Você sabe qual a importância da autoavaliação na escola? A ferramenta é uma oportunidade de reflexão sobre o processo de aprendizagem, tanto para a instituição de ensino quanto para os estudantes.
Também é por meio da autoavaliação escolar que os professores entendem sobre seu próprio desempenho e como a prática pedagógica impacta a realidade educativa. Em geral, a medida é uma maneira interessante para tomar consciência e planejar intervenções que sejam benéficas para a comunidade escolar.
Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe a seguir e saiba para que serve e qual a relevância da autoavaliação na escola. Confira!
O que é e para que serve a autoavaliação?
A autoavaliação permite que os estudantes analisem seus pontos fortes, seus erros e dificuldades no processo de ensino. Ela é uma oportunidade de reflexão sobre o seu comportamento e sua dedicação nas aulas e atividades escolares.
Em geral, os professores aplicam a autoavaliação ao final de cada bimestre, em que o aluno deve atribuir uma nota para si próprio e expressar sua opinião sobre o desenvolvimento dos seus estudos. O maior objetivo, portanto, é que o aluno tome consciência do seu desempenho.
Os educadores também podem aperfeiçoar as atividades e a sua atuação por meio da autoavaliação. Para isso, é fundamental que ela seja aplicada de maneira menos formal, para que o aluno se sinta confortável e à vontade para dialogar e registrar suas impressões de forma livre e espontânea.
É preciso ter em mente que medir o nível de qualidade do aprendizado dos estudantes é uma ação que visa oferecer alternativas para uma evolução mais rápida e eficiente. As provas e exames, por exemplo, acabam sendo insuficientes para medir o sistema de ensino, tendo em vista que eles são mais voltados para perceber se os alunos aprenderam os conteúdos ensinados em sala de aula.
Com a autoavaliação, o estudante tem a chance de aproveitar ao máximo o método e ter melhores retornos em seu desenvolvimento. Isso é essencial para a melhora da performance da escola, que ao longo do período letivo pode estimular práticas pedagógicas mais significativas e que atendam às principais necessidades dos alunos.
Qual o conteúdo de uma autoavaliação escolar?
Para que a autoavaliação seja eficaz, é preciso que o educador elabore adequadamente o questionário para seus alunos. As questões podem ser feitas em uma ficha, em que o professor elabora perguntas específicas para avaliar determinados aspectos do comportamento ou atitude dos estudantes em relação ao processo de ensino, como:
- Você presta atenção nas aulas e tira dúvidas sobre os conteúdos quando sente dificuldade?
- As aulas e atividades em sala de aula são bem aproveitadas por você?
- Quando você falta na aula, pergunta aos seus colegas ou professor sobre os conteúdos que perdeu?
- Você busca no dicionário as palavras que não conhece?
- Você revisa suas tarefas antes de entregá-las?
- Você se preocupa em entender ou apenas decorar os conteúdos das disciplinas para fazer as provas?
O educador pode adaptar as questões e deixar um campo em branco ao final do questionário para o estudante refletir sobre a sua própria atuação em sala de aula. Além disso, também é interessante solicitar uma nota ao final do exercício para que o aluno reflita sobre suas ações.
A atividade pode ser utilizada como ferramenta para a melhora da aprendizagem como um todo na escola. O importante é que o estudante, independentemente de seu nível de ensino, identifique quais são seus pontos fracos, suas qualidades e como ele pode transformar a sua realidade educativa com o apoio da instituição de ensino e do professor.
A autoavaliação pode ser aplicada ocasionalmente ou a cada bimestre. De qualquer maneira, o conteúdo deve ser leve e informal, para que o aluno não se sinta pressionado nesse momento. A avaliação pode ser feita de inúmeras formas, por meio da observação diária das atividades e tarefas e, ainda, com a aplicação de provas e exames.
Qual a importância da autoavaliação para o aluno?
Muitas pessoas sabem que atualmente temos pouco tempo para pensarmos em nós mesmos em nossas ações, emoções e reações. O mundo anda corrido, e nós temos que lidar com várias tarefas, demandas e prazos.
Esse contexto de resultados rápidos e instantâneos tem atingido muitas crianças e jovens. Diversos educandos, estando abstraídos pela cultura das telas, analisam a si mesmos a partir de uma perspectiva mais superficial, de forma que se voltam muito mais para a imagem que transmitem para o outro do que para a reflexão sobre o que são, o que vivem e como se sentem.
A autoavaliação poderá ser esse caminho para buscar aproximação consigo mesmo, com seus objetivos e com a própria subjetividade. Então, veja abaixo quais são os benefícios de uma autoavaliação para os alunos.
Autoconhecimento
O autoconhecimento é um assunto que tem sido muito pautado neste último século. Isso porque quando nos conhecemos temos a capacidade de:
- lidar bem com os nossos limites e com os limites dos outros;
- aprender sobre educação emocional;
- saber em qual área precisamos nos dedicar mais para trazermos um aprendizado mais efetivo;
- reconhecer qual é o possível caminho ou caminhos que queremos trilhar em nossa vida escolar ou profissional;
- desenvolver autenticidade em nossas ações;
- nos tornamos menos críticos conosco, pois sabemos que somos aprendizes e vivemos em meio aos acertos e enganos.
Quando o aluno faz uma autoavaliação, ele para para se ouvir e se compreender, portanto, essa é uma prática que começa na escola, mas deve ser levada para a vida toda.
Autorregulação
Quem nunca perdeu a paciência por estar sentindo raiva demais ou por estar frustrado? A autoavaliação também passa por reconhecer os próprios sentimentos, os acertos e as falhas, de forma o aluno tenha o objetivo de lidar melhor com as situações que transmitem frustrações e aprenda a regular as próprias ações.
Assim, o educando saberá como agir em determinados momentos em que esses sentimentos menos favorecidos aparecerem e, sem se julgar, ele conseguirá esperar para tomar a melhor decisão para si mesmo e para os outros.
Fortalecimento das relações
A relação entre alunos, professores e gestão também passa por um processo de confiança. Quando o aluno consegue se autoavaliar e passar esse resultado para frente, ele, por meio desse diálogo, abre espaço para a própria contribuição frente ao processo de ensino e aprendizagem.
Portanto, a partir do conhecimento de si mesmo, é possível fortalecer as relações e fazer com que a escola se torne um local mais afetivo e pertencente a todos.
Protagonismo no aprendizado
No processo de ensino e aprendizagem, é muito significativo que aluno se torne um contribuinte em meio à educação. Dar-lhe o protagonismo por meio da autoavaliação é um ponto positivo, pois ele terá espaço para se posicionar e ser ouvido.
Nesse processo, algumas colocações podem ser concedidas e outras não, mas o importante mesmo é ter o espaço para o diálogo em que o aprendizado efetivo seja uma prática de reflexão que envolva não só os professores, mas também os alunos.
Quais são os benefícios da autoavaliação para o contexto escolar?
A autoavaliação traz diversos benefícios para o desenvolvimento dos alunos e também para a atuação dos professores. Para os estudantes, o instrumento verifica como está o andamento do processo de aprendizagem e quais são os possíveis pontos de melhoria.
Já para os docentes, a autoavaliação escolar pode impulsionar a aquisição de novos métodos para o sistema de ensino. Nesse caso, é possível planejar aulas mais estimulantes e atrativas para os alunos, focando em suas dificuldades e demandas apresentadas na autoavaliação.
Com isso, fica mais simples definir ações pedagógicas que sejam eficientes e que aumentem as chances de atingir os objetivos previstos no currículo de ensino. Uma boa avaliação envolve algumas etapas de diagnóstico e planejamento, ou seja, é preciso entender o nível atual de desempenho e decidir quais atividades são mais adequadas para atingir os resultados desejados.
Além disso, existem alguns tipos de autoavaliação que podem ser aplicados em sala de aula para verificar o rendimento estudantil, como avaliação contínua, avaliação diagnóstica, avaliação somativa e avaliação formativa. Essa última identifica se as propostas do educador foram alcançadas no processo de ensino e aprendizagem com sucesso.
De qualquer maneira, quem mais ganha com a prática pedagógica é o estudante, que passa a ter capacidade para solucionar problemas. O docente também tem mais facilidade para detectar e adequar seu método nas aulas, tendo um feedback mais preciso e realista de sua atuação.
A cada autoavaliação, o professor deve anotar o progresso de cada discente e observar se houve avanços ao longo do ano letivo. Isso é importante para ter um acompanhamento mais próximo e, também, para oferecer o suporte necessário, de acordo com as necessidades de cada estudante.
Agora que você já conhece a importância da autoavaliação escolar, tenha em mente que é fundamental entender se o colégio que pretende matricular o seu filho realiza a prática. Afinal, a medida é extremamente benéfica para o desenvolvimento do aluno e pode, até mesmo, auxiliar no aperfeiçoamento de seu processo de aprendizagem.
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