Crianças e adolescentes precisam desenvolver um pensamento analítico para entender os fenômenos do mundo. Mas, para isso, é preciso mudar comportamentos e ter uma curiosidade insaciável no dia a dia. Pensando nisso, neste post explicamos o que é e como desenvolver o senso crítico em casa e na escola.Também falamos sobre o papel da escola na busca pelo pensamento crítico e quais dinâmicas — a exemplo de debates sobre temas polêmicos e da técnica do teatro em sala de aula — ajudam a despertar a curiosidade dos estudantes em relação a temáticas mais complexas.O que está esperando? Comece a leitura agora mesmo e tire as dúvidas sobre o tema!
Qual é a diferença entre o senso crítico e o senso comum?
Antes de aprofundar o debate, é preciso levantar esta questão: qual é a diferença entre o senso comum e o senso crítico? O senso comum, por um lado, é a postura que as pessoas têm para lidar com situações do dia a dia, com posicionamentos que não precisam ser refletidos e maturados.A capacidade de emitir uma opinião sem muita reflexão está, geralmente, associada à manipulação dos meios de comunicação e ao baixo grau de escolaridade, podendo beirar a alienação.O senso crítico, por outro lado, está baseado na pesquisa, na análise e na postura crítica sobre os fenômenos naturais e humanos. Com isso, espera-se que a postura reflita as capacidades intelectuais da pessoa, mostrando que ela está habituada a dar opiniões bem embasadas e concretas sobre os fatos.A origem grega da palavra "crítica" significa "pergunta" e dá o direcionamento sobre a capacidade de desenvolver o senso crítico, questionando-se sobre o mundo e não naturalizando determinados comportamentos sociais e biológicos.É ensinado que não se deve simplesmente aceitar um padrão sem se perguntar o porquê. Igualmente, o ideal não é desenvolver um estigma em relação a opiniões do senso comum, mas conseguir aprimorar os argumentos diante de uma explicação mal embasada ou naturalizante sobre um fenômeno.
Como desenvolver o senso crítico em casa?
Não cabe apenas à escola desenvolver o senso crítico dos estudantes, pois a característica deve começar a ser aprimorada em casa, com a ajuda da família. Para aguçar essa habilidade, os pais podem cobrar mais questionamento dos filhos diante de determinados assuntos, ensinando-lhes que a formulação de hipóteses pode dinamizar o conhecimento.Além do hábito de se perguntar sobre o funcionamento das coisas, a relação entre pais e filhos pode investir em embasamento científico na hora de dar um argumento. A ciência se baseia no teste de hipóteses para chegar a conclusões interessantes, movimento que auxilia a busca pelo senso crítico.Por fim, outra estratégia para fomentá-lo em casa é levantar discussões polêmicas, as quais, muitas vezes, permitem a defesa de posicionamentos distintos, que devem ser sustentados concretamente, com opiniões confiáveis e facilmente demonstráveis.
Qual a importância de desenvolver o senso crítico nas escolas?
Trata-se de uma habilidade valorizada tanto no ambiente profissional, quanto na formação acadêmica e pessoal. A explicação é que uma pessoa com criticidade diante dos fenômenos do mundo consegue articular os pensamentos, expondo causas e consequências.Por isso, o pensamento crítico é valorizado pelas propostas e currículos escolares no ensino médio e básico, podendo ser aprimorado pelos professores em sala de aula. Dessa forma, alunos com raciocínio ágil ganham destaque facilmente nas atividades realizadas, despertando a curiosidade nos colegas e estimulando a reflexão da turma.
Quais dinâmicas ajudam a desenvolver o senso crítico nas escolas?
Até o momento, você percebeu como o senso crítico é uma habilidade valiosa para os estudantes e por que deve ser trabalhado em sala de aula. Mas a pergunta é: quais dinâmicas ajudam a desenvolver essa capacidade? Propor debates, atividade teatral e brincadeiras podem ajudar nessa tarefa árdua!
Fazer questões sem respostas prontas
No colégio, muitos estudantes estão acostumados a receber respostas prontas dos professores. No entanto, para ampliar o raciocínio dos jovens, uma dica é levar à turma questionamentos que não chegam diretamente ao consenso.A oportunidade ensina os alunos a lidar com temáticas mais complexas, permitindo a exploração de opiniões diversas durante o debate.
Aprender a lidar com o erro
O senso comum é baseado na experiência direta e menos comprometida com os fatos. No entanto, o desenvolvimento da criticidade está ligado à experimentação e a busca por respostas bem fundamentadas. Nesse processo, é importante lidar com o erro, sabendo que se pode ajustar uma postura e crescer diante do improvável.
Propor debates
O debate é a atividade que envolve duas ou mais pessoas que devem contestar um tema com base em argumentos sólidos. O modelo pode servir de inspiração para professores aguçarem a criticidade dos alunos, levando à turma temas complexos, que precisam de uma argumentação profunda para chegar a uma conclusão razoável.
Transformar sala em teatro
O teatro é uma expressão cultural muito utilizada em dinâmicas escolares e extrapola o período de atividades extraclasse. Quanto ao senso crítico, uma composição teatral pode ser encarada como uma poderosa ferramenta de formação pessoal.A partir de uma gincana teatral, por exemplo, os alunos experimentam diferentes posições, ampliando a perspectiva subjetiva sobre determinados temas e colocando-se em uma posição de reflexão sobre si mesmo e o "outro".
Criar brincadeiras
Expor um argumento pode ser uma ação muito formal para as crianças. Por isso, o professor pode apresentar jogos que lidem com a questão do pensamento crítico de maneira lúdica. A proposta pedagógica tende a chamar a atenção dos estudantes, inclusive daqueles mais tímidos, levando-os a demonstrar opinião mais à vontade.Neste post, você aprendeu sobre o senso crítico, que se diferencia do senso comum pela reflexão consistente diante dos fenômenos sociais e biológicos. A habilidade é importante para quem deseja se destacar no trabalho e na vida pessoal, devendo ser aprimorada com uma série de dinâmicas e comportamentos em casa e na escola.O texto foi útil para você, não é mesmo? Então, ajude outros pais a entender a importância do senso crítico para os filhos. Compartilhe agora mesmo o conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!