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Colégio Arnaldo fica em 6º lugar em BH no ranking da Redação do Enem 2019

Unidade Anchieta investiu na equipe de professores e adotou uma nova estratégia pedagógica; em 2018, o colégio ficou em 13º no ranking de Belo Horizonte

O Colégio Arnaldo Unidade Anchieta alcançou o 6º lugar no ranking da Redação do Enem em 2019. O ranking é referente às escolas de Belo Horizonte. Em 2018, o Colégio ficou em 13º lugar. Segundo Cléa Mara, diretora da Unidade Anchieta, o bom desempenho do Arnaldo se deve a um conjunto de fatores: “É o resultado de um investimento em professores e equipe pedagógica. Sair do décimo terceiro lugar para o sexto, em um ano, é um resultado muito satisfatório e mostra que estamos no caminho certo”. Cléa conta também que a equipe de professores de Redação reestruturou o ensino, no intuito de valorizar a escrita: “O corpo docente passou a incentivar o processo de produção dos alunos, no sentido de incentivar a escrita com propriedade. A redação do Enem tem cinco eixos fundamentais e eles são levados para dentro da sala de aula”, explica Cléa.

No Arnaldo, os alunos têm contatocom a disciplina de Redação desde o primeiro ano. A instituição acredita quequanto mais cedo iniciar a prática, mais eficaz no processo de escrita o alunose torna. “É a fase que eles estão na alfabetização, os alunos precisam saberler e escrever, mas também argumentar. Por isso a disciplina está presente nagrade curricular desde o primeiro ano”, conta Cléa. Outra estratégia adotadapelo Colégio é a utilização da plataforma Redação Nota Mil. Os temasdisponíveis nela seguem o padrão do Enem e são desenvolvidos para cobrir osassuntos mais importantes da atualidade. A ferramenta também disponibiliza ostemas propostos pelo Exame do Ensino Médio nas edições anteriores.

A média do Colégio em Redação passoude 826 para 880, entre os anos 2018 e 2019, no Exame. Francisco Brugnara,professor das disciplinas Língua Portuguesa e Redação, ressalta que não háfórmula mágica para o sucesso, mas que metodologias adotadas em sala de aula contribuírampara o êxito no resultado. “A aula de Redação foi dividida em duas partesimportantes: a estruturação do dissertativo argumentativo - dentro de um padrãoque o Enem espera - e os estudos temáticos, que são tão importantes quanto à adequaçãoà estrutura textual. Para a construção desse padrão estrutural reuni diversostextos que alcançaram a nota máxima nas edições anteriores do Exame eestabeleci uma relação comparativa entre eles. A partir dessa pesquisa criei umaespécie de modelo e o apliquei nas aulas”, diz Brugnara. Em relação aos estudostemáticos, Francisco explica como foi essencial trabalhar as diversas áreas doconhecimento e como a colaboração dos estudantes foi decisiva nesse processo. “Essefoi, certamente, um diferencial. Nossos alunos sempre traziam excelentes ideias.O repertório era incrível! Isso somava muito à discussão dos temas”.

O docente ressalta, ainda, que o profissionalda área de Redação precisa ter uma abordagem multidisciplinar: “Eu semprebrinco que o professor de Redação deve saber um pouquinho de cada coisa! Bom,eu não sei se, realmente, sei um pouco de cada coisa, mas procuro ter um olhardirecionado para a minha área. Em situações cotidianas, como assistir a umfilme, por exemplo, eu busco entender como aquilo poderia contribuir para aprática textual: se algo vai me servir de repertório; de argumento; se possoutilizar como comprovação para alguma linha argumentativa que estruturei...  Sempre tento fazer essas articulações dadisciplina de Redação com o nosso dia a dia, e sempre compartilho essa dica comos nossos alunos”, conclui Francisco. 

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