Como mencionado no começo da nossa conversa, quem nunca tirou uma nota baixa na escola? Isso é algo normal e que vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Além disso, uma sequência de notas não tão boas indica que algo está errado. Por isso, esse não é o momento de julgar ou assustar a criança ou o adolescente, mas sim de acolher e demonstrar o seu apoio.

Abra o diálogo

A melhor forma de trazer o(a) jovem para perto de você e fazer com que ele se abra é o diálogo. Seja acolhedor(a) e inclusivo(a), mostrando que tudo está bem e que, juntos, vocês vão superar esse desafio.

Além disso, tenha bastante paciência. Dependendo do problema, pode ser que ele(a) demore a se abrir ou sequer chegue a fazer isso, precisando falar com outras pessoas sobre a situação. E está tudo bem!

Ofereça suporte

Caso seja necessário, seja por falta de abertura ou por conta do que foi relatado durante as conversas, pode ser interessante buscar apoio psicológico para a criança ou o adolescente. As sessões de terapia são um espaço seguro para lidar com sentimentos e trabalhar com eles.

Além disso, pode ser interessante levá-lo(a) para um check-up de saúde. Afinal, como vimos, algumas causas físicas podem gerar a queda nas notas, e nunca é demais dar uma olhada em como andam as taxas sanguíneas e outros detalhes.

Organize a rotina

Outra forma de ajudar é organizar a rotina da família. Muitas vezes, as notas ficam ruins por conta da falta de horário para estudar de forma eficiente, ou até mesmo por conta de muitas atribuições ao longo do dia.

O tempo de estudar diariamente é sagrado e deve ser respeitado! Então, dê uma ajustada no dia a dia da criança ou adolescente e contribua, também, para a implementação de um belo cronograma de estudos.

Converse com toda a família

Não basta só ter o tempo disponível para estudar, é preciso caprichar na facilitação desse processo. Ou seja, nada de muito barulho ou interrupções frequentes no horário de estudos.

Por isso, converse com toda a família para que vocês cheguem a um consenso e esse período seja devidamente respeitado por todos. Isso é fundamental para evitar distrações e ajudar a criança ou o adolescente a manter o foco.

Dialogue com a escola

Por fim, mas não menos importante, você pode (e deve!) focar no diálogo com a escola. Manter uma conversa frequente vai ajudar não só na identificação de eventuais problemas, mas também na busca por soluções que realmente funcionam.

Converse com os professores e busquem, juntos, meios de fazer com que as notas dos seus filhos voltem a crescer e se tornem um exemplo para toda a classe. Com paciência e carinho, isso é possível!

Agora que você já sabe como lidar com a nota baixa na escola dos seus filhos, não perca tempo: sente com ele para uma conversa franca e, se necessário, ofereça o suporte para que essa situação possa ser superada.

Você conhece alguma outra dica que não foi mencionada ao longo do texto? Então, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários abaixo. Ficaremos felizes em bater um papo sobre esse assunto!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.