Em meio a uma pandemia mundial, tendo que aprender novos hábitos e manter o isolamento social, como ficam as nossas emoções?
Temos sim que nos preocupar com a nossa higiene, com a nossa alimentação, com o nosso corpo, mas temos também que cuidar da nossa mente. As emoções e o funcionamento do nosso cérebro interferem no nosso organismo. Não podemos separar a saúde física da saúde mental.
Durante alguns momentos de incerteza, é normal que a gente se sinta mais ansioso, triste e angustiado. Afinal de contas, o momento pelo qual estamos passando é atípico. A COVID – 19, além de provocar sérias complicações na saúde física, trouxe também muitas mudanças no nosso estilo de vida e na nossa rotina.
Para ajudar a passar por esse período de maneira mais suave e de forma mais tranquila, trago aqui algumas dicas e sugestões como:
Usar a tecnologia a nosso favor
Em tempos de distanciamento social, a tecnologia está sendo a nossa aliada na interação com nossos amigos e familiares distantes.
Atenção com o excesso de informações
Dosar as notícias, analisar suas reações e evitar estímulos negativos.
Procure um hobby e atividades para o seu bem-estar
Atividades prazerosas podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida.
Manter uma rotina diária
Manter e estabelecer horários. O equilíbrio é fundamental para cuidar da nossa saúde mental.
Cuide do seu sono
Se você conseguir manter um padrão de sono de qualidade, acordará melhor no dia seguinte.
Reconecte-se com a sua família
Aproveite os momentos com os filhos, resgate as relações e respeite as privacidades.
ACALME-SE
Aceite- Contemple- Aja- Libere – Mantenha- Examine-Sorria- Espere.
“Cada momento é único, então aproveite ao máximo cada um deles. O tempo passa e a gente tem que seguir novos caminhos, deixar o que passou guardado na memória e aprender com tudo isso.” (Seixa Lemos)