Encontrar a vocação profissional ainda é um desafio para muitos jovens. E de fato, a decisão não é tão simples, ainda mais atualmente, com tantas opções e novas carreiras despontando no mercado de trabalho.
Nessa etapa difícil o apoio dos pais é fundamental e pode contribuir para a escolha da profissão certa. Pensando nisso, preparamos um post especial para ajudar você a entender o que é vocação profissional e como estimular essa descoberta de maneira saudável.
Interessou? Só seguir com a leitura!
Afinal, o que é vocação profissional?
Vocação profissional é a aptidão natural para uma determinada profissão ou área de atuação. Em suma, está relacionada às características de uma pessoa, além das habilidades, vivências, desejos e objetivos.
Qual o papel dos pais na descoberta da vocação profissional?
É comum que adolescentes sintam dificuldades na hora de escolher a profissão ideal. Por isso, é importante apoiar o seu filho durante essa jornada para que a decisão ocorra tranquilamente e, acima de tudo, sem imposições ou cobranças.
É verdade que existem profissões que podem oferecer salários mais atrativos. Mas, se o seu filho não tem afinidade com elas, será difícil construir uma carreira bem-sucedida, não acha? E se ele escolher o caminho errado é bem provável que sinta frustrado no futuro.
Nesse sentindo, é fundamental ir com calma e evitar projetar sonhos e desejos pessoais no seu filho. Quando as dúvidas e receios surgirem, esteja ao lado dele para mostrar que essa escolha é importante, mas não precisa ser tomada às pressas, especialmente se o adolescente não tem ideia de qual caminho seguir.
Uma dica para aliviar a ansiedade é mostrar ao seu filho que essa decisão não precisa ser definitiva. Ele ainda poderá fazer novos cursos no futuro ou complementar a formação com uma pós-graduação, por exemplo.
No próximo tópico explicamos como você pode ajudar o seu filho a fazer uma boa escolha. Continue acompanhando para saber mais!
Como estimular a descoberta da vocação profissional?
Algumas estratégias podem ajudar o seu filho a achar uma carreira que ele realmente goste. Veja como você pode estimular essa descoberta de maneira saudável a seguir!
1. Incentive a busca por autoconhecimento
É impossível falar de vocação profissional sem mencionar o autoconhecimento, afinal, esse recurso pode ajudar o seu filho a entender melhor o que deseja para o futuro, seja na vida pessoal ou profissional. A verdade é que refletir sobre si mesmo é o primeiro passo para escolher a carreira ideal.
Então, comece listando junto com ele características, habilidades e profissões de interesse. É recomendado pensar nas matérias favoritas e considerar as que ele menos gosta. Isso ajuda a eliminar carreiras que não estejam alinhadas ao perfil do seu filho.
Depois, incentive-o a continuar esse exercício só. Assim, ele terá mais tempo para entender quem é e o que realmente quer. Ele pode aproveitar o momento também para realizar um teste vocacional, o que acha?
O Colégio Arnaldo disponibiliza um teste sem custos para ajudar o seu filho a escolher o curso certo. Basta selecionar as opções que mais tem a ver com o perfil dele para conferir o resultado em alguns minutos. Bacana, não é mesmo?
2. Ajude a pesquisar o mercado
Além de habilidades e gostos pessoais, é preciso considerar o mercado de trabalho e pesquisar a fundo sobre as opções que o seu filho listou. Vale a pena buscar informações sobre o dia a dia das carreiras, além de salário, competências, cursos desejados e oportunidades.
Quanto mais detalhes sobre uma profissão vocês tiverem, melhor. Esse cuidado evita falsas expectativas sobre uma carreira e, claro, ajuda o adolescente a fazer a escolha mais acertada.
3. Fique de olho nas tendências
Falando em mercado de trabalho, ele mudou bastante nos últimos tempos e continua se transformando graças à internet e aos diversos avanços tecnológicos. Por isso, é importante ajudar o seu filho a analisar as carreiras do futuro que já são tendência atualmente.
O LinkedIn pode ser um caminho para começar a acompanhar as novidades. Por lá, é possível ter acesso perfis oficiais de várias empresas do mundo todo. Além disso, seguir e interagir com profissionais da área que chamam a atenção do seu filho.
4. Estimule a conversa com outros profissionais
Estimular a conversa com profissionais que já trabalham em uma área de interesse do seu filho é uma boa estratégia para descobrir a vocação profissional. Como dissemos, o LinkedIn pode ajudar nesse sentido, afinal, por lá é possível entrar em contato com profissionais de todo o mundo.
Além disso, vale a pena participar de eventos promovidos por faculdades, como feiras de profissões, workshops, rodas de conversa etc. Nessas situações normalmente há a possibilidade de falar com profissionais, professores e até estudantes. Essa é uma boa oportunidade para sanar dúvidas específicas sobre cursos, desafios e oportunidades, por exemplo.
5. Ajude nos estudos
Acompanhar de perto o desempenho do seu filho nos estudos também é uma maneira de incentivar a descoberta da vocação profissional. Isso porque, enquanto estudam juntos, você pode ajudá-lo a identificar potencialidades e interesses.
Esse processo de descoberta, na verdade, pode ser estimulado desde cedo, viu? A vantagem de começar antes é que se filho terá mais tempo para fazer uma escolha com calma, sem pressões ou ansiedade.
6. Busque ajuda especializada
Por fim, outra dica interessante é buscar ajuda de psicólogo, que pode fornecer orientação profissional para ajudar o seu filho a descobrir mais sobre si mesmo. Normalmente, os jovens participam de diferentes sessões, que incluem entrevistas, dinâmicas e testes. Nesses encontros, o profissional identifica potencialidades, além de cursos e áreas que podem ter a ver com o perfil do adolescente.
Pronto! Você já sabe como incentivar a descoberta da vocação profissional em seu filho! Não se esqueça de apoiá-lo sempre durante esse processo, ajudando a buscar informações sobre cursos e incentivando o autoconhecimento. Essa atitude será fundamental para que ele tome a melhor decisão!
Agora que sabe mais sobre o assunto, aproveite para fazer nosso teste vocacional e saiba qual área tem mais a ver com você ou seu filho!