Além de prazerosa, a música pode ser umagrande aliada para o desenvolvimento infantil. Essaé uma excelente forma de interagir com a criança, tornando as atividadesmais lúdicas e divertidas. Não tem idade para começar, algumas pesquisas mostram que desde o útero os bebês já podem reagir aos sons que ouvem, conseguindo perceber algumas frequências sonoras.A musicalidade pode ser estimulada tanto em casa quanto na escola. Para isso, não é necessário ser músico. Você pode acompanhar a canção junto com a criança, interpretar a letra, criar coreografias. O importante é que esses momentos sejam prazerosos e explorema riqueza dos sons.Os benefícios da música para o desenvolvimento infantil são muitos. Continue a leitura e conheça alguns deles.
Melhora a cognição
A música é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento cognitivo desde os primeiros anos de vida. Ela ajuda na articulação das palavras e na associação ao seu significado de forma espontânea e divertida.Utilizar a música como estratégia de ensino melhora a memorização e o raciocínio lógico, o que contribui também para o aprendizado das matérias escolares e até de novos idiomas.Existem muitas músicas que tem finalidade pedagógica, contendo ensinamentos sobre números, letras e as primeiras palavras. Elas são boas alternativas para tornar a escola mais divertidae estimulante.
Desenvolve o respeito
Quando a criança tem contato com a música, ela aprende que precisa esperar o tempo certo da melodia, além de ter que cuidar dos instrumentos, mesmo que eles sejam de brinquedo. Dessa maneira, desenvolve mais respeito e disciplinapara aguardar sua vez nas atividades ou mesmo para se comunicar.Por meio de experiênciaspráticas com a música, ainda que sejam simples, é possível deixar crianças agitadas mais tranquilas e concentradas. É também uma forma delidar com o estresse infantil. É preciso ter atenção para seguir o compasso, o que ajuda a melhorara paciência e o foco.
Melhora a consciência corporal
Desenvolver a consciência corporal é importante e necessário em qualquer idade. Mas na infância é que a descoberta do próprio corpo começa a acontecer. Os pequenos vão explorando cada membro e suas funções, percebendo as coisas que podem fazer.A música é uma boa alternativa para ajudar a se conhecer,porque ela é feita com o corpo todo. Tocar um instrumento ou dançar são ótimas maneiras deexplorar as diferentes formas de se movimentar. Isso acontece de formalivre e prazerosa.A expressividade é outro aspecto que é beneficiado por meio da educação musical.De um jeito lúdico, explora-se o mundo e a comunicação não verbal pelos gestos, expressões faciais e corporais.
Equilibra as emoções
Uma das grandes dificuldades das crianças é aprender a lidar com as suas emoções. Estudos apontam que a presença da música no desenvolvimento infantil é uma boa forma de reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e contribuir parao controle emocional na infância.Crianças inseguras tendem a ficar mais confiantes e vencer a timidezquando desenvolvem sua musicalidade. Com isso, elasampliamos seus recursos para se expressarem e descobrem o próprio potencial.Os sons proporcionam a sensação de conforto e ajudam a estreitar o laço entre a família e a criança. Para educadores, a música é uma formadeconquistar a confiança dos alunos e melhorar a relação da turma.
Desenvolve a cooperação
Nas atividades musicais práticas a criança percebe a importância do coletivo para que os sons fiquem bonitos e em harmonia. É preciso que todos estejam em sintonia e se dedicandojuntos para que a música aconteça.Usar a músicana escola, dando a cada alunoum instrumento, por mais simples que seja, ajuda a melhorar o senso de colaboração, enquanto estimula o trabalho em equipe. É também uma forma de socialização, que integra todos os alunos.A empatia entre os colegas também melhora àmedida que passam a ter contato com a música de maneira constante. Pode serapenas ouvindo ou também tocando. É criado um ambiente onde são compartilhadas experiências prazerosas, em que as crianças aprendem a se ajudar. Elas percebem também a importância do grupo para a execução das canções.
Melhora a criatividade
Quanto maior o repertório musical com o quala criança tiver contato, mais diversidade ela conhecerá. As vivências práticas com a música,pela dança, pelo acompanhamento ou pela execução, são muito importantes para que elaexplore sua criatividade.Com o tempo, as crianças vão sentindo mais liberdade de brincar com as canções e fazer descobertas. É uma boa alternativa estimular a produção de sons de maneiras diferentes, comocom brinquedos, objetos próximos oucom o próprio corpo. Isso ajuda a desenvolver a sensibilidade musical.Além de ouvir e tocar, também é uma excelente atividade a confecção de instrumentos musicais. Existem muitas opçõesbem simples, com materiais acessíveis ou até reutilizados, que podem ser feitos junto com as crianças.Criar o próprio instrumento faz com que sepercebamais sobre a produção sonora. Além disso, essa atividadeestimula o protagonismo do aluno. Também estreita ainda maisa relação com a música e desenvolve habilidades de criação.
Estimula a autoestima
Os momentos em que a musicalidade é estimulada podem ser benéficospara melhorar acompreensão das própriasemoções. Nesse período da vida, em que a personalidade começa a se definir, o controle dos sentimentos e sensações é muito importante.As atividades que favorecem a expressividade e a percepção de si são muito boas para o desenvolvimento infantil. Com isso, a criança fica mais autoconfiante e consegue lidar melhor com suas emoções.Os benefícios da música são muitos, em todas as idades. Na escola, a musicalidade melhora a convivênciacom os colegas e profissionais. Também desenvolveas habilidades intelectuais, o que ajuda no aprendizado em todas as áreas. Em casa, o relacionamentofica harmonioso e o comportamento mais tranquilo.É importante que a música esteja presente na rotina, não ficando restrita apenas a datas comemorativas. E além das canções para crianças, conhecer outros repertórios só contribui parao desenvolvimento dos pequenos.Na educação infantil, é importante valorizar a fantasia e a brincadeira. Conheça a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizageme veja como é possível aprender usando a imaginação e a criatividade.