Artigo

Educação ambiental: como ela ajuda no desenvolvimento da criança?

Nem dá mais para dizer que a preocupação com o meio ambiente é coisa nova. Desde a ECO-92, evento de escala mundial que aconteceu no Rio de Janeiro nos anos 90, o tema está em alta e, como ele, a educação ambiental.Mas como os estudos a esse respeito formam as opiniões e o desenvolvimento das crianças? Aliás, o que exatamente é educação ambiental? Há motivos para nos preocuparmos com isso? Quais são os objetivos de instruir os pequenos sobre como lidar com a natureza?Se você também tem dúvidas como essas e gostaria de dar a melhor educação para seu filho ou sua filha, este post foi escrito para você. Leia até o fim e entenda tudo sobre o assunto!

O que quer dizer educação ambiental?

Vamos começar pelo início: a educação ambiental é o estudo e a conscientização sobre as questões relativas ao meio ambiente, à sua conservação e à importância da manutenção do planeta para as próximas gerações.Esse tópico não deve ser ensinado apenas às crianças. Pela sua importância, é urgente que todas as gerações se familiarizem com o tema, discutam e, principalmente, mobilizem-se para salvar o planeta. Como qualquer outra disciplina, ela precisa do estudo e da prática.No entanto, as crianças em idade escolar são as pessoas mais sensíveis a esse conhecimento, já que elas vão herdar os problemas ambientais das gerações mais velhas e terão a difícil missão de atuar juntas para construir um mundo sustentável.Assim, instituição, pais e professores adquirem grandes responsabilidades, e temas como sustentabilidade afastam-se da educação tradicional, exigindo que a escola se atualize.

Quais são os objetivos da educação ambiental?

Agora que já definimos o campo de estudo da educação ambiental e sabemos da sua importância para o futuro do planeta, vale a pena compreender seu contexto pedagógico. Afinal, as crianças também saem ganhando quando estudam esse assunto.A seguir, relacionamos alguns objetivos didáticos do ensino dos cuidados com o meio ambiente na escola. Você vai perceber que essa disciplina é transformadora para o meio ambiente e para todas as pessoas envolvidas.

Auxilia na construção de valores

O respeito ao meio ambiente vem da capacidade de compreender que nós, seres humanos, estamos inseridos em um âmbito muito maior. Devemos conviver em harmonia com outras espécies e respeitar o espaço a que elas têm direito.Tudo isso nada mais é senão a construção de valores éticos em que o individual e o social precisam coexistir. Trata-se de um exercício de altruísmo e coerência para as crianças, o que é muito positivo para o desenvolvimento intelectual delas.

Inspira a consciência ambiental

Claro, uma das consequências benéficas de estudar o assunto é que as crianças tornam-se progressivamente mais conscientes de que não estamos sozinhos no planeta. Então, nada de egoísmo na hora de utilizar os recursos naturais! E isso se reflete até no momento de descartar papel ou apontar o lápis.

Ajuda no desenvolvimento de uma cultura sustentável

A ideia de sustentabilidade, embora seja constantemente empregada em contextos que envolvem a natureza, vai bem além disso. Ser sustentável envolve evitar desperdícios, avaliar as consequências dos nossos atos e saber dividir o espaço, ideias que se aplicam a qualquer momento da vida pessoal e profissional.

Ajuda a criar um senso coletivo de responsabilidade

Cuidar da natureza é um dever coletivo.Justamente por demorar a compreender isso é que a humanidade chegou ao cenário alarmante de degradação do meio ambiente em que estamos hoje. Só vai ser possível reverter esse cenário se formos capazes de nos mobilizar em conjunto.Então, o trabalho em equipe e a divisão de tarefas passam a ser indispensáveis. Além disso, essas são lições que podem modificar a forma como seu filho ou sua filha enxerga a vida escolar e o relacionamento com a família e os amigos. Trata-se de lições valiosas para todos os momentos da vida!

Estimula a ética e o trabalho em equipe

Antes de qualquer outra coisa, o que move a educação ambiental é a necessidade de disseminar um comportamento ético e sustentável. Nesse sentido, a coletividade de que acabamos de falar assume contornos muito mais importantes.Os adolescentes começam a se conscientizar sobre como aprender um tema e, principalmente, transmiti-lo aos amigos e familiares é relevante. Ou seja, ações como estudar e aprender devem ser utilizadas para transformar o mundo em um lugar melhor, inclusive para as futuras gerações.Para quem acabou de começar nos estudos, essa é uma forma de demonstrar como todos saem ganhando quando o conhecimento é compartilhado.

Contribui para desenvolver habilidades socioemocionais

Quando falamos de habilidades socioemocionais, estamos nos referindo a aptidões como criatividade, pensamento crítico, atenção plena, coragem, resiliência, ética, liderança e autonomia, só para citar algumas.A maior parte dessas habilidades é exigida quando o estudante é convidado a refletir sobre o meio ambiente. Ele deve avaliar eticamente o futuro da vida na Terra, estar atento ao seu dia a dia (identificando os momentos para promover as mudanças), ter coragem e liderança para falar sobre o que acredita e convencer outras pessoas a agirem da mesma forma.Ou seja, a educação ambiental e a prática das atitudes sustentáveis ajudam a desenvolver e consolidar as habilidades socioemocionais.

Qual é o papel da escola na educação ambiental?

Esses temas só vão ser devidamente transmitidos se fizerem parte da grade curricular da instituição e forem ensinados por professores treinados.Ou seja, não adianta abordar temas como sustentabilidade e meio ambiente apenas de passagem em épocas específicas do ano. É necessário capacitar os educadores para criar trabalhos, debates e outras atividades que efetivamente levem as crianças a refletir.Se, depois de ler este texto, você também compartilha dos valores éticos e humanos relacionados ao meio ambiente, inclua a educação ambiental como critério para escolher a escola do seu filho. Afinal, o cuidado com a natureza já deixou de ser um conceito para se tornar uma necessidade.Como sabemos que o discurso e o aprendizado só servem quando motivam a prática, nós apoiamos e nos envolvemos em práticas sustentáveis. Confira detalhes de um projeto recente suportado pela nossa instituição!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.