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A intencionalidade pedagógica como estratégia de ensino

Agir com intenção é sinal de consciência do que se está fazendo, e isto se aplica as ações pedagógicas de sala de aula. A intencionalidade pedagógica acontece quando os professores vão além do simples planejamento de conteúdos e agem de forma adequada para alcançar objetivos que são essenciais no processo ensino-aprendizagem.

O ato de ensinar e aprender requer olhar e cuidados pedagógicos, em tese, por ter “intenções” a serem contempladas. Isso acontece em vários momentos como na hora da acolhida, rotina inicial, rodinha, participar das atividades propostas, hora do conto, da música, momento de criatividade (trabalho diversificado) e outros… Ufa!

Uma sucessão de incansáveis etapas do dia, marcadas pelo tempo do relógio, tempo de cada criança e dos professores e equipe pedagógica. E por trás de cada atitude, temos uma fala, uma ação, uma intenção pedagógica dando sentido a tudo.

Educação com intenção parte de educadores comprometidos com os alunos, profissionais ativos e nunca passivos a respeito do que se fazem. No decorrer deste post, vamos explicar mais detalhes sobre a intencionalidade pedagógica nas escolas. Confira!

O que é intencionalidade pedagógica?

Intencionalidade pedagógica é um princípio que rege o trabalho do professor. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encontramos esse princípio denominado de "intencionalidade educativa".

Para a BNCC, a intencionalidade educativa ou pedagógica aparece em todas as atividades do educador que envolvem a organização e a promoção de experiências que estimulem os alunos a conhece a si e ao outro, além de compreender relações com a natureza, com a produção científica e com a cultura.

Ao pé da letra, podemos entender a intencionalidade pedagógica como o ato de colocar em prática uma intenção que tem finalidades pedagógica, ou seja, que visa o aprendizado. O educador precisa ter isso em mente de maneira clara quando propõe uma atividade para os alunos.

Como essa atividade pode contribuir com a rotina dos alunos? Quais são os possíveis impactos? O que ela pode trazer de aprendizado? Todas essas questões podem ser pensadas a partir da intencionalidade pedagógica.

Quais são os objetivos da intencionalidade pedagógica?

A maneira como a intencionalidade pedagógica aparece na escola pode variar de acordo com a etapa de ensino: Educação Infantil, Educação Fundamental I/II e Ensino Médio.

Cada etapa possui suas particularidades. Por exemplo, na Educação Infantil, a intencionalidade está presente na rotina de cuidados, na hora da história e nas festividades, mas também nas atividades propostas pelos professores e trabalhos em grupo.

No entanto, em todos os casos, os educadores precisam planejar tarefas que permitam às crianças ter novas experiências com autonomia e serem protagonistas de suas próprias jornadas do conhecimento.

A intencionalidade pedagógica pode estar expressa de maneira clara no Projeto Político Pedagógico (PPP), um documento que demonstra a proposta educacional de ensino de uma instituição. O PPP é obrigatório para todas as escolas do país.

Quais são os desafios da intencionalidade pedagógica?

Um dos maiores desafios da intencionalidade pedagógica, e um dos mais atuais, é a sua aplicação no ensino remoto ou na educação híbrida. Isso porque os seus objetivos devem se mostrar presentes da mesma forma como acontece no ensino presencial.

As atividades precisam ser bem planejadas, seguindo objetivos que permitem ao aluno ganhar novas habilidades e construir seu desenvolvimento de maneira integral. Os recursos tecnológicos precisam ser usados a favor da didática e do interesse dos alunos, garantindo que os professores cumpram seus propósitos de ensino.

Outro desafio da intencionalidade pedagógica é proporcionar experiências de participação dos alunos, expressão e conhecimento de si mesmos. É importante que existam projetos que visem ajudar as crianças na inteligência emocional, o que ajuda a enfrentar desafios de maneira consciente e pautadas no bem-estar individual e coletivo.

Como vimos, a intencionalidade pedagógica deve estar presente em todos momentos das atividades escolares, independentemente da fase de ensino dos alunos. Trata-se de um princípio que rege os objetivos da escola e que pode estar expresso de maneira clara no Projeto Político Pedagógico.

Mas, e você, o que acha desse assunto? Deixe sua opinião nos comentários compartilhando sua experiência com a gente!

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo Freire)

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