Artigo

Judô na escola: quais os benefícios da prática desse esporte para os filhos?

Para além da forma convencional de livros e salas de aula (que também são muito importantes), algumas instituições de ensino oferecem uma diversidade de atividades extracurriculares que não só melhoram a qualidade de vida da criança, mas também preparam-na para os contextos e situações da vida. A inserção do Judô na escola é um exemplo.Tendo que trabalhar em grupo, a criança aprende desde cedo a necessidade do respeito, da empatia e da cooperação. Assim, há um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social, além da conservação da boa saúde e melhorias em termos de disciplina.O Judô, além de tudo, auxilia na formação de seres humanos melhores, capazes de tomarem decisões, serem companheiros e, ao agirem, não terem a intenção de machucar, e sim de se defenderem de forma consciente e humana.Quer saber por que o Judô, ao fazer parte das atividades extracurriculares, pode atuar de forma benéfica na vida do(a) seu(sua) filho(a)?

Afinal, o que são as atividades extracurriculares?

Algumas instituições de ensino passaram a oferecer atividades extracurriculares porque entenderam que elas funcionam como complemento no processo de formação das crianças.Trata-se, portanto, de um ensino diferenciado e lúdico, com melhores chances de absorção de conhecimento e de desenvolvimento do corpo e da mente, atuando diretamente no processo de aprendizagem.Grande parte das atividades extracurriculares trabalha para formar cidadãos mais conscientes, enturmados e respeitosos. Dessa forma, tornam-se capazes de pensar, refletir, ser criativos e saber até onde podem ir para não prejudicar a si nem ao outro.Como escrito em matéria do jornal Estadão, em 3 de fevereiro de 2016:

“As atividades extracurriculares contribuem para que professores e pais conheçam melhor os alunos, visto que elas podem ajudar na identificação de vocações e características que influenciarão na escolha profissional e outras decisões ao longo da vida”.

Assim, o grande ganho com tais atividades é que a criança desenvolve habilidades e adquire conhecimentos no seu meio escolar para serem usados também em contextos diferentes, por exemplo, em sociedade.

Por que escolher o Judô?

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) fez uma declaração muito importante: o Judô é o esporte mais indicado no processo de formação de crianças a partir dos 4 anos.Mas afinal, por que isso acontece? Quais são os benefícios do Judô? Continue a leitura e confira algumas afirmações e informações que elucidarão essa questão.

O Judô é uma prática pacífica

O Judô é uma arte marcial de origem japonesa que, traduzido, quer dizer ‘caminho suave’. Portanto, não é uma prática violenta nem prejudicial.Pelo contrário, prioriza a atividade em grupo, a disciplina, o respeito, a educação, a empatia e a resiliência. Em outras palavras, por meio do Judô, há fortes chances de adquirir e praticar a compaixão, algo que tanto buscamos em sociedade.

O Judô trabalha a inteligência

O criador, Jigoro Kano, desenvolveu a prática para que ela fosse mais do que disciplinada, educativa e respeitosa: procurava um esporte com lógica e que pudesse ser usado também como um meio de melhorar o próprio corpo.O objetivo, de acordo com ele, não deveria ser derrubar o oponente, mas ter uma educação do próprio corpo. Por isso, é uma atividade que trabalha também a inteligência ao longo da sua prática.

Crianças que praticam o Judô aprendem melhor

Um trabalho realizado pela professora Adrieli Regina Benedicto, licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (SP), tinha o objetivo de comparar duas escolas: uma que oferecia a prática do Judô e outra que não. A intenção era analisar as possíveis diferenças, por meio de questionários, no comportamento dos alunos.Os resultados da pesquisa demonstraram que crianças ‘ociosas’, que não praticam nenhum tipo de esporte, no caso o Judô, são mais agitadas e ansiosas em sala de aula, pois não têm um bom poder de concentração, não conseguindo aguardar sua vez em qualquer atividade.Ainda, mostraram também que o Judô proporcionou, de forma visível às crianças, mais calma, disciplina e maior respeito às regras a elas impostas. Nesse caso, são crianças que trabalham corpo e mente, portadoras de um desempenho melhor do que as demais.Assim, em um período no qual as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades, torna-se clara a importância de mantê-las ativas, desenvolvendo atividades que estimulem seu lado psicomotor, como o condicionamento físico, o espírito de luta e uma atitude moral autêntica, como elencou o trabalho da professora citada acima.

Quais são as regras dessa arte marcial?

Algumas das regras do Judô são:

  • lutas que duram até 5 minutos;
  • o objetivo é fazer o ippon, um movimento que imobiliza o adversário no chão. Ele é válido após 20 segundos de imobilização;
  • golpes que atinjam a região do pescoço ou da coluna são proibidos;
  • há penalizações e eliminações caso esses golpes sejam desferidos no adversário.

Além disso, o Judô é dividido em graduações. Há os kiu, ou seja, lutadores iniciantes (que são subdivididos em faixas branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta e branca ou vermelha) e os dan, mestres (que também são divididos em cores de faixa).

Como o Judô é praticado?

É praticado em um tatame de alguns metros quadrados. Os oponentes combatem de pé e devem seguir às regras impostas. Há um juiz que observa todos os movimentos e aplica as penalidades ou punições, quando necessário.

Quais são os materiais necessários para a prática?

O único material necessário para a prática do Judô é a vestimenta, composta por:

  • calça (chamada de shitabaki);
  • casaco (chamado de wagi);
  • faixa (chamada de obi).

Quem pode praticar o Judô?

Qualquer pessoa pode praticar o judô. Por isso, crianças a partir de 4 anos já podem iniciar na prática. Não há uma idade mínima para começar.Além disso, meninos e meninas são super bem-vindos nessa atividade!

Quais benefícios a prática de Judô na escola pode trazer?

Inúmeras são as vantagens e podem perpassar por todos os âmbitos da vida do indivíduo, já que a prática do Judô interfere no caráter físico, psíquico e social. Como exemplo, temos: conhecimento do próprio corpo, elevação da autoestima e maiores chances de socialização.

Conhecer o próprio corpo

Quando falamos sobre autoconhecimento, pensamos logo na reflexão mental desse aspecto. No entanto, conhecer o próprio corpo também é algo essencial, tanto para o equilíbrio físico-mental quanto para a execução de diversas atividades ao longo da vida.Descobrir os limites do próprio corpo; conhecer e aprimorar novas habilidades, capacidades, movimentos; melhorar a coordenação, a noção de espaço, o domínio corporal, além de desenvolver e fortalecer a musculatura, auxiliarão o desenvolvimento da criança.

Estimular a autoconfiança e a autoestima

A vida adulta exige que sejamos seguros e confiantes para que possamos, assim, desfrutar das melhores oportunidades e atingir os nossos objetivos. No entanto, esse é um trabalho que começa ainda na infância, com o desenvolvimento progressivo dessas atividades.A partir do momento que a criança conhece seus limites e é estimulada a desenvolver outros novos, sua autoestima e autoconfiança aumentam, porque ela se sentirá livre e mais segura de si, podendo, até mesmo, arriscar-se em movimentos nunca feitos antes.

Diminuição da timidez

A timidez não é, por si só, um problema. Ela é, na verdade, um traço de personalidade que traz desafios e vantagens para aqueles que o possuem, assim como qualquer outro. Crianças tímidas e introspectivas são observadoras, inteligentes e sensíveis e esse é um detalhe que deve ser valorizado.No entanto, esse traço também traz alguns desafios, como a dificuldade para se relacionar com outras pessoas e a ansiedade excessiva. Sendo assim, o Judô é uma boa ferramenta para ajudar nessa questão, trabalhando a timidez de maneira vantajosa.

Promover a socialização

A prática do Judô preza muito pela coletividade, amizade, trabalho em grupo, disciplina e respeito. Portanto, é uma grande oportunidade de trazer melhorias aos relacionamentos.Contudo, os profissionais e responsáveis pelas crianças devem tomar cuidado para não gerar competição e prejudicar os laços construídos. A prática deve ser encarada como uma atividade lúdica e física, na qual todos devem participar sem se sentirem pressionados. Isso promoverá respeito ao próximo e ao diferente, já que cada um tem suas limitações e habilidades.

Auxiliar no processo de aprendizagem

O processo de aprendizagem é algo que envolve muitos fatores, como a atenção, a memorização, a assimilação, a disciplina e vários outros. Por isso, é fundamental trabalhá-los das mais diversas formas, a fim de garantir um aprendizado completo para os jovens.A prática do Judô pode aumentar a capacidade de memorização e de concentração do(a) seu(sua) filho(a). Por trabalhar em grupo, ele(a) reconhece e respeita quando é a vez do colega tirar alguma dúvida, por exemplo, contribuindo para a aula como um todo.

Cuidar da saúde física e mental

Mesmo sendo uma atividade lúdica, não deixa de ser também física. É essencial que as crianças tenham contato com algum esporte desde cedo, justamente, para evitar doenças graves no futuro, como a obesidade.A criança que começa a praticar exercícios desde cedo também libera a sua energia de maneira benéfica, reduzindo questões como o estresse e afastando (ou ajudando a atenuar) casos de depressão e ansiedade, além de outras questões psicológicas e emocionais, incluindo a falta de autocontrole.

Aprender a ter persistência

Alcançar a “faixa preta” é o objetivo mais desejado para os praticantes de Judô. Entretanto, até chegar lá, há muitos obstáculos e “nãos” pelo caminho. Além de aprender a lidar com rejeições e negativas, a criança entende que precisa persistir para conquistar.É muito importante que a criança saiba, desde cedo, que o “não” é necessário e faz parte da vida de todos. Assim, ela entende que só por meio da persistência, pelo trabalho em grupo e respeito, poderá alcançar o que deseja.

Por que escolher uma escola que ofereça essa atividade?

Já vimos um montão de benefícios do ensino do Judô, não é mesmo? Essa atividade é benéfica para o âmbito escolar, familiar e para todo o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.Então, nada mais natural do que buscar uma instituição de ensino que traga essa oportunidade (além de outras atividades extracurriculares, como a dança, o balé e afins) para o(a) seu(sua) filho(a), não é mesmo?Instituições de ensino, como o Colégio Academia, que se preocupam com a formação humana de seus alunos, incluíram a prática do Judô na escola. Assim, constantemente, eles são despertados a buscar coisas novas e incentivados a ser cada vez mais respeitosos com o outro e seguros de si.Gostou de conhecer mais sobre a importância do Judô na escola? Então, agora é hora de buscar uma instituição preocupada com essa questão para otimizar o aprendizado e o desenvolvimento cívico do(a) seu(sua) filho(a)!Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso artigo que fala sobre a importância do esporte para as crianças e descubra como eles ajudam no desenvolvimento infantil!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.