Artigo

Grande mudanças, novas conquistas

Em tempos de isolamento social, estamos revendo nossos conceitos sobre a tecnologia e as relações pela internet. Antes considerada um ambiente frio e isolado, a rede mundial de computadores está, agora, aproximando as pessoas. E o mais importante: estamos aprendendo a aprimorar o uso dela em nosso dia a dia.

Uma das frases de mãe mais famosas dessa geração talvez seja: “menino(a), saia desse computador e vá estudar”! Hoje em dia, ela precisa ser modificada e pode ser readaptada para: “filho(a), abra o seu computador e vá acompanhar suas aulas de hoje”. E isso aconteceu em um espaço de tempo muito curto. O ensino dormiu presencial e acordou virtual. Ou seja, muita coisa mudou.

Foi necessário replanejar tudo: conteúdo, espaço, estrutura para as aulas, conhecimentos novos sobre ferramentas digitais … tivemos que nos reinventar para juntos enfrentarmos esse novo desafio. Não está sendo fácil, mas é preciso reconhecer o quanto aprendemos, o quanto é desafiador sair da nossa zona de conforto e desbravar novos caminhos. Acredito que muitas dessas mudanças farão parte do nosso cotidiano, principalmente no que se refere a educação.

O uso dessas novas tecnologias nos faz refletir sobre nossas práticas pedagógicas. Estamos descobrindo como essas ferramentas podem ser ainda mais úteis do que usamos hoje, e podem facilitar e aprimorar o processo de ensino- aprendizagem. Portanto, o uso da tecnologia no ensino propicia, para alunos e professores, novas formas de ensinar e aprender, integrando valores e competências às atividades educacionais.

“A mente que se abre para uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original.” (Albert Einstein)

Texto da orientadora Núbia Coutinho, orientadora educacional do Ensino Fundamental - Anos Finais

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.