Artigo

Colo: um jeito inesquecível de uma mãe educar

Falar de colo, carinho, toque,contato físico, em tempo de pandemia, talvez não seja assim tão comum, mas apauta, aqui, é colo de mãe – esse, realmente, é insubstituível...

O colo de mãe na infância é umdos cuidados que ajudam a criança a se constituir como sujeito e a desenvolvermais confiança nos seus parceiros sociais.

Qual mãe não se derreteu ao darcolo e, de repente, verificar um olhar fixo da pequena criança no seu olhar?

Independentemente da idade, acriança precisa se sentir acolhida, seja ao dormir, seja ao se levantar, seja aosentir medo, insegurança, ou mesmo na alegria pelas conquistas diárias.

Muitas mães já devem ter ouvidoque mimam demais seus filhos, que dão colo além do necessário e, na certa,receberam críticas por isso. O necessário é incalculável; estamos falando deamor, de conforto, de segurança, atitudes fundamentais para uma criança segura,pois, ao crescer, ela aplicará tudo isso no cuidado com o amigo, no toque de incentivo, de tranquilização, deaconchego, que vêm perdendo espaço para o individualismo.

Quem não se lembra do colo da mãequando fingia dormir e estava fora da cama? Das histórias antes de dormir? Dasnoites em que fugia para a cama do casal dizendo estar com medo do monstro?Essas lembranças afagam os corações.

Então, não deixe que sua criança passe pela vida sem um colo, aproveite e faça massagens, dance abraçadinha com ela, conte-lhe histórias, enfim, faça com seu filho aquilo que gostaria de que sua mãe fizesse com você, pois colo de mãe é eterno, e essas experiências serão responsáveis pela forma individual de autocuidado e de cuidado com os outros para sempre.

Texto da orientadora Rosimeire Marques, Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Arnaldo.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.