Artigo

7 brinquedos criativos que ajudam na alfabetização das crianças

Educar é uma grande aventura! Cheia de processos, descobertas e boas práticas, a educação é, sem dúvidas, um prato cheio para a criatividade. E, em todo esse processo, tanto educadores quanto os alunos podem (e devem!) se divertir para aprender, independentemente de quais sejam as suas faixas etárias.

Dito isso, há um tipo de estratégia muito utilizada na educação infantil: os brinquedos criativos. Já que educar tem tudo a ver com diversão, nada melhor do que aprender brincando, não é mesmo?

Mas, afinal, o que são esses brinquedos? Qual é a função deles nos processos educacionais? Como trazê-los para o dia a dia da criançada? Confira a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo abaixo!

O que são brinquedos criativos?

Brinquedos criativos são estruturas utilizadas para desenvolver habilidades e competências naqueles que brincam com eles. Eles podem ser divididos entre pedagógicos e educativos, mas ambos têm a função de trabalhar certos fatores e desenvolver o aprendizado por meio da brincadeira.

O interessante é que esse tipo de recurso não é útil apenas para as crianças, sendo também excelente para o desenvolvimento de adolescentes, adultos e, até mesmo, idosos. No entanto, o seu uso na educação infantil é muito mais recorrente. Mas fica a dica: nunca é tarde para brincar e aprender!

Qual é a importância e função deles na educação infantil?

A função dos brinquedos criativos é, como o nome indica, educar e divertir ao mesmo tempo. Eles fazem com que os pequenos possam aprender brincando e, assim, desenvolver habilidades importantes.

Algumas delas são a coordenação motora, a criatividade, a consciência corporal, a aptidão com números, o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e por aí vai. O objetivo é sempre fazer com que esse seja um processo gradual e divertido, sem a imposição de pressões e sem aquela ideia de “estamos aprendendo”. 

Aqui, é utilizado o instinto natural da criança: brincar! Por meio das brincadeiras, interação e criatividade, o conhecimento e aprendizado são construídos de maneira fluida e natural.

Quais são os exemplos de brinquedos pedagógicos e educativos?

Confira, agora, alguns tipos de brinquedos que se enquadram na categoria “criativos”. Vamos lá!

1. Lousa para desenhar

Quem não gosta de desenhar, não é mesmo? Seja uma obra-prima digna de Monet e Picasso ou bonecos de palitinho, não importa. É sempre divertido!

Dito isso, crianças também adoram brincar com a imaginação e desenhar o que está passando em suas mentes rápidas e divertidas. Por isso, uma lousa no quarto cria o cenário perfeito para que isso possa acontecer sem tempo determinado, além de possibilitar brincadeiras performáticas como a de “escolinha”.

2. Jogos de memória

Jogos de memória, como o nome indica, são excelentes para fortalecer a memória. Mas não é só isso: eles também trabalham questões como a paciência, a persistência e, até mesmo, a elaboração de estratégias.

Então, essa é uma forma bem divertida de desenvolver as habilidades cerebrais dos pequenos e, ao mesmo tempo, prepará-los em um nível socioemocional. Só vantagens!

3. Quebra-cabeça

Assim como os jogos da memória, os quebra-cabeças são excelentes para desenvolver competências como a resiliência, a adaptabilidade e a paciência. Permitem, também, que a visão espacial melhore.

Além disso, o raciocínio lógico e analítico também é trabalhado fortemente com essa brincadeira. Afinal, é necessário bolar estratégias para montar a figura o mais rápido possível. 

4. Imagem e Ação

O jogo de Imagem e Ação é uma atividade de tabuleiro que demanda a participação de muitas pessoas. Assim, toda a família pode participar e se divertir!

Aqui, a criatividade e a habilidade de desenho fazem toda a diferença, além de um bom toque de capacidade de se comunicar. É um jogo muito dinâmico e divertido para pessoas de todas as faixas etárias. 

5. Dominó

O dominó é um tipo de jogo que faz a cabeça de pessoas de todas as idades. Afinal, ele é uma ótima desculpa para juntar a galera e fazer campeonatos que, por vezes, podem ficar até meio inflamados. É bem competitivo!

Mas as crianças também podem se beneficiar, desenvolvendo o seu conhecimento de número e trabalhando a criação de estratégias. Afinal, se dá melhor aquele que sabe “contar as peças” e trabalhar com o que tem em mãos.

6. Torres de blocos

As torres de blocos são muito divertidas e desafiadoras. Além de permitir que formas sejam criadas, estimulando a imaginação e a criatividade, elas têm o desafio extra do equilíbrio e noção espacial.

Sendo assim, as crianças podem desenvolver muitos aprendizados enquanto brincam com esse jogo, além de poder interagir com outras crianças e desenvolverem, também, as habilidades sociais.

7. Brinquedos de encaixe

Outra ótima forma de trabalhar o desenvolvimento cognitivo dos pequenos é oferecer brinquedos de encaixe para entretê-los e ensinar ao mesmo tempo.

Joguinhos do tipo são excelentes para desenvolver a criatividade, a consciência corporal e a noção de espaço. São indicados para todas as faixas etárias, desde que as questões de segurança sejam devidamente respeitadas.

Como escolher os melhores brinquedos educativos?

Não há uma regra específica quanto à idade de cada um dos brinquedos mencionados acima, mas é claro que é preciso usar bom senso na hora de escolhê-los.

A primeira dica diz respeito à segurança. Evite, sempre, brinquedos com peças pequenas, que podem ser aspiradas ou engolidas por crianças menores. A segunda fala sobre a faixa etária e desenvolvimento indicados para entender cada uma das brincadeiras.

A dica para escolher é sempre dar uma olhada na própria embalagem dos brinquedos, que traz uma idade recomendada. E no caso de jogos como o dominó, faça a apresentação e veja como a criança reage. Mas, na maioria das vezes, esse tipo de brincadeira é mais indicada para crianças maiores, por volta dos 6 anos.

Gostou de saber mais sobre os brinquedos criativos? Esperamos que sim! Agora, que tal implementá-los no dia a dia das crianças que fazem parte da sua vida? Assim, elas vão se desenvolver de forma muito mais completa!

Aproveite e confira a página do Colégio Academia no Facebook! Por lá, trazemos dicas e novidades, além de interagir com pais e alunos em busca de uma educação mais justa, inclusiva, igualitária e, claro, divertida. Nos vemos por lá!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.