O mundo digital não é uma promessa para o futuro, mas uma realidade do presente. A sociedade se transformou e hoje vive de forma conectada. De trocas de mensagens a compras online, de consumo de notícias a transações bancárias, cada vez mais tarefas do dia a dia são realizadas ou potencializadas pelo ambiente virtual.
Nesse contexto, não dá para deixar o ensino de fora. O uso da tecnologia na educação oferece novos meios de aprendizagem, torna as aulas mais atraentes, além de despertar nos alunos a autonomia, a criatividade e o anseio por novas descobertas. Ela ainda pode ajudar o professor a ter uma relação mais próxima com os alunos.
Acompanhe a leitura a seguir e entenda como a tecnologia pode revolucionar a aprendizagem dos seus filhos!
Quais tecnologias podem ser utilizadas na educação?
Atualmente, diferentes tipos de tecnologias oferecem conexões que podem facilitar a interação, gerar conhecimentos e troca de saberes. Na área educativa, a tecnologia amplia as oportunidades e, por isso, é uma importante aliada da aprendizagem de crianças e adolescentes.
As soluções educacionais são especialmente pensadas para criar engajamento e incentivar a motivação e a autonomia. Lousa digital, jogos, softwares, realidade virtual, sala de aula digital, entre outros, são exemplos de recursos que podem ser adotados na rotina escolar.
As ferramentas implementadas podem ser desde as mais simples, como o uso de tablets, smartphones e notebooks, até as mais complexas, como robótica, realidade aumentada e programação.
As plataformas educacionais, igualmente, são bastante usadas, uma vez que proporcionam diversas funcionalidades. Por meio de um sistema como esse, o professor pode compartilhar conteúdos, acompanhar a evolução e o desenvolvimento dos alunos, de forma prática e personalizada.
Sem dúvidas, os recursos tecnológicos auxiliam significativamente a prática pedagógica, dentro e fora da sala de aula. Na maior parte das vezes, as ferramentas são adotadas para transmitir as matérias de maneira mais dinâmica, a fim de captar o interesse e envolver os estudantes nas atividades pedagógicas.
Por que investir em tecnologia na educação?
As escolas que desejam elaborar um projeto pedagógico inovador precisam investir em tecnologias que sejam atrativas para estudantes e educadores. Por meio de suas funcionalidades, por exemplo, os professores têm a chance de personalizar o ensino e proporcionar um acompanhamento individualizado a cada aluno.
Com isso, a aprendizagem pode combinar experiências que misturam o real com o digital, trazendo bastante diversão para as crianças e adolescentes. Além de ser uma fonte de conhecimento, as tecnologias ainda favorecem o trabalho das competências cognitivas e socioemocionais, como comunicação e autonomia.
Diante da realidade das instituições, adotar a tecnologia na educação é um avanço significativo para potencializar a metodologia e as diferentes dinâmicas pedagógicas.
Assim, a tecnologia passa a ser vista mais como fonte de aprendizagem e informação, e não meramente como passatempo recreativo dos estudantes. Fazendo uso constante em sala de aula, aliás, os educadores tornam o processo de ensino mais democrático e abrangente, favorecendo os diferentes perfis de alunos.
Quais os benefícios do uso da tecnologia na educação?
Especialistas já afirmam que muitas das crianças de hoje vão trabalhar no futuro em áreas que ainda nem existem, todas relacionadas à era digital. Dessa forma, a tecnologia na educação vem para atender esse grupo, que assimila o conhecimento de uma maneira diferente.
São alunos já acostumados à interação com as telas e à busca de informações. Por isso, para a escola atrair a atenção deles, é necessário apostar em aulas mais dinâmicas e interativas, com o uso, bem direcionado, de notebooks, tablets ou smartphones.
Imagine, por exemplo, como uma aula de redação pode ficar mais rica com a proposta de criação de um blog dos estudantes? Eles certamente vão querer “pôr a mão na massa”, ou seja, escrever para ver o texto publicado. É possível ainda montar oficinas de criação de vídeos para estimular a criatividade.
É claro que a instituição de ensino não vai abolir os livros, cadernos e apostilas, mas pode complementar o aprendizado com o uso de dispositivos tecnológicos. E, nesse contexto, o professor tem o papel de tornar os alunos sujeitos críticos e conscientes sobre a utilização correta dessa inovação.
Todos os esforços podem ser feitos a fim de alcançar os excelentes benefícios que o uso da tecnologia na educação oferece. Veja a seguir!
Desenvolvimento do letramento digital
O letramento digital é uma habilidade prevista pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e, por isso, deve ser trabalhada pelos educadores em sala de aula. Para isso, a escola precisa estar comprometida com algumas mudanças, como a adoção de tecnologias educativas na rotina.
Cumprir com a exigência da BNCC, no entanto, pode ser desafiador, já que os recursos digitais devem estar presentes no cotidiano de estudos. Os docentes, igualmente, precisam estar qualificados nas mais recentes tecnologias para aproveitá-las ao máximo.
Adaptação ao perfil do aluno da nova geração
Sabe aquele modelo em que o professor é o dono do conhecimento e apenas transmite as informações para a turma? Pois bem, isso ficou no passado e não combina mais com a geração Z — também chamados de nativos digitais.
Os novos alunos já cresceram em um mundo digital. A internet já faz parte do cotidiano deles desde a primeira infância. Por isso, é cada vez maior o desafio de despertar o interesse dos estudantes nas aulas sem o uso de tecnologia.
Estímulo à interação
Os recursos tecnológicos são ferramentas importantes para promover a participação de todos, mesmo dos alunos mais tímidos ou reservados. Quando as aulas envolvem formatos e recursos inovadores, a turma se sente mais à vontade para explorar conteúdos, fazer exercícios e, até mesmo, opinar.
É também uma maneira de incentivar o trabalho em duplas ou grupos, estimulando, assim, a cooperação entre a turma. A interação também pode ser promovida com o uso de jogos (gamificação), em que a turma enfrenta um desafio e passa de fase — como ocorre no universo dos games. Promover essa competição saudável entre os alunos vai ajudar a despertar o gosto pelo conhecimento.
Contato com a realidade
Apresentar a realidade do mundo aos estudantes com o uso da internet é uma forma muito eficaz de aprendizagem. Isso porque você tem à disposição temas novos a cada minuto, possibilitando, por exemplo, ensinar conteúdos de geopolítica ou atualidades, de uma maneira interessante e interativa.
É possível unir o conteúdo didático a temas do cotidiano, para que estejam mais próximos da turma. Os tópicos de geografia ligados ao meio ambiente, por exemplo, podem ser ilustrados com notícias sobre mudanças climáticas, desmatamento, desabamento de barragens de mineração, etc. Os assuntos passam a fazer mais sentido quando aplicados em situações reais.
Protagonismo do estudante
A tecnologia na educação promove o protagonismo do aluno. O que isso quer dizer? Que ele assume uma posição ativa na busca do conhecimento e não depende apenas das explicações transmitidas pelo professor.
Assim, a criança ou jovem ganha autonomia na hora de estudar, o que vai contribuir para o seu desenvolvimento pessoal. O aluno é instigado a buscar as informações e o educador assume um papel de guia nesse processo, orientando quanto às melhores práticas.
Aulas mais dinâmicas
O conteúdo pode ser transmitido de diversas maneiras, com videoaulas, sites, áudios, aplicativos, plataformas com exercícios e até games, trazendo um dinamismo para as aulas. Lembra que falamos da geração Z em um dos tópicos anteriores?
Esse é o universo com o qual ela está acostumada e, dessa forma, ficará mais fácil se interessar pelo conhecimento. Implementar o uso de recursos tecnológicos vai, portanto, aumentar a motivação dos alunos e ajudar a reduzir as reprovações e a evasão escolar.
Proximidade da família
É preciso destacar ainda que o uso de recursos digitais pode ser importante também nas lições e nos estudos em casa. Afinal, por meio de um tablet, por exemplo, é possível ter acesso a plataformas ou aplicativos com o conteúdo trabalhado em sala de aula.
Assim, além de estimular o aluno a buscar conhecimento, os recursos digitais podem também aproximar a família de sua vida escolar. Um vínculo desse tipo pode favorecer o processo de aprendizagem de forma significativa e fazer com que o seu filho se torne ainda mais motivado e dedicado.
Respeito à individualidade
Cada pessoa aprende de uma forma diferente, o que significa que um aluno pode ter algumas habilidades mais desenvolvidas do que outras. Alguns assimilam o aprendizado de um modo mais visual, outros têm facilidade para a resolução de problemas, entre outras situações.
A tecnologia na educação apresenta formas variadas de ensinar e, desse modo, torna o processo de transmissão de conhecimento mais flexível e adaptável ao ritmo de cada um. Um mesmo tema pode ser apresentado em formatos diversos, facilitando a compreensão de toda a turma.
Viu só como o uso da tecnologia na educação pode transformar de maneira positiva a aprendizagem das crianças e adolescentes? Além de deixar as aulas mais prazerosas, vai desenvolver a autonomia, a comunicação, a criatividade e a cooperação.
Por isso, ao buscar uma escola para o seu filho, considere o compromisso da instituição com investimentos em tecnologia e plataformas digitais. Ela deve estar preparada com metodologias e dinâmicas para trabalhar com as características da nova geração.
Aproveite a visita e entre em contato com a equipe do Colégio Verbo Divino agora mesmo para saber como utilizamos a tecnologia na rotina escolar!