Artigo

Aula de balé para crianças: conheça 12 benefícios!

As crianças têm muita energia. Por isso, é muito importante que, além das aulas regulares, também realizem atividades extracurriculares. E, nesse ponto, escolher uma opção que faça os pequenos movimentarem o corpo é o ideal.Assim é a aula de balé para criança: uma prática prazerosa, que une música, dança e trabalho em equipe. Tem o diferencial de ser uma atividade completa, pois trabalha com a saúde física e mental, ajudando no desenvolvimento infantil.Se você fica em dúvida se coloca ou não seus filhos no balé, vai gostar de acompanhar este post. Vamos explicar a idade ideal para começar no balé e os principais benefícios de fazer essa dança. Confira a seguir!

Qual é a melhor idade para a criança fazer balé?

O ensino de balé pode começar desde muito cedo. A partir de 2 anos a criança já tem suas habilidades motoras aguçadas e pode participar das aulas da dança. Porém, nesse período de iniciação, os encontros não demandam uma disciplina rígida.Na verdade, as aulas de balé para o público da primeira infância costumam trabalhar mais as atividades lúdicas. É uma forma de entreter as crianças e permitir que elas desenvolvam de forma natural seus movimentos corporais, a coordenação motora e o equilíbrio.Ou seja, o objetivo das aulas de balé para as crianças menores é criar o interesse pela dança e pelo ambiente de socialização acolhedor promovido nas aulas. Com o passar dos anos, a dedicação ao balé pode aumentar.A partir daí, as crianças desenvolvem novas habilidades, até que cheguem a uma maturidade para frequentar aulas com maior duração e nível técnico. A indicação é iniciar o quanto antes e incentivar os filhos desde cedo, pois, com o passar dos anos, a prática do balé pode avançar de forma significativa.

Afinal, quais são as vantagens de colocar as crianças no balé?

O balé é uma atividade riquíssima, que traz uma série de habilidades e conhecimentos para seus praticantes. Além de ser um exercício físico, a dança é uma arte e demanda a dedicação presente em qualquer outra atividade em grupo.Conheça, a seguir, 12 razões pelas quais vale a pena colocar as crianças nas aulas de balé desde cedo!

1. Desenvolve a disciplina e a concentração

Abrem-se as cortinas. Os bailarinos encenam um lindo espetáculo com precisão em cada coreografia. Para chegar a um resultado como esse, os ensaios exigem muito mais do que apenas o movimento do corpo.Na dança, é preciso que o aluno se concentre para que consiga executar os passos da maneira correta. No balé, ele deve ainda ter atenção para lembrar e executar a sequência completa proposta pelo professor. É, portanto, um exercício para aprimorar a memória.Sabemos que as crianças são agitadas por natureza. Dessa maneira, a aula de balé pode ajudá-las a ter foco para trabalhar o movimento de acordo com o ritmo da música — uma habilidade importante a ser desenvolvida e que pode, inclusive, refletir no desempenho escolar.Outro ponto é a disciplina: para participar das aulas, é necessário seguir regras, inclusive em relação ao uso de vestimentas específicas. Como os alunos querem se destacar e fazer parte desse grupo, cumprem o que é estipulado de maneira natural.

2. Aprimora a coordenação motora e o equilíbrio

A aula de balé faz com que a criança trabalhe diferentes grupos musculares, incluindo exercícios, como giros e saltos. É uma atividade tanto prazerosa quanto benéfica para a saúde em geral. Além disso, é importante para o desenvolvimento por aprimorar a coordenação motora e o equilíbrio de forma natural, permitindo que o pequeno aprenda brincando.O balé é um tipo de dança que ainda melhora os reflexos, a capacidade cardiorrespiratória e a flexibilidade dos seus praticantes, sempre respeitando os limites dos músculos e das articulações de cada um.

3. Ajuda na consciência corporal

O balé traz consciência corporal para os pequenos. Mas o que isso quer dizer? Significa que eles passam a conhecer melhor as dimensões e potencialidades do próprio corpo, entendendo como ele se relaciona com o meio externo. As aulas também melhoram a percepção acerca do mundo ao redor, pois ampliam as noções de espaço.Com esses benefícios, as crianças aprendem sobre suas capacidades e limites. A partir disso, são incentivadas a se desafiar. Nesse ponto, elas ficam mais encorajadas a participar de outras atividades físicas ou esportes, criando o estímulo na infância de cuidar da saúde por meio dos exercícios.

4. Melhora a postura

A geração Z e as demais que estão familiarizadas desde cedo com a tecnologia podem aproveitar uma série de vantagens do mundo digital. Por outro lado, o uso de telas em excesso pode provocar alguns problemas na postura. No longo prazo, esse hábito acaba gerando dores nas costas e nas articulações.As aulas de balé para a criança podem ter influência nessa questão, pois os movimentos, para serem bem executados, exigem uma postura correta. Quando a coluna está alinhada, as articulações ficam mais protegidas, o que tem um impacto positivo na qualidade de vida dos pequenos.

5. Estimula a socialização e a cooperação

O bailarino pode ensaiar para um espetáculo solo, mas, no caso das crianças, geralmente as apresentações são em grupo. Dessa maneira, a atividade ensina o valor do trabalho em equipe, pois a coreografia só ficará em harmonia se houver a participação de todos.Assim sendo, as aulas trazem uma grande lição para a criança. Ela passa a valorizar o trabalho dos colegas e até se prontifica a ajudá-los em caso de alguma dificuldade.Os alunos aprendem também qual é seu lugar e papel dentro do grupo. É uma experiência que estimula a socialização, a cooperação e a empatia — habilidades socioemocionais importantes para vários aspectos da vida.A criança também adquire um espaço para interagir e se expressar, o que aprimora sua comunicação e também ajuda aquelas mais tímidas a se soltarem e a mostrarem seu talento.

6. Desperta a curiosidade e o aprendizado cultural

Pode-se dizer que o balé é uma aula que traz um aprendizado cultural, ao despertar a musicalidade das crianças e apresentar para esse público peças clássicas consagradas, como o Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e Romeu e Julieta. Os alunos entram em contato com grandes obras musicais e afloram sua sensibilidade, o interesse por artes e a cultura em geral.O balé é uma expressão artística com uma longa tradição nos países europeus e no Brasil. A história da dança pode ser capaz de despertar a curiosidade de crianças e adolescentes, fazendo com que eles busquem novos conhecimentos sobre o balé, o nome de dançarinos e muito mais.

7. Ajuda com a autoestima

Vamos imaginar uma criança que nunca fez uma atividade física ou aulas de dança e vai começar no balé. É normal que fique receosa de não conseguir aprender e acompanhar os outros alunos. Mas o professor conhece as dificuldades de cada um e trabalha de forma que todos possam se desenvolver em seu tempo.Com o avançar do curso, essa criança vê que pode fazer os movimentos e posturas da maneira correta, ficando mais segura e autoconfiante. Isso tem um impacto bastante positivo em sua autoestima, pois ela percebe que é capaz. Assim, muitos alunos tendem, inclusive, a ficar mais extrovertidos com o balé.Outra questão trabalhada é a persistência: os pequenos bailarinos sabem que é normal errar, porém, com muito treino e determinação, percebem que podem, sim, executar a coreografia com perfeição.

8. Traz mais confiança

As aulas de balé são excelentes alternativas de atividades para trabalhar o senso de confiança, tanto físico quanto mental. É comum os pequenos apresentarem timidez e dificuldade de socialização nos primeiros anos de escolarização. Com o balé, as crianças interagem, se divertem e aprendem a confiar em si, nos educadores e em seus colegas.Além disso, uma habilidade geralmente desenvolvida nas aulas de balé é a liderança. Isso ocorre porque os exercícios físicos possibilitam que a criança se torne protagonista de suas ações, contribuindo para o aumento da autoconfiança e do autocontrole.

9. Fortalece amizades

Da mesma forma, como o balé é uma prática altamente interativa, fica muito mais fácil fazer e fortalecer amizades. Além de que, o balé requer trabalho constante em equipe, o que acaba inspirando na criança as capacidades de comunicação, noção de respeito ao próximo, aos limites individuais e do grupo como um todo.O resultado é a possibilidade de construir fortes laços de amizades com os colegas. Com isso, as chances de aprender a se relacionar, ter mais controle emocional e ser empático aumentam consideravelmente. Isso é potencializado ainda mais quando as aulas iniciam desde cedo.

10. Melhora o processo de aprendizagem

O balé tem o poder de melhorar o processo de aprendizagem, uma vez que a atividade aprimora o foco e a concentração. Nas aulas de balé, a criança é frequentemente estimulada a desempenhar os exercícios propostos pelo professor, o que exige uma boa dose de disciplina.Além de tudo, o balé também desenvolve o conhecimento em outras áreas, como a arte, a música e a cultura. Esse aspecto é bastante positivo, pois permite que o aluno tenha uma formação holística desde a primeira infância. Sem dúvidas, isso pode repercutir e favorecer a sua educação significativamente.

11. Pode incentivar uma futura profissão

Outro diferencial que as aulas de balé oferecem é a oportunidade de a criança ser incentivada para uma futura profissão. Ela pode despertar o desejo de trabalhar com dança e demais carreiras que envolvem a habilidade corporal, o que pode ser extremamente benéfico para o seu futuro profissional.Quando a criança começa a fazer a atividade, muitas vezes ela se apaixona pela dança. Quando apresenta essas qualidades e talento para o balé, as chances de ingressar no mercado de trabalho na área se tornam mais favoráveis. A melhor notícia é que existem inúmeras possibilidades de crescimento na carreira, podendo dar aulas, empreender, se dedicar a pesquisas, entre outros.

12. Melhora a saúde

Por melhorar significativamente as habilidades corporais e mentais, a criança também tem benefícios diretos na saúde. A dança estimula hormônios associados ao prazer e, com isso, gera sensações positivas no aspecto físico e emocional.O bem-estar e a qualidade de vida tendem a aumentar, gerando consequências positivas também no processo de aprendizagem e no cotidiano como um todo. Uma das melhores decisões que os pais podem fazer pelos filhos é investir em uma instituição de ensino que oferece atividades físicas no currículo pedagógico.

Qual é a importância de escolher a melhor instituição?

Elegância, graciosidade, habilidades motoras: são tantos os benefícios de colocar as crianças no balé desde cedo! Porém, se você tem o interesse de colocar seus filhos em uma escola de balé, procure instituições que trabalhem com profissionais qualificados para ministrar as aulas conforme a faixa etária das crianças.Se você já está se preocupando com as mensalidades de uma instituição de balé tradicional, saiba que também existem instituições de ensino escolar que oferecem a opção de aulas de balé como uma das atividades extracurriculares.Nesse caso, além das atividades extracurriculares mais comuns, como futebol, natação e inglês, o aluno da escola pode optar por conciliar seus horários de aulas com os encontros de balé.Essa opção garante às crianças a chance de socializar para além da sala de aula, descobrir seus próprios gostos e criar seus interesses. Tudo isso nas mesmas instalações em que elas frequentam suas aulas normais.Além de trazer mais segurança para pais e familiares, o balé da escola garante que as crianças mais tímidas não precisem enfrentar a ansiedade de socializar em um ambiente que não é familiar. Sem dúvidas, as consequências dessa decisão podem melhorar significativamente o desenvolvimento social, mental e físico do seu filho.A aula de balé para criança é uma prática completa que traz benefícios para a saúde e também para as habilidades socioemocionais. Então, ao escolher uma escola para o seu filho, considere as instituições que ofereçam essa atividade extracurricular. Desse modo, você saberá que o ambiente é seguro, além de ser prático para você, já que não terá que se deslocar pela cidade, levando a criança da escola para outros cursos.Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga o Colégio Verbo Divino nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Flickr.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.