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A IMPORTÂNCIA DO DIA DO ÍNDIO

No Brasil muito antes de ser realizado, no México, em 19 de abril de 1940, o Primeirocongresso Indigenista interamericano formado por autoridades governamentais e de várioslíderes indígenas, onde aí ficou, por causa do encontro, instituído o Dia do índio, aderido peloBrasil em 1943 pelo decreto-lei 5540 criado pelo presidente Getúlio Vargas, já se preocupavacom a questão indígena.A política indigenista no Brasil é datada desde 1910 com a criação do Serviço de proteção aoÍndio (SPI), no Governo de Hermes da Fonseca, em um contexto que ainda predominava asideias evolucionistas de tutela ao povo indígena, por considerar os índios incapazes de seautodeterminarem.A FUNAI criada em 1967, manteve a ideia de tutela e de integração dos indígenas à sociedadebrasileira reforçando a relação paternalista e intervencionista do estado nas questõesindígenas mantendo-as submissas e dependentes.A partir dos anos 80 com o processo de redemocratização que culminaria com a constituiçãode 1988 a relação Estado povos indígenas muda de viés ideológico extinguindo a figura datutela reconhecendo e garantindo o direito de autonomia decorrentes das característicasculturais do povo indígena, significou ainda um grande momento na política fundiária indígenagarantindo o processo de demarcação das terras indígenas, visibilizando o usufruto de susterras mantendo viva a cultura tradicional indígena.Em 2009, foi editado o Decreto nº 7056/09, que instituiu um processo de reestruturação doórgão indigenista. As mudanças tiveram como objetivo a otimização do funcionamento doórgão, a ruptura com o paradigma assistencialista, e renovação das formas de relação daFunai com as comunidades indígenas em âmbito local.O encontro das culturas europeias, africanas e sobretudo indígena é que caracteriza o povobrasileiro que possui diversos matizes culturais dos primeiros habitantes de nossa terra.Herdamos na culinária a utilização da mandioca e suas variações. Caju, guaraná, cupuaçu eaçaí, sem falarmos das ervas e chás de plantas medicinais continuam sendo crenças de curamuito utilizadas, como o chá de boldo, pó de guaraná, a alfavaca e semente de sucupira.A língua portuguesa falada no Brasil, torna-se diferente do idioma de Portugal, devido ainfluência da língua tupi-guarani, de origem da união entre as tribos tupinambá e guarani.Mesmo tentando coibir essa integração quando o Marques de Pombal, a partir de meados doséculo 18, proibiu o uso e o ensino do tupi no Brasil e decretou o português língua oficial, onosso português brasileiro ficou distinto do falado na metrópole.Segundo o filólogo Evanildo Bechara, organizador do Dicionário da Academia Brasileira deLetras (ABL), é difícil dizer quantas palavras do português são originárias do tupi. “Nosdicionários, há palavras que não são mais usadas e há algumas até que só têm um uso emdeterminada região”, diz.Além dos nomes de plantas, animais e gastronomia, houve uma grande contribuição do tupipara os nomes de lugares no Brasil. Topônimos como Iguaçu, Pindamonhangaba, Ipiranga,Ipanema, Itaipu e Mantiqueira são palavras ou expressões indígenas. Há heranças do tupitambém em verbos, como cutucar, e em expressões populares como estar na pindaíba ou ficarjururuA influência cultural indígena em nossas vidas vai de contos a costumes. Na escola, ascrianças aprendem a lenda do Curupira, um habitante da floresta que protegia as plantas e osanimais e tinha os pés com calcanhares para confundir os caçadores. O personagem é umaficção do escritor Sérgio Buarque de Holanda, mas lembra a mania dos índios de andar paratrás para confundir os europeus e bandeirantes. Tem também o “Papa-capim”, o menino índioque vive na Floresta Amazônica, personagem dos quadrinhos de Maurício deSouza. Andardescalço pela casa e dormir em redes são hábitos herdados dos índios.Seu falarmos do belo artesanato produzido a partir de fibras, palhas, penas, escamas depeixes, sementes, plantas e do barro, conhecido em diversas partes do mundo, nasceu dasmãos das índias nos tempos primórdios.Ou seja, somos que somos graças a uma significativa contribuição dos nossos irmãosindígenas e esse dia comemorativo existe para refletirmos a importância desses que no falar,na culinária, na localização e na forma de viver está enraizado no íntimo de cada brasileiro epara as gerações vindouras compreenderem a nossa identicidade é fundamental garantir asobrevivência desta maravilhosa cultura que aquece a nossa brasilidade.Aulus AugustoFontes:http://www.funai.gov.brhttp://agenciabrasil.ebc.com.brhttps://www.bbc.com/portuguese/brasil-43831319

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