A escola cumpre um papel insubstituível na sociedade. Afinal, o estudante que tem acesso a uma boa educação com certeza se qualificará como um bom cidadão e terá um futuro promissor no Ensino Superior e na carreira profissional que escolher. É nesse contexto de formação que o ensino integral tem uma grande responsabilidade.
Uma pesquisa realizada com alunos de Pernambuco demonstrou que uma escola com tempo e ensino integrais possibilitou ganhos muito significativos na aprendizagem dos educandos. O estudo demonstrou que, com a integralização da aprendizagem, o desempenho dos alunos aumentou em diversas matérias, como Português e Matemática.
Então, pensando na contribuição que esse formato agrega, trouxemos para você este post. Aqui, você conhecerá o que é e como funciona esse modelo educacional e quais são os benefícios. Confira!
O que é o ensino integral?
O ensino integral é uma formação que visa a investir nas diversas dimensões dos alunos, como física, emocional, social, cognitiva e cultural. Ou seja, esse é um modelo que foca a integralidade do ser, preparando-o para o futuro e visando às habilidades que o tornam uma pessoa consciente de si mesma e do coletivo em que vive.
O ensino integral caminha para quatro objetivos educacionais. Veja-os:
- educação contemporânea — uma educação atual e alinhada com o século XXI e com as suas modernidades;
- educação inclusiva — a diversidade é respeitada e a escola reconhece a multiplicidade e a individualidade de cada aluno;
- educação equânime — a educação integral reafirma o direito que todos os alunos têm de aprender e, para isso, pode investir em novas metodologias e formas de comunicação, entre outras estratégias para cumprir o seu papel;
- educação sustentável — é uma educação comprometida com o aluno e com as suas necessidades, considerando o contexto de cada um e exercitando uma interação entre o que é aprendido e a realidade dos educandos.
Por que o ensino integral é importante?
O ensino integral, como dito, visa à aprendizagem cognitiva, mas também à emocional. Assim, esse currículo consegue trabalhar o desenvolvimento da criança e do adolescente de forma que exercite a inteligência emocional para lidar com as relações humanas, tornando-os capazes de cuidar dos seus afetos, priorizando o bem-estar seu e do próximo, baseando-se em seus valores construídos com escola e com a família.
Dessa forma, a parceria com a família é muito relevante, oferecendo as orientações para a formação de uma consciência ética e moral desses jovens. Já para a escola fica a responsabilidade de promover para os seus alunos diversas atividades, de modo que eles possam desenvolver o autoconhecimento.
Assim, esses estudantes, no futuro, estarão prontos para vivenciar o aprendizado, dispondo de autonomia e de autoconhecimento suficientes para fazer boas escolhas. Afinal, o ensino integral permite que o educando tenha contato com iniciativas culturais, de arte, esporte, ciência e tecnologia, tanto na teoria quanto na prática, durante as atividades extracurriculares.
O que diz a BNCC sobre a educação integral?
A Base Nacional Comum Curricular prevê que o compromisso com a educação integral contempla três pilares para a sua execução:
- o desenvolvimento pleno — para a BNCC, os currículos escolares devem incluir, no quadro de ensino, desafios que estejam ligados à sociedade contemporânea, isto é, não devem focar apenas o acúmulo de informações, mas, sim, o preparo do aluno para se tornar um adulto autônomo na sociedade;
- a integração curricular — segundo a BNCC, a educação não deve ser fragmentada, pois os conteúdos educacionais devem priorizar a interdisciplinaridade para que o aluno perceba a importância da educação em sua vida;
- a visão do estudante — faz parte da autonomia do estudante o processo de escuta. Sendo assim, a perspectiva do aluno é muito importante no processo de ensino e aprendizagem, visando ao acolhimento e ao discernimento.
A BNCC prioriza a formação sociocultural e ética do aluno. Logo, mesmo nas disciplinas mais tradicionais, o ensino integral pode ser articulado.
Quais são os benefícios desse tipo de ensino?
O ensino integral traz vários benefícios para os educandos. Nesta seção, elencamos os principais. Confira!
Melhoria do rendimento
O rendimento dos alunos costuma melhorar com o ensino integral, pois o estudante percebe como as diversas áreas estão interligadas e como elas são importantes para a sua vivência. É dessa maneira, por meio do desenvolvimento da consciência sobre os estudos e também da autonomia do aluno, que a sua aprendizagem trará melhores resultados.
Contato com atividades diversificadas
O nosso mundo pede de nós conhecimentos diversificados para lidarmos com os desafios sociais e profissionais. Dessa forma, o contato com atividades diversificadas é muito importante.
Assim, o aluno desenvolverá habilidades no esporte e também descobrirá como ele é fundamental para a sua saúde física e mental. Além disso, com as atividades culturais, ele perceberá como o mundo é diverso — e as expressões também.
Auxílio à família
É difícil para alguns familiares manter a criança longe de determinados dispositivos tecnológicos, como a televisão ou o celular. Porém, com o ensino integral, o jovem pode descobrir outras formas de expressão, por exemplo, por meio da arte, da música ou do teatro. Assim, quando o jovem amplia os seus horizontes de aprendizagem, o seu interesse vai além das redes sociais.
Aumento da segurança dos alunos
A escola integral forma o aluno para ser autônomo na sociedade onde vive e para fazer boas escolhas, mesmo nas situações mais difíceis. É nesse contexto que a instituição formará um jovem consciente sobre si, sobre as suas relações e sobre as suas ações no mundo. Portanto, é por meio da educação que os alunos estarão mais seguros e precavidos de problemas.
Como o CDV oferece o ensino integral com segurança?
O Colégio Verbo Divino visa a preparar o aluno para a vida. Assim, priorizamos os desafios dentro de sala de aula, considerando aqueles que ele pode encontrar fora desse espaço. No CDV, os estudantes podem ficar mais tempo na escola — com o ensino integral —, em um ambiente seguro, acolhedor e saudável.
A metodologia de ensino perpassa pela priorização das necessidades de cada faixa etária. Os alunos vivenciam atividades esportivas, culturais, de comunicação, tecnológicas e artísticas durante os seus horários no meio escolar.
Assim, as crianças podem desenvolver diversas habilidades, inclusive a autonomia no pensar e na capacidade de investigação científica, ampliando as suas habilidades socioemocionais. Além disso, caso você fique preocupado com a rotina intensa da criança, é válido salientar que os momentos de descanso também são importantes e valorizados pela instituição.
Como vimos, o ensino integral é um passo a mais para o nosso futuro. Afinal, os nossos jovens precisam de novas metodologias e buscam novas formas de aprendizado!
Gostou do nosso post? Quer ter mais informações sobre o assunto? Então, entre em contato conosco, pois estamos disponíveis para auxiliá-lo!