É tempo de semear a esperança!
Eldo Pena Couto, diretor do Colégio Arnaldo
Pense em tudo que tem para agradecer. Pense em tudo que pode ser melhorado na vivência do novo ano.
Sempre meu primeiro agradecimento é ter Deus em minha vida e ter a família como centro do meu viver. Com essa base, consigo ficar feliz por minhas conquistas e ver meus pontos de melhora sob a luz das lições que aprendi no ano. E, por valorizar tanto os ensinamentos cristãos, convido você a uma reflexão sobre o que temos vivido, o que é fundamental para a preservação da saúde das nossas famílias.
É muito comum recebermos muitos vídeos, posicionamentos, questionamentos de todas as situações que a sociedade atravessa, seja do que acontece ao nosso lado ou em outras partes do mundo. Participamos dessas cenas indiretamente e não percebemos o quão elas são nocivas quando não estamos fortes para filtrar o que cabe em nossas vidas, ou o que não devemos ver e compartilhar. Tristeza, frustração, agressividade, medo, inseguranças são semeados em nossos corações e naqueles de quem amamos.
Por tudo isso, escola e família precisam cultivar os valores cristãos e semear a esperança nas crianças e jovens. Uma esperança relacionada à palavra esperar. Mas cuidado: às vezes a gente confunde o esperar com o “ficar parado”, ou a esperança como um desejo — “eu espero que algo aconteça”. Isso não é esperança!
Convido você a pensar na esperança como aquela postura que temos quando aguardamos o dia amanhecer. Isto é, uma esperança que vem da certeza do que vai acontecer. De que vai passar, que posso contar com a mudança e com a melhoria. É um esperar na certeza de que vai acontecer. Esperar o momento que virá, e virá mesmo, não é ilusão!
Entende a diferença? Não é o esperar de ficar quieto, nem o de almejar, muito menos aquela esperança impositiva que ilude a pessoa de estar no controle de tudo. Sabe quando a pessoa faz um pedido a Deus, mas que mais parece uma ordem? Esse tipo de esperança vã faz adoecer. E precisamos tomar cuidado com ela.
Eu falo aqui de cultivarmos a esperança real, capaz de reduzir a ansiedade. Essa esperança vem da fé. A certeza de que dias melhor virão vem da fé.
Então, reforço: saber agradecer as conquistas e lições aprendidas, valorizar a família e ter esperança em Deus são ingredientes valiosos para um ano abençoado. Desejo essa tríade para você e sua família.
Rede Verbita e Colégio Arnaldo: educação cristã conectada com o mundo, apoiando um futuro melhor.