Há crianças de todo tipo: as mais quietinhas e as extrovertidas, as que adoram uma boa bagunça, as mais geniosas e as que são bem tranquilas. Assim como os adultos, são muitos os tipos de personalidade, e cada um deles tem a sua beleza e importância.
No entanto, muitas pessoas não conseguem lidar com algumas características, como é o caso da criança bagunceira. Esse é um tipo de personalidade que pode causar confusão, já que muitos pais não sabem bem o que fazer com esses pequenos.
Se você é pai, mãe ou responsável por uma criança bagunceira, respire fundo: a gente vai ajudar! Continue a leitura para conferir algumas informações que podem ser muito úteis.
Criança bagunceira ou hiperativa?
Crianças são naturalmente muito enérgicas e adoram uma boa bagunça. Isso faz parte do desenvolvimento dos pequenos. No entanto, é possível que o(a) seu(sua) filho(a) seja, na verdade, hiperativo.
Essa é uma realidade que abrange apenas uma pequena parcela dos casos, mas que deve ser considerada. Procure apoio profissional (de psicólogos ou médicos) caso note os seguintes sintomas:
- problema de foco;
- dificuldade de concentração;
- inquietação extrema;
- dificuldade de manter o interesse em uma atividade por mais que alguns minutos;
- problemas na escola, entre outros.
Converse com os professores sobre as suas dúvidas e veja a opinião deles, tudo bem?
Como lidar com uma criança bagunceira?
Agora, é hora de você conferir algumas dicas que podem ajudar muito no dia a dia com uma criança bagunceira. Vamos lá?
1. Desenvolva uma rotina
O primeiro passo para ajudar com a questão das bagunças é desenvolver uma rotina. Pouco a pouco, a criança vai se tornando mais organizada, ainda que o começo possa ser um pouco turbulento.
2. Não execute as tarefas pela criança
Nunca “jogue a toalha” e execute as tarefas pelos pequenos. É fundamental que eles compreendam que aquilo é uma obrigação deles e que só poderá ser feito por eles, tudo bem?
3. Evite recompensas materiais
Sempre que possível, evite dar recompensas materiais para um bom comportamento e, em hipótese alguma, “chantageie” a criança para que ela se comporte bem em troca de algo. O fim da bagunça é algo que deve vir naturalmente, a partir de responsabilidade e tratos de confiança entre as partes.
4. Priorize o diálogo
Sem brigas! Converse sempre que possível. Uma bagunça em casa não é o fim do mundo, por mais estressante que possa ser. Respire fundo e trave diálogos para que a criança entenda a importância de fazer as tarefas, mas não deixe que isso esgote a todos emocionalmente.
5. Elogie os reforços
Além de conversar, é fundamental que você elogie. Notou que a criança fez algo que foi pedido, como organizar o quarto depois de brincar? Valorize o esforço e faça elogios que permitam que ela se sinta confiante e observada.
6. Seja exemplo
De nada adianta exigir muito e, no final das contas, ser um adulto bagunceiro. É importante dar o exemplo! E você pode até mesmo dramatizar, mostrando como não gosta de fazer aquela tarefa, mas faz mesmo assim porque é importante manter tudo organizado.
7. Dê tempo ao tempo
Muitas vezes, a bagunça exagerada é algo passageiro, que faz parte do processo de amadurecimento emocional das crianças. Continue com as suas orientações e, em breve, é bem provável que o pequeno se torne mais responsável e tranquilo. A vida é feita de fases!
Como podemos ver, lidar com uma criança bagunceira pode ser desafiador, mas é algo que tem solução. E, claro, é fundamental que os pais também contem com o apoio da escola em todo esse cenário. Então, notifique a direção e o corpo docente para que eles possam ajudá-lo(a) nessa!
Para fechar, que tal você aproveitar e seguir a gente nas redes sociais? Você pode encontrar o Colégio Academia no Facebook, Instagram e YouTube. Nos vemos por lá!