Fé. Palavra pequena, grande significado! Feliz quem entende a importância da dimensão espiritual para sua vida, mesmo inserido no turbilhão que, às vezes, reina no cotidiano. Há quem tende a se conectar com o Divino em todos os momentos, sejam alegres ou tristes, admirando uma flor, o mar, o céu, passando por “perrengues”, sofrendo uma perda...
A certeza da existência de Deus e de seu amor por nós traz a força para o enfrentamento da dor e dos obstáculos. A confiança em Deus dá suporte para resolvermos qualquer situação na vida. E aqui, chegamos a uma questão importante: Quando e como despertar em nossas crianças essa espiritualidade, que tanto fortalece, quanto ampara? Qual o momento certo para a educação da fé?
Não se trata de uma aprendizagem cognitiva, mas sim de uma conquista atitudinal positiva, que pode e deve se iniciar desde cedo. E o exemplo dos pais e dos profissionais da educação, mais uma vez, se revela promissor. Quanto menor a criança, mais as lições são transmitidas pelos exemplos dos adultos.
Observar um ente querido, num movimento de busca espiritual madura de conforto ou de expressão de gratidão por bênçãos recebidas, no contexto familiar, abre o coração para a fé. E essa janela do coração se abre mais ainda quando, ao invés de apenas observar, os pequenos estão juntos nesse movimento de fé. Não perca a oportunidade de rezar com seu filho ao colocá-lo para dormir.
A espiritualidade também transborda em amor para o próximo. Procure, ao ser solidário, explicar aos pequenos que isso é um ato de amor, que os cristãos devem sempre priorizar. Em complementação, a vivência de momentos de sensibilização para a espiritualidade com seus pares, no colégio, consolida o que ele já recebeu em casa. Vale aqui lembrar que a formação integral, marca forte de nossa Missão Verbita, contempla o desenvolvimento da espiritualidade.
Por fim, nesse difícil momento para toda a coletividade, em função do isolamento social, que se tornará emblemático para o resto da vida de seus filhos, nossos alunos, deixo a dica de ouro para vocês, pais: “Falem sobre Deus para suas crianças. E falem com Deus junto com elas.”
“Uma pequena fé levará tua alma ao céu, uma grande fé trará o céu para sua alma.” (Charles Spurgeon)
Texto de Regina Gabrig, psicóloga escolar do Ensino Fundamental - Anos Iniciais