Algumas citações são tão emblemáticas e cheias de significado que se tornam praticamente ditados populares. Uma delas partiu da mente de John Donne, poeta inglês. Ela diz que “nenhum homem é uma ilha”, ou seja, ninguém consegue viver e se desenvolver completamente sozinho.Essa é, sem dúvidas, uma máxima verdade. O homem é, por natureza, um animal social e para que possamos conviver bem com os nossos iguais (e também os que não são tão iguais assim, em respeito à diversidade), precisamos trabalhar as habilidades socioemocionais.Como pais, responsáveis e familiares, como podemos ajudar os nossos filhos (sejam eles crianças ou adolescentes) a desenvolver essas habilidades de maneira completa, adequada e eficiente? Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto tão importante!
O que são habilidades socioemocionais?
São habilidades que, com o nome já indica, ajudam nas interações sociais por meio do controle das emoções.São competências essenciais para a vida em sociedade, que permitem que as pessoas tenham interações mais saudáveis, com menos brigas e conflitos. É, também, algo essencial para a vida escolar, acadêmica e profissional.
Quais são as principais habilidades socioemocionais?
Agora, conheceremos algumas habilidades socioemocionais importantes. Vamos lá?
Autoestima
O amor próprio é uma grande habilidade socioemocional. Lembrando que isso não tem qualquer relação com soberba, arrogância ou a sensação de superioridade, mas sim com o respeito por si mesmo.
Empatia
Se colocar no lugar do próximo e respeitar os sentimentos alheios também é uma habilidade socioemocional. É possível dizer que essa é, inclusive, uma das competências mais relevantes para a vida em sociedade.
Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo também é uma grande habilidade. Ter esse ponto bem desenvolvido ajuda na realização de boas escolhas em todos os âmbitos da vida, além de permitir que as pessoas conheçam os próprios limites e possam se resguardar emocionalmente caso precisem.
Confiança
Pessoas inseguras tendem a fazer escolhas erradas ao longo da vida, ou perder oportunidades por não confiarem em si mesmas. Então, trabalhar a confiança nas crianças e nos adolescentes também é uma questão importante para que eles possam ter bons desempenhos em todas as áreas da vida.
Respeito
Além de respeitar a nós mesmos, é fundamental que saibamos lidar com as diferenças e possamos respeitar todos igualmente. Esse também é um trabalho conjunto entre a família e a escola e é uma habilidade essencial para o convívio social.
Autocrítica
Uma pessoa deve ser capaz de identificar não apenas os seus pontos fortes (com a autoestima e confiança), mas também os fracos. E, claro, lidar com eles de maneira inteligente e não se deixar abalar! Com a autocrítica, conseguimos perceber o que pode ser melhorado e trabalhar para alcançar resultados melhores.
Inteligência emocional
Por fim, temos a inteligência emocional, que corresponde à capacidade de saber lidar com sensações negativas de maneira tranquila, ponderando as nossas atitudes e refletindo antes de agir.
Como ajudar os jovens a desenvolver essas habilidades?
Para finalizar, que tal conferirmos algumas dicas para que você possa ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a desenvolver tais competências? Confira a seguir!
1. Incentive a resiliência
Resiliência é o nome dado à capacidade de algo voltar ao estado inicial após ter sido modificado. Ou seja: quando alguém nos fere, por exemplo, ou uma situação desagradável ocorre, precisamos superá-la e voltar à nossa forma original. Essa é uma característica que deve ser estimulada por meio de conselhos e muita conversa.
2. Permita que ele explore novas atividades
As habilidades socioemocionais também podem ser desenvolvidas a partir da realização de atividades diversas. Permitir que o(a) seu(sua) filho(a) corra riscos com segurança é um dos pilares primordiais para que ele possa desenvolver a inteligência emocional, descobrindo os próprios limites e lidando com frustrações e expectativas.
3. Conte com a ajuda de elementos lúdicos
Elementos de ludicidade são fundamentais para que as crianças possam desenvolver competências cognitivas e desenvolver o sistema nervoso da maneira adequada. No entanto, brincar também ajuda os pequenos a se conhecerem melhor, identificando o perfil da própria personalidade e aprendendo a lidar com as suas particularidades.
4. Promova o contato com as artes
Estimular o contato dos jovens com as artes é outra maneira de ajudá-los a desenvolver empatia, controle emocional e muito mais. Atividades como a leitura, a música, o teatro e a dança são ótimas formas de conectar as pessoas consigo mesmas e fazer com que elas se conheçam a um nível muito profundo.
5. Elogie as boas atitudes
O poder do elogio é inegável. Muitas pessoas com poucas habilidades socioemocionais são também indivíduos negligenciados, inseguros e que não tiveram o contato com o incentivo e os elogios ao longo da infância e da adolescência. Elogiar é uma ótima maneira de trabalhar o autoconhecimento e a autoestima!
6. Priorize sempre o diálogo
Outra atitude que ajuda (e muito!) na hora de desenvolver habilidades socioemocionais é o diálogo. Priorize a conversa acima das brigas e se mostre como um amigo dos seus filhos. Essa sensação de confiança não apenas melhorará os vínculos entre as pessoas da casa, mas ajudarão bastante no autoconhecimento e autorrespeito.
7. Fortaleça os vínculos familiares
Já que falamos sobre a família, não deixe de buscar o fortalecimento dos vínculos entre os membros do núcleo familiar sempre que possível. Uma estrutura sólida de base é fundamental para que o(a) jovem possa continuar a edificar uma relação saudável com as próprias emoções.
8. Invista em terapia
Outra forma de trabalhar as emoções e o autoconhecimento é fazer terapia. Se engana quem acha que esse tipo de estratégia é recomendado exclusivamente às pessoas que lidam com algum tipo de transtorno emocional. Muito pelo contrário: ela é uma ótima aliada na prevenção de problemas do tipo e é indicada para todos.
9. Escolha uma boa escola
Por fim, para ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a se desenvolver educadamente no aspecto socioemocional, uma dica importante é escolher uma escola que esteja preocupada também com essas questões. No Colégio Academia, essas habilidades são assuntos levados a sério!Gostou de conhecer essas dicas e informações sobre as habilidades socioemocionais? Agora, é hora de coloca-las em prática no dia a dia do(a) seu(sua) filho(a) e ajudá-lo a desenvolvê-las. Esse é um passo primordial para o surgimento de um futuro cidadão integrado com a sociedade e consigo mesmo!Agora, que tal aproveitar e curtir a página do Colégio Academia no Facebook? Por lá, você confere todas as novidades e dicas que passamos aos nossos leitores. Esperamos a sua visita!