Operíodo de distanciamento social é um tempo de aprendizado para todos. Exigeadaptação e preparo contínuo dos responsáveis a essa nova situação. A família émuito importante nesse processo, o clima deve ser de descontração para que acriança vá aprendendo a desenvolver os seus aprendizados. As brincadeiraslúdicas contribuem para a conquista de fatores, como a confiança e asocialização, num clima de brincadeira e alegria.
Sabendoque o esforço e a afetividade são fortes estímulos ao desenvolvimento dacriança, apontamos as seguintes sugestões:
- Desenhoàs cegas: coloqueuma venda na criança e ponha um papel e lápis de cor na frente dela. Em seguida,peça-lhe para desenhar coisas sem ver, como uma boneca, uma casa, um vaso comflor, etc.
- Fantoches: podem ser feitos, por exemplo,através de desenhos, colagens e pinturas nos palitos de picolé.
- Brinquedoscom materiais recicláveis, como:jornais, revistas, caixa de papelão e outros.
- Mímica: pode ser de desenho animado, filmes,animais, etc.
- Caçaao tesouro:preparar com pistas espalhadas pela casa.
- Brincadeirastradicionais:soltar bolhas de sabão, pular corda, brincar de pião e bolinha de gude.
- Boliche: Juntar pelo menos cinco garrafasPET vazias, caneta para plástico e fitas adesivas para enfeitar.
Não resta dúvida de que “entreter e ensinar” a criança num ambiente agradável por meio de ações diversas e prazerosas permite aquisições de habilidades necessárias para o seu crescimento.
Lícia e Ana Paula | Equipe SOE