Falar sobre o autoconhecimento infantil ainda é uma novidade para muitas pessoas. Depois de muitos estudos em educação, atualmente se compreende a importância de estimular nas crianças as habilidades socioemocionais. Elas são fundamentais para o desenvolvimento saudável.Nesse sentido, o autoconhecimento envolve a capacidade de compreender e lidar com as próprias emoções para estabelecer uma relação melhor consigo mesmo e com o mundo. Assim, é importante que exista um esforço coletivo entre a escola e a família para que isso seja desenvolvido nas crianças.Neste post vamos falar sobre o que é o autoconhecimento infantil, qual a sua importância para o bom desenvolvimento e como os adultos podem ajudar as crianças. Vamos lá?
O que é o autoconhecimento infantil?
Como vimos, o autoconhecimento é a habilidade de compreender sobre si mesmo e as próprias emoções e também se reflete nas relações com as outras pessoas. Isso envolve a consciência das próprias capacidades, dos limites e o seu papel no mundo.Dessa maneira, a criança que tem um bom autoconhecimento consegue lidar melhor com as suas frustrações e alegrias, compreende as próprias emoções e pode amadurecer os seus sentimentos. É um aprendizado levado para a vida adulta, que reflete na autoconfiança, na empatia e na construção de relações saudáveis.Contudo, as crianças não conseguem fazer isso sozinhas. Portanto, é necessário que as pessoas com quem elas convivem contribuam para favorecer o autoconhecimento infantil e o bom desenvolvimento emocional.
Qual a sua importância para o desenvolvimento das crianças?
Quando o autoconhecimento infantil é estimulado, os jovens conseguem criar bons relacionamentos, pois compreendem o impacto das suas ações no outro. Da mesma forma, podem compreender melhor quando as ideias e ações dos outros são diferentes das suas.Assim, o autoconhecimento infantil faz com que se aprenda desde cedo a importância de cuidar de si e dos outros. Além disso, traz a consciência do próprio papel no mundo e da relevância das suas ações. É preciso considerar que a personalidade começa a se formar ainda na infância, o que traz a necessidade de um suporte emocional por parte dos seus responsáveis.
Como estimular o autoconhecimento infantil?
Já deu para perceber como é importante estimular o autoconhecimento nas crianças. Para isso, existem muitas ações que podem ser feitas pela família e pela escola, que trazem benefícios significativos para os pequenos. Confira algumas dicas para isso.
Estimular as crianças a fazerem questionamentos
As crianças são naturalmente questionadoras e querem saber sempre sobre tudo o que acontece. Isso pode ser usado a favor da inteligência emocional e do autoconhecimento. Mostre a ela a importância de refletir sobre as coisas que sente, ajude-a a compreender o nome dos sentimentos e por que eles acontecem.Além disso, as questões sobre a família, o seu nascimento e a sua história precisam ser respondidas e incentivadas. Isso é muito importante para a construção da identidade e para a curiosidade.Da mesma maneira, as perguntas sobre o próprio corpo devem ser respondidas com naturalidade e sinceridade. Até a adolescência todas as pessoas vivem uma intensa descoberta do corpo. Nesse sentido, todas as orientações são relevantes para desenvolver o autoconhecimento e também para garantir a segurança e autoestima dos jovens.Dessa forma, a criança entende também que as outras pessoas têm a uma história, sentimentos e personalidade. Assim, desenvolve o respeito pela diversidade e constrói relações saudáveis com os colegas, educadores, familiares e amigos.
Desenvolver atividades que explorem novas experiências
Existem muitas atividades que podem ser bastante úteis para estimular o autoconhecimento nas crianças, de maneira lúdica e divertida, com a necessidade de pouco ou nenhum material.Uma sugestão é colocar em um papel várias situações que farão parte da rotina da criança nos próximos dias — como escola, passeio no parque, médico, brincar com amigos. Coloque também carinhas sem expressão e peça para que ela desenhe como se sente em relação a cada uma das atividades. Depois converse para entender o motivo das expressões desenhadas.Outra atividade muito interessante, tradicional e simples é a mímica. Por meio de brincadeiras assim a criança melhora a sua comunicação, além de ser uma boa maneira de aproximar os pais dos filhos e estabelecer uma conexão com os pequenos.
Contar histórias que falem sobre sentimentos
As histórias são grandes aliadas na educação das crianças. Por meio delas se aprende a lidar com diversas situações, a partir das experiências dos personagens. Para conseguir um bom resultado, é interessante não apenas contar a história, mas também conversar sobre a mensagem aprendida, como a criança compreende os acontecimentos e quais são as opiniões a respeito.O contador de história precisa criar envolvimento e também permitir que a criança se expresse de forma livre sobre aquilo que ouviu. É fundamental não tentar influenciar as opiniões dos pequenos e manter o respeito pelas coisas que ele disser. Para aprofundar ainda mais, você pode pedir que a criança crie alguma coisa a partir do assunto, como um desenho, brinquedo ou música.
Conversar sobre as emoções
Além das atividades, o diálogo é sempre fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Se, por exemplo, ela chora porque não teve o que desejava, converse e explique que aquele sentimento é frustração, além de mostrar que nem sempre é possível ter o que queremos no momento. Estimule-a a falar sobre os sentimentos e ajude na compreensão dos nomes de cada emoção.Também é preciso educar por meio do exemplo. Não é novidade falar sobre isso, mas é sempre válido reforçar que a criança aprende principalmente pelo que observa nos adultos em suas relações e repete essas ações. Isso não significa que você não possa ter momentos de tristeza ou de raiva, mas é importante conseguir lidar bem com isso e mostrar que as emoções são naturais em todas as pessoas. É uma maneira também de evitar a agressividade.Como vimos, o autoconhecimento infantil faz toda a diferença para o seu bom desenvolvimento e garante adultos mais seguros e emocionalmente estáveis. Por isso, é preciso que a escola e a família se empenhem para que essa habilidade seja desenvolvida desde cedo.Além do autoconhecimento, você também pode conferir como desenvolver as habilidades socioemocionais em seus filhos.