Artigo

Como estabelecer uma rotina de estudos com os filhos?

Criar e manter uma rotina de estudos é essencial para fortalecer o desenvolvimento infantil e auxiliar o seu filho a dominar os principais conteúdos transmitidos em sala de aula. É por isso que um dos papéis dos pais ou responsáveis é incentivar a prática e torná-la o mais natural possível para a criança.No entanto, nós sabemos que pode ser desafiador estimular o interesse dos pequenos a estudar no contraturno, porque eles já estão em casa e desejam descansar e utilizar suas energias criativas em outras atividades.Pensando nisso, separamos as melhores dicas sobre como organizar a rotina de estudo dos filhos de forma eficaz e dinâmica, sem perder de vista as brincadeiras e os momentos de descanso. Acompanhe a seguir!

O que é uma rotina de estudos?

A rotina de estudos funciona como um guia para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. É uma maneira eficiente de criar o hábito de se dedicar a diferentes conteúdos e conhecimentos de maneira diária.Em geral, a rotina é definida quando se quer alcançar determinados objetivos e metas, como a aprovação em uma prova ou em um exame de vestibular. No entanto, nas fases iniciais da escolarização, é um suporte a mais para o aprimoramento das competências acadêmicas dos alunos.Isso porque contar com planejamento e um cronograma detalhado auxilia no avanço do desempenho intelectual. Sobretudo na infância, incentivar uma rotina para os filhos é uma prática altamente benéfica.Com isso, os pequenos conseguem manter o foco, aumentar a produtividade e aprender algumas noções básicas de responsabilidade e autonomia. Quanto antes os pais conversarem com as crianças e definirem, em conjunto, uma rotina de estudo adaptada às suas necessidades, melhor será o desenvolvimento acadêmico.

Como a rotina de estudo beneficia a aprendizagem?

Uma das consequências mais positivas que a rotina de estudo oferece para as crianças é a disciplina, ao se dedicar aos diferentes temas de aprendizagem. Além disso, os pequenos ainda podem contar com as seguintes vantagens:

  • maior produtividade e desempenho nas atividades realizadas;
  • aumento da concentração ao exercitar o hábito da atenção plena;
  • mais chances de a criança alcançar seus objetivos escolares;
  • aumento da autoconfiança para enfrentar desafios;
  • mais tempo para estar perto dos amigos e da família.

Seja no ensino de crianças, jovens ou adultos, criar uma rotina de estudo favorece o bom desempenho escolar. Contando com uma organização prévia de horários e um local adequado para realizar as atividades acadêmicas, o aluno passa a desenvolver hábitos que serão determinantes para o seu futuro.Estabelecer uma rotina com o filho faz muito bem também para o cotidiano dos pais. Afinal, é uma maneira de tornar o dia a dia mais previsível e aproveitar melhor o tempo disponível em família.

Como organizar a rotina de estudo do filho na prática?

Para usufruir dos benefícios da rotina de estudo, é fundamental combinar algumas regras com o pequeno. Ele precisa compreender o quão importante é manter esse hábito no dia a dia, por isso, dialogue com ele sempre que possível.Mesmo assim, é fundamental planejar a rotina considerando as particularidades do seu filho. Algumas crianças, por exemplo, conseguem realizar boa parte das atividades de forma integral, mas outras precisam de intervalos para assimilar melhor os conteúdos.A indicação é combinar com o pequeno uma agenda semanal, em que ele possa visualizar o que vai fazer a cada dia. Com isso, você dará o exemplo de que a organização e a rotina são importantes.Veja a seguir quais são as principais dicas de organização dos estudos para a melhora do desempenho do seu filho!

Estipule um cronograma confortável para a criança

O primeiro passo para construir uma rotina de estudos com o seu filho é montar um cronograma. Assim como os adultos conseguem organizar os seus horários e as atividades por meio de agendas e calendários, os pequenos também sentem-se mais confiantes quando há uma lista com horários do que deve ser feito no dia.No entanto, existe uma grande diferença entre a agenda adulta e a infantil. Em relação aos pequenos, ela deve ser construída com base naquilo que é mais confortável para eles. A recomendação é estabelecer uma atividade indispensável diariamente e deixar outras práticas como opções para que seu filho escolha qual ele quer realizar.Por exemplo, durante a semana, ele pode ter como prática indispensável a realização das suas tarefas de casa e, ao longo dos dias, escolher em qual disciplina quer aprofundar seus conhecimentos por meio da aprendizagem lúdica e dos jogos. Além disso, é fundamental separar momentos de descanso e lazer para evitar a sobrecarga, combinado?Se o seu filho for mais velho, entre 6 e 10 anos, construa esse cronograma com ele e escute-o sobre as suas preferências de atividades. Assim, é possível entrar em um consenso sobre aquilo que vai estimular o desenvolvimento e o que não pode faltar para o dia dele ser agradável.

Auxilie os filhos nas horas vagas

Comentamos sobre a importância dos períodos vagos, lembra? Eles precisam aparecer no cronograma, deixando claro que o seu filho pode escolher entre diversas atividades para realizar nesses momentos. Acontece que, muitas vezes, ele tende a ficar entediado e não se sentir bem.A fim de evitar esse sentimento, separe uma série de atividades que os pequenos possam fazer, como montar quebra-cabeças, ter uma hora destinada ao uso do celular ou tablet ou um momento para assistir ao desenho preferido dele. Isso fará com que seu filho compreenda que existem diversas opções para aproveitar suas horas vagas de uma maneira mais agradável.

Contemple todas as áreas do conhecimento

O desenvolvimento infantil não acontece de forma fragmentada. A cada ano, as crianças aprendem sobre o funcionamento do mundo, as diferentes relações e como elas podem se inserir nos meios que percorrem de maneira saudável. Todo esse processo de descobrimento ocorre integrando as diversas áreas do conhecimento.Então quer dizer que, quando uma criança aprende sobre matemática, ela também incentiva seu conhecimento sobre história? Exatamente! Afinal, ao entender os processos matemáticos, o seu filho tenta compreender de que forma eles surgiram e em qual contexto foram descobertos, acionando seus conhecimentos históricos.Por isso, é fundamental contemplar todas as áreas do conhecimento na rotina. Para tanto, você pode priorizar uma matéria que será estudada no início do dia e separar exercícios que se relacionam com outros conteúdos, tanto da própria disciplina quanto de outras áreas do conhecimento.

Separe um local exclusivo para o estudo

Você já experimentou trabalhar em um local com muito barulho e cheio de distrações? Se a resposta for positiva, temos certeza de que não foi uma experiência muito boa. O ambiente e o contexto nos quais trabalhamos e estudamos precisam ser neutros, para estimular a nossa atenção e potencializar a apropriação do aprendizado.Em outras palavras, para o seu filho compreender a importância de uma rotina de estudos e se adaptar bem a ela, é necessário criar um local capaz de estimular sua curiosidade e motivação, de modo que seu foco esteja voltado à aprendizagem. Portanto, é recomendado montar um pequeno local destinado somente ao momento de estudo do pequeno.Por exemplo, coloque uma pequena mesa no quarto dele, a fim de acionar sua curiosidade e deixar claro que aquele ambiente é específico para o cumprimento do seu cronograma. Além disso, evite colocar muitos objetos em cima da escrivaninha, pois eles podem distrair a criança e reduzir a eficácia da rotina.

Torne o momento descontraído e agradável

A gamificação do ensino é uma realidade que veio para ficar. Com o surgimento das novas tecnologias na aprendizagem, muitos educadores estão investindo na construção de jogos educativos que tornam o estudo mais dinâmico e agradável para os estudantes.O grande benefício dessa técnica é que ela pode ser utilizada tanto em aula, para atrair a atenção dos pequenos, quanto em casa, auxiliando na construção de uma rotina de estudos estável. Assim, ao longo dos games, seu filho precisa passar de níveis respondendo questões técnicas e práticas sobre os conteúdos do bimestre.Para incluí-la no cronograma, é possível diversificar suas formas de utilização. Por exemplo, existem jogos físicos que estimulam o aprendizado, como quebra-cabeças, caça-palavras personalizados, stop e xadrez. Por outro lado, seu filho pode ter interesse em games virtuais que treinam suas habilidades estratégicas e de raciocínio lógico.A melhor forma de incluir os jogos online na rotina é estabelecendo limites. Você precisa, então, conhecer quais são os níveis, os diferentes desafios e o público do jogo, para manter a segurança do seu filho e garantir que o aprendizado seja realmente eficaz. Aliás, que tal incentivar um momento cooperativo entre a família?Muitos games podem ser jogados em equipe, permitindo um período de união familiar sem perder de vista a aprendizagem que o seu filho conquista com essa prática — que vai desde como trabalhar em grupo até o desenvolvimento das competências necessárias para passar pelos níveis.

Estabeleça recompensas pela finalização de atividades difíceis

O processo de recompensar é um dos mais eficazes para reforçar comportamentos saudáveis nas crianças. Receber um elogio ou um presente, por menor que seja, estimula diversas áreas cerebrais que acionam o sistema de recompensa natural do corpo humano, liberando hormônios que dão a sensação de bem-estar.É por isso que, quando relacionamos a finalização de atividades difíceis com a conquista de um benefício, tendemos a transformar a tarefa em algo prazeroso e muito satisfatório. Consequentemente, a criança deseja cumprir outros exercícios para se sentir bem de forma natural e espontânea.Para criar um bom sistema de recompensas, combine com o seu filho quais são os pequenos presentes que ele quer receber depois de realizar suas atividades principais. Podem ser mais horas usando a tecnologia, um momento em família, uma refeição muito desejada ou algo físico.Percebe como organizar a rotina de estudo dos filhos oferece diversos benefícios? Com ela, o pequeno desenvolve seu senso crítico, de responsabilidade e de limites, fortalece a autonomia e a autoconfiança e reduz os níveis de ansiedade e insegurança. Visando garantir todas essas vantagens, lembre-se de ter uma abordagem positiva para incentivar a aprendizagem de forma saudável.Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita ao blog do CVD e compartilhe o post nas suas redes sociais!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.