Artigo

Entenda o papel dos pais na construção do protagonismo infantil

Em se tratando do desenvolvimento, educação e formação de um indivíduo, os pais têm grande importância na vida dos filhos. Eles são os influenciadores primários, ou seja, são as pessoas em quem os filhos confiam e se espelham na vida, consciente e inconscientemente.Por isso, é de extrema importância saber como você pode (e deve) incentivar e influenciar o protagonismo dos seus filhos. Antes de começarmos, você sabe o que é o protagonismo infantil e sua importância? Não? Então, acompanhe este artigo até o final para descobrir mais sobre o assunto!

O que é protagonismo infantil?

Protagonismo infantil significa que a criança será a personagem principal do seu processo de aprendizado. Ele(a) será agente ativo em tomadas de decisões estabelecidas pelos pais, que os ajudarão a se desenvolver como indivíduos conscientes e responsáveis. Não estamos falando de dar liberdades e permitir que seu(sua) filho(a) decida sobre todo e qualquer assunto, estamos falando de estimular as crianças de forma saudável, física e psicologicamente.Parece algo difícil de fazer, afinal, como saber o que permitir e o que não permitir? Como incentivá-los? Por que isso é tão importante? Acompanhe o próximo tópico para entender a relevância do assunto!

Quais os seus benefícios?

O protagonismo infantil tem inúmeros benefícios, dentre eles, a responsabilidade, algo que deve ser estimulado e incentivado em uma criança desde pequena. Dessa forma, ela crescerá mais consciente dos seus deveres; mas como os pais podem ajudar os(as) filhos(as) a criarem mais responsabilidade?Impulsione o(a) seu(sua) filho(a) a tomar pequenas decisões, como escolher o filme que deseja assistir, os brinquedos que quer comprar, atividades e brincadeiras com as quais deseja brincar. Dê responsabilidades, como arrumar a cama, guardar os brinquedos ao final das brincadeiras, alimentar o animal de estimação e criar uma rotina de estudos. Essas são atividades saudáveis que aumentam o senso de responsabilidade.Junto à responsabilidade, a criança adquire entendimento de que as suas escolhas, atitudes e decisões têm consequências e que é preciso se responsabilizar por elas. Desse modo, a criança exerce o protagonismo de forma segura, com o apoio e supervisão dos pais.Permitir que seu(sua) filho(a) tome decisões, mesmo de menor relevância, também o(a) ajuda a ser mais independente — no sentido de que aprende a solucionar problemas quando eles surgem. Isso também ajuda no desenvolvimento de autoconfiança, já que as decisões são tomadas por ele(a).Incite o convívio com amigos, assim eles(as) terão um entendimento de pertencimento à comunidade, e aprenderão a lidar com as diferenças das várias pessoas que conhecem e vão conhecer, convertendo-se os pequenos em indivíduos com empatia, que sabem se relacionar com a diversidade das demais pessoas, independentemente das situações em que se encontra.Estimule a criatividade com jogos e atividades educativas. Jogos como xadrez e quebra-cabeças desenvolvem o raciocínio lógico das crianças, os ajudando a prever e solucionar situações em que será necessário mais esforço da parte deles.Pratique a escuta ativa. Fique atento aos sinais que seus(suas) filhos(as) dão nas conversas, atitudes, gestos e até mesmo com o silêncio. Estimular diálogos é um ótimo caminho para permitir que a criança desenvolva um senso crítico próprio.Permite que ele(a) expresse sua opinião, sem medo de ser julgado(a); isso o incentiva a abrir seus pontos de vista e a escutar o outro, mesmo que as opiniões alheias não sejam condizentes com a sua. Diálogos são essenciais para desenvolver um indivíduo intelectualmente com sucesso.

Qual a importância dos pais nesse processo?

Como pais, principais educadores e influenciadores dos seus filhos, devem-se fomentar esses hábitos não só com diálogos saudáveis, mas com o respeito de ambas às partes, e como seria isso?É comum que os pais exijam mais dos(as) filhos(as) e os ouçam menos, sabendo disso, fiquem mais atento aos interesses da criança, a escute e debata os assuntos de forma que ela entenda o porquê daquela conversa. Permita que a criança imagine, pergunte, toque e se interesse pelas coisas, participe desse processo de conhecimento e autoconhecimento. Ela confia em você, por isso, ninguém melhor que você, mãe ou pai, para se envolver e promover esse processo.

Por que incentivar?

O incentivo ao protagonismo infantil não tem a ver com deixar a criança fazer o que quiser. Ele vai encorajar a criança a ter autonomia, autoconhecimento, responsabilidade e permite que ela adquira habilidades socioemocionais para lidar bem com as suas emoções sem que se deixe levar por elas. Melhora à autoestima da criança, desenvolve à proatividade e criatividade, permitindo que ela adquira habilidades interpessoais.Assim, é possível promover um pequeno cidadão ativo, consciente de suas ações e responsável socialmente.

Como avaliar o desenvolvimento dos filhos?

Observar o desenvolvimento dos filhos no âmbito escolar é comum, e, como este, analisar o desenvolvimento do seu filho(a) como ser humano responsável e ativo na sociedade também é necessário. Para isso, como já foi dito anteriormente, os pais devem observar às atitudes e respostas dos filhos nas várias situações do dia a dia, como:

  • estresse e ansiedade: episódios de raiva, enxaquecas, problemas digestórios e outros são alguns dos vários sinais que podem indicar ansiedade infantil e dificuldade socioemocional para lidar com os problemas que surgem ou quando é contrariado. Nesses casos, é necessário, além do diálogo para entender o que está acontecendo, que os pais procurem um médico para saber se não é nada grave;
  • silêncio: dificuldade para conversar abertamente e expressar suas opiniões é um indício de que eles(as) precisam de mais apoio e incentivo para expressarem o que sentem sem serem julgados por isso;
  • isolamento social: o isolamento é um indício de que a criança está passando por problemas. Os motivos podem ser vários, por isso deve-se estar atento a esse sinal e, como já foi dito, o diálogo é imprescindível para os pais entenderem o que está acontecendo. A partir do diálogo podem-se tomar decisões efetivas com base no que está incomodando a criança.

O protagonismo infantil significa um processo de aprendizado com participação ativa das crianças nas tomadas de decisão e respostas ao meio familiar e escolar em que estão inseridas. Para se desenvolver, é recomendável observar todos os sinais reunidos no conteúdo que acabou de ler e fomentar essa responsabilidade ou característica nos filhos; desse modo, teremos adultos mais inteligentes emocional e socialmente.Este artigo foi útil para você? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões para trabalharmos juntos nesse processo de aprendizagem!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.