“Nossa, fulano(a) é hiperativo(a)!”. Com certeza, você já ouviu isso sendo dito sobre alguém, certo? E é bem provável que tenha sido sobre uma criança! Mas será que pequenos agitados são hiperativos?
Não! A criança hiperativa tem características bem particulares e, embora não esteja doente, precisa de acompanhamento profissional para superar suas limitações e alcançar todo o seu potencial.
A seguir, confira algumas informações extras sobre a hiperatividade e aprenda a identificar alguns sinais que podem ser indicativos dessa condição. Vamos lá?
O que é hiperatividade?
A hiperatividade é um termo que descreve um estado de excessiva atividade motora e inquietação em uma pessoa, especialmente em crianças.
Ela faz parte de algo conhecido como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um distúrbio neuropsiquiátrico que afeta a capacidade de concentração, controle, impulsos e muito mais.
É uma condição complexa, mas saiba que ela não é uma doença!
Quais são os sinais da hiperatividade em crianças?
Confira, agora, alguns dos sinais que podem indicar a presença de hiperatividade em uma criança!
1. Agitação
Crianças com hiperatividade tendem a ser excessivamente inquietas. Elas podem mexer constantemente as mãos e os pés, mudar de posição frequentemente e ter dificuldade em ficar sentadas por períodos prolongados.
2. Agressividade
Comportamentos impulsivos, agressividade e explosões de raiva são comuns em crianças hiperativas. Elas podem ter dificuldade em controlar suas emoções e reagir de maneira exagerada a situações frustrantes.
3. Distração
A falta de concentração é um dos sintomas-chave do TDAH. As crianças podem facilmente se distrair com estímulos externos, como barulhos, movimentos ou objetos, e têm dificuldade em manter o foco em tarefas específicas.
4. Dificuldade de aprendizado
A criança hiperativa também pode ter problemas na escola, como dificuldades em prestar atenção nas aulas, seguir instruções, completar tarefas de casa e manter um bom desempenho acadêmico.
5. Problemas de organização
A organização pessoal pode ser um desafio para crianças com TDAH. Elas podem perder objetos com frequência, ter dificuldade em manter seus pertences em ordem e se esquecer de compromissos ou prazos importantes.
Lembrando que nenhum desses sintomas traz 100% de certeza sobre o diagnóstico. Ele só poderá ser feito por uma equipe de profissionais qualificados, que fará testes e levará vários fatores em consideração antes de “bater o martelo”.
Como lidar como uma criança hiperativa?
Lidar com uma criança hiperativa requer paciência, compreensão e, muitas vezes, apoio profissional. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:
- consulte médicos e psicólogos, que podem fazer uma avaliação adequada e recomendar um plano de tratamento;
- estabeleça rotinas consistentes, que ajudam a reduzir a ansiedade e a impulsividade;
- reforce o bom comportamento com elogios;
- ajude a criança a desenvolver estratégias para controlar impulsos e melhorar a atenção;
- mantenha uma comunicação aberta com os professores e equipe pedagógica para garantir que a criança receba o suporte necessário na escola;
- promova a atividade física, que pode ajudar a canalizar a energia excessiva e melhorar a concentração.
Como vimos, uma criança hiperativa não é um problema, apenas algo que precisa ser manejado para que o(a) pequeno(a) possa atingir todo o seu potencial. Agora que você já conhece os possíveis sinais, fique atento(a) a cada um deles!
Aproveite para seguir o Colégio Academia nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, Flickr e YouTube. Nos vemos por lá!