Você já ouviu falar sobre cognição social? Esse não é um termo muito conhecido, mas que ainda assim é extremamente relevante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ele diz respeito à nossa capacidade de aprender a nos comunicar e interagir socialmente.
Enquanto a cognição tradicional é voltada ao aprendizado de habilidades e disciplinas, a social se preocupa com a forma como interagimos com as pessoas que estão ao nosso redor. Ou seja: tão importante quanto!
Continue a leitura para descobrir alguns detalhes sobre o assunto e para aprender a ajudar seus filhos a desenvolverem essa questão. Vamos lá!
O que é cognição?
Essa é uma palavra que se refere ao conjunto de processos mentais pelos quais adquirimos conhecimento e compreensão do mundo ao nosso redor. Os exemplos mais comuns são atenção, memória, raciocínio, linguagem e vários outros.
Em outras palavras, ela abrange os processos que permitem que as pessoas entrem em contato com o mundo, entendam as sensações e estímulos vividos e interpretem essas informações, fixando-as em forma de conhecimento.
Por exemplo: quando vemos alguém pulando em cima de uma bola e caindo, temos a percepção e a atenção. Captamos essas informações e nosso cérebro aprende que essa não é uma boa ideia, pois fará com que a gente se machuque. Deu para entender?
E a cognição social?
A cognição social é uma área específica que se concentra nos processos mentais envolvidos na interação social e na compreensão dos outros indivíduos.
Ou seja: é a mesma coisa, mas aqui temos como foco o uso dos processos cognitivos para nos aprender a nos relacionar com outras pessoas.
Como exemplo, podemos citar a situação de uma pessoa tendo os seus sentimentos feridos ao ouvir uma certa frase. Assim, entendemos que aquilo não deve ser feito, pois captamos informações e aprendemos com o contexto.
Quais são os componentes desse tipo de cognição?
Agora, veja alguns “pilares” da cognição social e o significado de cada um deles.
Percepção
Envolve a capacidade de perceber e interpretar informações sociais presentes em expressões faciais, linguagem corporal, voz e outros sinais não verbais.
Empatia
É a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e emoções de outras pessoas, colocando-se no lugar delas e respondendo de forma adequada.
Julgamento
Ao contrário do que se imagina, aqui não temos algo negativo! O julgamento é a capacidade de fazer avaliações e tomar decisões com base em informações captadas pela percepção. Exemplos: formar impressões sobre pessoas, atribuir responsabilidade e julgar intenções.
Comunicação
É o processo de compartilhar informações e sentimentos através da linguagem e de outros meios de comunicação, como gestos e expressões faciais. Está intimamente associada à oratória, mas não tem o mesmo significado, já que esta é a habilidade de se comunicar com eloquência e de se fazer entender pelos outros.
Tomada de decisões
Envolve a consideração de fatores sociais e emocionais ao fazer escolhas e tomar decisões que afetam outras pessoas. É algo extremamente importante, pois envolve outros em atitudes que tomamos.
Quais são as vantagens de uma cognição social desenvolvida?
Chegou a hora de entender quais são os benefícios do desenvolvimento da cognição social em crianças e adolescentes. Confira!
Mais empatia
Uma cognição social desenvolvida permite que as crianças e adolescentes compreendam melhor as emoções e perspectivas dos outros, tornando-os mais empáticos e capazes de se relacionar de forma mais profunda.
Melhora do comportamento
O entendimento das consequências sociais de suas ações resulta em comportamentos mais adequados, respeitosos e cooperativos. Além disso, ajuda no respeito à diversidade e outras questões.
Reconhecimento emocional
As habilidades de reconhecimento emocional são aprimoradas, permitindo uma melhor compreensão das próprias emoções e das dos outros. Inteligência emocional em foco!
Otimização da comunicação
Uma cognição social desenvolvida leva a uma comunicação mais clara, assertiva e eficiente, facilitando a expressão de ideias e sentimentos.
Melhora da resolução de conflitos
As crianças e adolescentes adquirem habilidades para resolver conflitos de maneira pacífica, colaborativa e construtiva.
Mais oportunidades acadêmicas e profissionais
O desenvolvimento da cognição social contribui para o sucesso em ambientes educacionais e no mundo do trabalho, pois promove a capacidade de trabalhar em equipe e se adaptar a diferentes contextos sociais. Além disso, é uma habilidade cada vez mais buscada por recrutadores.
Como desenvolver a cognição social?
Agora que você já tem essas respostas, é hora de entender como, afinal, as crianças e adolescentes podem desenvolver a cognição social. Vamos lá?
Dê o exemplo
Os adultos podem desempenhar um papel importante modelando comportamentos sociais positivos. Demonstrar empatia, comunicação eficaz e respeito pelos outros servirá como um exemplo para as crianças e adolescentes.
Dialogue sempre
Incentive as crianças e adolescentes a compartilhar seus pensamentos e sentimentos, criando um ambiente acolhedor e seguro para a expressão emocional. Isso vai ajudar na compreensão das perspectivas dos outros e no autoconhecimento.
Promova a empatia
Ajude as crianças a entenderem as emoções dos outros colocando-se no lugar deles. Discuta como diferentes ações podem afetar os sentimentos dos outros e incentive a consideração das consequências de suas ações nas interações sociais.
Trabalhe a comunicação
Ensine técnicas de comunicação eficazes, como ouvir atentamente, fazer perguntas claras e usar uma linguagem adequada ao contexto e às pessoas com as quais estamos conversando em cada momento.
Resolução de problemas sociais
Ajude as crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades para resolver problemas sociais, identificando conflitos comuns e discutindo maneiras de resolvê-los de maneira pacífica e cooperativa. É quase como uma conclusão do ENEM… mas no dia a dia!
Ensine sobre emoções
Ajude as crianças a reconhecer e nomear suas próprias emoções, bem como a dos outros. Isso ajudará a desenvolver a inteligência emocional e a empatia. Uma dica: uma animação que trabalha esse contexto é o filme “Divertida Mente”, da Pixar.
Explore diferentes perspectivas
Fure a bolha! Ajude a criança a aprender sobre diferentes culturas, crenças e experiências de vida. Isso ajudará a ampliar sua compreensão do mundo e a respeitar a diversidade.
Foque no trabalho em equipe
Atividades em grupo, como esportes, projetos escolares e atividades extracurriculares, como o teatro, podem ensinar habilidades de colaboração e cooperação. Sem contar que eles também são fundamentais para o desenvolvimento de competências como a empatia e a comunicação.
Incentive o autoconhecimento
Não podemos nos comunicar com outras pessoas e desenvolver a cognição social sem antes nos conhecermos bem! Deixe que o(a) seu(sua) filho(a) desenvolva o autoconhecimento e conte com a ajuda do colégio para incentivar essa característica ao longo da formação emocional das crianças e adolescentes.
Gostou de saber mais sobre a cognição social? Desenvolver essa habilidade é algo primordial para as crianças e adolescentes da geração atual, trazendo uma boa vantagem competitiva para o futuro e preparando-as para a vida.
Para não perder outras dicas e ficar sempre bem-informado(a) sobre os nossos conteúdos, siga o Colégio Academia nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Instagram. Nos vemos por lá!