Você já ouviu falar em educação socioemocional? Essa é uma abordagem pedagógica inserida no currículo da escola com o intuito de promover o desenvolvimento da gestão das emoções nos alunos. Em outras palavras, as crianças e os adolescentes aprendem a enxergar como suas emoções e sentimentos refletem nas suas ações, bem como o impacto deles em suas vidas e nas das outras pessoas, possibilitando decisões mais bem pensadas.Ter habilidades socioemocionais bem desenvolvidas é um ponto fundamental para uma convivência saudável na escola, na família e na sociedade. Muitas das pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que aprenderam a lidar com as próprias emoções e com as dos outros.O tema é tão importante que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incluiu as competências socioemocionais em suas 10 competências gerais, como uma “forma de proteção à saúde mental e de prevenção ao bullying”, diz o texto.E você sabia que a família tem um papel importante na educação socioemocional? Neste post, explicamos seu funcionamento e sugerimos algumas práticas que podem ser facilmente implantadas em casa.
Como funciona a educação socioemocional e quais são seus pilares?
A educação socioemocional trata do desenvolvimento de competências e habilidades que levam os alunos a terem um nível de socialização superior. Além disso, eles aprender a lidar com desafios, medos e inseguranças pessoais.Ela tornou-se indispensável para a formação integral dos alunos, inclusive pelo fato de que problemas emocionais em crianças e adolescentes têm crescido muito nas últimas décadas, como aponta o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Segundo o estudo, “até 20% dos adolescentes em todo o mundo sofrem de transtornos mentais, e cerca de 15% dos adolescentes em países de baixa e média renda consideraram o suicídio”.Por esse motivo, a educação socioemocional é uma forma de investir na prevenção e na promoção da saúde mental, por meio do desenvolvimento de habilidades para a vida que ajudam as pessoas a lidar melhor com as dificuldades, além de melhorar seu desempenho acadêmico e profissional.As habilidades socioemocionais nos ajudam a reconhecer nossos sentimentos e a regular a intensidade das emoções para sabermos como resolver nossos problemas e nos relacionarmos positivamente.Os pilares da educação socioemocional na BNCC têm como base o conceito criado pela organização CASEL (The Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), dos Estados Unidos. Pioneira nesses estudos, é referência para os programas de educação socioemocional do mundo todo. Ela define que:“Educação Socioemocional é o processo por meio do qual todos os jovens e adultos adquirem e aplicam os conhecimentos, habilidades e atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções e alcançar objetivos pessoais e coletivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos de apoio e fazer decisões responsáveis e cuidadosas.”Para tanto, segundo a CASEL, a educação socioemocional tem a função de promover uma autêntica parceria entre família, escola e comunidade, a fim de que sejam construídos “ambientes e experiências de aprendizado” favoráveis a relacionamentos de confiança e colaboração.A educação socioemocional tem como pilares as seguintes competências básicas:
- autoconsciência;
- autogestão;
- consciência social;
- habilidades de relacionamento;
- tomada de decisão responsável.
Para serem trabalhadas de maneira consistente, as habilidades socioemocionais precisam estar presentes concomitantemente com as habilidades cognitivas. Por esse motivo, para atender às exigências da BNCC, muitas instituições tiveram de readaptar seus projetos político-pedagógicos para inserir essa proposta no currículo, por meio de atividades dirigidas, projetos internos e programas de educação socioemocional.Já para escolas com uma formação humanística institucionalizada, como o Colégio Verbo Divino, esse desafio foi um pouco menor, uma vez que o ensino com afeto e a promoção da amorosidade se fazem presentes desde sua fundação.
Como colocar a educação socioemocional em prática na família?
Agora que você já reconhece o conceito e a importância da educação socioemocional na vida das crianças e adolescentes, veja algumas ideias para inseri-la no contexto familiar. São ações simples, porém, bastante eficientes.
Estimule que seus filhos expressem suas emoções
Emoções reprimidas constroem adultos reprimidos. Por esse motivo, permita que seus filhos expressem seus sentimentos para que aprendam a reconhecer as emoções envolvidas e a ter uma visão mais racional sobre elas. Isso pode acontecer em inúmeras situações, desde uma brincadeira em que a criança quer ser um personagem até em um momento de conflito.
Utilize atividades artísticas como ponto de partida para o diálogo
Atividades artístico-culturais, como música, teatro, cinema, literatura e artes plásticas, são repletas de mensagens que nos ajudam a entender o mundo e, muitas vezes, a ressignificá-lo para algo melhor. Logo, busque obras artísticas que façam alusão às habilidades socioemocionais e insira seu filho em atividades com esse fim.
Elabore um painel das emoções
Muitas vezes, as crianças não sabem definir o que estão sentindo, tampouco, percebem as emoções alheias. Nesse sentido, elaborar um painel das emoções pode fazer com que elas indiquem seus sentimentos, bem como tomem consciência deles quando apontados por algum adulto.
Delegue responsabilidades
Para que um adulto tenha responsabilidade sobre seus atos, precisa saber que há deveres a cumprir, inclusive para ter consciência de seus direitos. Isso pode ser estimulado com os filhos ao delegar tarefas em casa. Arrumar o quarto, ajudar a limpar a casa, fazer pequenas compras e passear com os animais da família são alguns exemplos.
Permita que seus filhos façam escolhas
Há quem diga que escolher é perder. Ou seja, se escolhemos um caminho, não podemos estar no outro. Ao trabalhar as escolhas com os filhos, eles vão tomando decisões mais conscientes e sensatas, pois aprendem a lidar com frustrações e entendem que não podem ter tudo. Da mesma forma, compreendem que suas escolhas terão consequências, benefícios ou malefícios para si e para as outras pessoas.Como você pôde ver, a educação socioemocional é transformadora e essencial para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. Por essa razão, nós, do Colégio Verbo Divino, temos uma sólida missão de desenvolver um trabalho educacional focado em valores de fraternidade, solidariedade, compaixão e comunhão, com o intuito de que nossos alunos possam exercer plenamente a cidadania e se tornar cocriadores de um mundo mais harmonioso, justo e feliz.Se você acredita no poder da formação humanista para a vida de seus filhos, venha nos conhecer. Entre em contato conosco agora mesmo e marque sua visita!