Crianças costumam ser bem ativas, curiosas e facilmente distraídas por qualquer estímulo interessante à sua percepção. Por isso, a concentração na educação infantil pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para os pais que lidam com os pequenos sem tantas estratégias educadoras.Em geral, a duração da concentração na infância não é tão longa quanto acontece nos adultos. Mesmo assim, existem estratégias que podem ser usadas para tentar contornar a situação e garantir um bom desempenho das atividades escolares e extracurriculares. Vamos conferir?
1. Use jogos educativos
Para que os desafios sejam realmente estimulantes para os pequenos, pode ser interessante incluir algum grau de dificuldade. Isso é facilmente proporcionado pelos jogos educativos, que propõem objetivos claros, conduzem a criança por um processo de aperfeiçoamento e ainda podem ser usados para uma competição saudável.Os jogos educativos também costumam ser bastante flexíveis, o que significa que são uma boa alternativa para a criança usar sozinha, com os pais, com os irmãos ou com os amigos. Assim, você pode tê-los por perto como uma opção sempre que a atenção dos pequenos estiver mais dispersa.
2. Utilize atividades com histórias
Atividades com histórias também são ótimos recursos para fisgar a atenção e manter a concentração dos pequenos. O motivo é bem simples: eles querem saber como a trama se desenrola e qual é o final do enredo todo, por isso, se interessam.Então, sempre que possível, introduza uma historinha na atividade que você está tentando propor. Elas são ótimas para exercícios que costumam deixar os pequenos mentalmente fatigados, como estudar matemática, por exemplo. Com personagens fictícios por trás dos cálculos, o dever de casa pode se tornar mais divertido.
3. Defina uma rotina
Concentração na educação infantil é uma habilidade que pode ser treinada. Como as crianças estão sempre muito ligadas a tudo o que acontece à sua volta, é importante que elas saibam o momento exato em que precisam se desligar e focar naquilo que está na sua frente.Uma rotina pode ajudar muito com isso. Se todos os dias, ao chegar da escola, a criança tomar um banho, lanchar e for fazer as atividades, ela se habituará facilmente com esse ritmo. Assistir à TV ou brincar antes de concluir suas obrigações nem passará pela sua cabeça como uma possibilidade real, ajudando a manter o foco.
4. Crie ambientes próprios
Outro truque fundamental para estimular a concentração na educação infantil é oferecer um ambiente próprio para os estudos e que seja estimulante para essa finalidade. Infelizmente, muitas crianças desenvolvem o hábito de levarem as tarefas para a mesa da sala de jantar ou cozinha, espaços que geralmente sofrem o trânsito dos outros membros da família.As conversas, a TV ligada e o próprio movimento dos adultos em torno da criança podem servir para desconcentrar. Por isso, monte um espacinho dedicado aos estudos do pequeno, com uma mesa bem iluminada, uma cadeira confortável e todos os utensílios que ele precisará para concluir suas tarefas. Se ele puder ficar em silêncio, melhor ainda.
5. Incentive a participação ativa
No sistema tradicional de ensino, é muito comum que as crianças sejam submetidas a aulas expositivas — o professor fala e elas escutam. No ensino híbrido, as aulas gravadas seguem a mesma dinâmica. O problema é que essas atividades podem dificultar a concentração prolongada da criança.Então, para contornar o problema, envolva o seu filho ativamente nas atividades. Se a tarefa for prática, só interfira quando ele realmente não for capaz de fazer sozinho. E, ao revisitar uma aula gravada, por exemplo, faça perguntas ou peça que ele explique o que acabou de ouvir. Isso pode tornar as coisas mais interessantes.
6. Programe as pausas
Tão importante quanto os momentos de concentração, é garantir que o seu filho fique devidamente descansado para não se sobrecarregar com os estudos. Por isso, programe pausas de 10 ou 15 minutos a cada 40 minutos de foco, por exemplo.Nesses intervalos, proponha sempre que o descanso aconteça de forma integral. Estimule a criança a ir ao banheiro, tomar água, fazer um lanche ou mesmo se alongar ou brincar com o pet por alguns instantes. Isso ajudará a retomar a atenção assim que ela voltar para outra sessão de foco.
7. Gaste as energias extras
Uma maneira de aumentar a concentração na educação infantil é gastando a energia extra que faz com que a criança fique relapsa durante os estudos. Por isso, as atividades físicas costumam ser tão relevantes nessa fase da vida.Além disso, você pode usar os esportes e outras atividades para reforçar a habilidade do seu filho em se concentrar em algo específico. Ao treinar suas habilidades motoras, é preciso que ele se mantenha atento aos movimentos que está fazendo. E essa capacidade também pode ser levada para a sala de aula ou para as sessões de estudos em casa.
8. Limite o uso de tecnologia
Outra dica valiosa é limitar o uso de tecnologia. Apesar dos instrumentos tecnológicos serem ótimas ferramentas para o aprendizado infantil, eles são hiper estimulantes. Por isso, quando usados em excesso, podem atrapalhar.Estar sempre em contato com as telas — como TV, videogame, celular e computadores — faz com que a criança fique sempre ansiosa para voltar para elas. Com isso, elas tendem a fazer as tarefas correndo e sequer prestam atenção à execução. Sendo assim, nossa recomendação é que o uso de tecnologia seja sempre associado ao aprendizado e em dosagens pequenas.Motivar a concentração na educação infantil é parte importante do desenvolvimento dos pequenos. Isso é o que vai permitir que eles aprendam mais, tenham mais autonomia para executar suas atividades, consigam pensar melhor e realmente se tornem mais produtivos.Nesse sentido, os pais e a escola devem desempenhar um trabalho conjunto. Ambos podem trocar experiências, conhecimentos e técnicas utilizadas, tanto na sala de aula, quanto nas atividades feitas em casa para melhorar a concentração na educação infantil. Assim, fica mais fácil descobrir como manter os pequenos interessados nos conteúdos por mais tempo.E, se você gostou deste conteúdo, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das novidades! Estamos no Facebook e no Instagram!