Artigo

Não perca 6 dicas de alfabetização infantil para os pais

A alfabetização infantil é um momento de conquistas para o aluno, para o professor e para os pais. É importante destacarmos que esse não é um processo que acontece somente na escola, os pais podem e devem auxiliar o desempenho de seus filhos em casa a partir de ações que estimulem a leitura e desenvolva a curiosidade.No entanto, é importante reconhecer que não é papel dos pais impor uma leitura ou alguma forma de trabalho que torne o processo de alfabetização algo desconfortável, mas sim intensificar o contato dos pequenos com as letras, frases, números e incentivar o conhecimento.Quer saber como auxiliar o seu filho na alfabetização infantil? Então veja nossas dicas e confira como ajudar nesse processo junto com a escola! Boa leitura!

Como funciona a alfabetização infantil?

A alfabetização infantil acontece de forma gradual, a partir do aprendizado das letras, das sílabas, palavras e frases. Nesse processo o aluno aprenderá a codificar, decodificar e compreender o que foi lido.A primeira infância, até os seis anos de idade, é um momento fundamental para o desenvolvimento do aluno, mas isso não significa que devemos sobrecarregar os nossos filhos com tarefas, pelo contrário, devemos deixar que outras habilidades sejam apreendidas para que o processo de escrita ocorra de uma forma mais tranquila.Por exemplo, uma criança de três anos não precisa necessariamente saber pegar em um lápis, antes disso, ela precisa desenvolver a motricidade fina nas mãozinhas, para isso brincar de massinha é uma ótima opção.Também devemos aproveitar a primeira infância para deixar nossos filhos brincarem e desenvolver a imaginação que é algo tão forte neles. Portanto, o processo de alfabetização é longo e envolve várias habilidades que vão além do ato de pegar um lápis e escrever e é justamente nesse contexto que os pais têm uma função especial.

Como auxiliar na alfabetização infantil?

Veja abaixo como ajudar seu filho nesse processo tornando-o protagonista do próprio aprendizado!

1. Realize pequenos desafios

Crianças adoram ser desafiadas e a partir de situações cotidianas é possível levar até elas essa curiosidade. Se vocês estão passeando no shopping, por exemplo, desafie a criança a ler o número nas etiquetas dos brinquedos ou nas placas da praça de alimentação.Outra opção é: se você tem uma lousa em casa ou mesmo uma cartolina, vá desenhando os números para que a criança adivinhe quais são. Faça isso tudo de forma bem divertida e lúdica. Corrija de forma natural, sem enfatizar o erro, mas sim apresentando a opção mais adequada.No fim, parabenize a criança pelo esforço e diga que foi muito divertido brincar. Assim, você conseguirá trazer leveza para o aprendizado, demonstrando que reconhecer letras, sílabas, palavras ou números é algo fantástico.

2. Incentive a leitura

Incentivar a leitura também precisa ser uma tarefa interessante e muito prazerosa. Para isso, crie momentos de leitura na família, uma boa hora é antes de dormir: todos se reúnem para contar histórias e ler algo interessante que encontraram ou vivenciaram no dia.É possível também fazer um revezamento entre os responsáveis, cada dia um lerá uma história para a criança e também deixará que ela desenvolva a imaginação e crie as suas histórias. A leitura começa com a criação a partir da leitura de imagens e depois vai para as palavras, por isso, a aproximação das crianças com os livros desde cedo é tão importante.

3. Faça brincadeiras com o alfabeto

Aprender o alfabeto pode ser uma aventura super divertida para a criança e, mesmo que ela ainda não saiba escrever, pode aprender a reconhecer as letras. Uma dica é: pagar palitos de picolés e brincar de formar as letras. Você pode fazer uma oficina de preparação e pintar os palitinhos de cores diferentes.Outra opção é: brincar de encontrar letras na rua. Você pode dizer “vamos encontrar a letra P” ou qualquer letra e deixar com que a criança procure até encontrá-la. Além disso, você pode desenhar as letras do alfabeto em uma cartolina, depois entregar algumas massinhas para que a criança cubra as letras seguindo os formatos das letras. Assim, você trabalhará dois pontos importantes de uma vez: a habilidade motora nas mãos com os movimentos finos e a percepção das letrinhas.

4. Conte histórias

As crianças amam todas as interações que envolvem histórias criativas e imaginação. Então, sempre que puder, faça um momento para contar histórias, lendas e causos. Assim, além de estimular a imaginação, você vai inser a crianças no universo das histórias regionais e ela perceberá que mesmo o mundo dos adultos é cheio de criatividade e aventuras.

5. Estimule a escrita

Para estimular a escrita é importante seguir por fases: primeiro a criança chegará com tarefas de casa sobre as letrinhas, depois sobre as sílabas, em seguida sobre as palavrinhas e depois sobre as frases. É importante estimulá-la a continuar suas atividades e, para isso, deixe esse processo menos cansativo e mais interessante.Você pode pedir, por exemplo, que ela deixe um bilhete para o irmão ou para o outro responsável. A partir disso, você pode ir passando algumas tarefinhas, como fazer uma pequena lista de compras e outras atividades que seriam responsabilidade de um adulto. Lembre-se apenas de respeitar o tempo da criança e trazer leveza para as tarefas.

6. Seja um exemplo

Uma das formas mais positivas que temos de influenciar os nossos filhos a fazer algo bom é por meio do exemplo. Sendo assim, leia mais livros, isso inclui evitar leitores digitais, pois caso esteja lendo em aparelhos, a criança não saberá o que você está fazendo e, provavelmente, para ela você vai estar assistindo vídeos. Use lápis e caneta para escrever alguns recados e tarefas que você costumava escrever apenas no celular.Os pais têm um papel muito importante durante a alfabetização infantil. Na escola, os professores farão o possível, mas o estímulo e o exemplo virão de casa. A criança precisa sentir que ao aprender a reconhecer as letrinhas, um mundo novo se abrirá e ela terá acesso a muitas coisas que até então estavam desconhecidas.Gostou do nosso conteúdo? Deixe um comentário no post e compartilhe conosco e os demais leitores a sua experiência!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.