Acreditar apenas naquilo que é ruim e ressaltar somente asdificuldades são duas atitudes que podem inflar o estado de pessimismo.
Temos que nos centrar no reconhecimento das potencialidadestípicas de cada situação que vivemos, para que possamos desenvolver asmultiplicidades de experiências como a fé, a solidariedade, a mudança deperspectiva e a valorização da vida.
Estamos em um tempo de novos aprendizados.
Siga uma rotina
Vale a pena seguir uma rotinaparecida com aquela a que você está acostumado em situações normais, ou seja,levantar-se cedo, alimentar-se bem e no horário adequado, manter – em casa – atividades físicas regulares... Tudo issocontribui para o fortalecimento do nosso equilíbrio emocional. Fique atento,também, para que as atividades não se acumulem. A disciplina diária com os afazeresnos ajudará na retomada de nossa rotina no retorno à vida normal, o que nostrará, sem dúvida, uma sensação de segurança em tempos de incerteza.
Defina um local de estudos e de trabalho
A escolha de um lugar tranquilo,seja para os estudos, seja para o trabalho, além de necessária, é importante para nos manter centrados emnossos objetivos.
Rotina das atividades escolares
Faça pequenas pausas, semelhantes às que teria na escola. Não se preocupe com notas ou aprovação, neste momento. O importante, agora, é manter o ritmo e nossa mente mais tranquila, com menos ansiedade.
Texto da Psicóloga Escolar Andréa Cattony, Orientadora Educacional do Ens. Fundamental anos finais e Ensino Médio do Colégio Arnaldo.