Miguel Kamirang, ex-aluno do Colégio Academia, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e irá para o Maranhão gravar um documentário sobre o povo Tenetehara-Guajajara.
O projeto do artista, que atualmente cursa Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), busca resgatar suas raízes e honrar a memória de seu avô, indígena da etnia Tenetehara, falecido no ano passado.
Para Kamirang, o Colégio Academia foi crucial em seu desenvolvimento acadêmico e sempre proporcionou um ambiente acolhedor para suas descobertas pessoais e artísticas. “Esse apoio me possibilitou abrir os olhos e entender que, às vezes, é preciso dilatar o tempo e imaginar um mundo novo”, afirma.
Durante o documentário, o artista pretende documentar as histórias e tradições do povo Tenetehara-Guajajara e, por meio da análise do passado, encontrar novos caminhos e respostas para o mundo contemporâneo. “Acredito que a vida não terá futuro sem olhar para trás. Precisamos resgatar o passado ancestral e as cosmovisões sustentáveis do passado para construir um futuro mais consciente e conectado com nossas origens.”