O termo “produtividade” parece algo muito adulto, não é mesmo? É possível associarmos essa palavra ao quanto trabalhamos e quão bem fazemos esse trabalho. No entanto, ela também pode estar associada à infância e à adolescência, quando o assunto é a qualidade dos estudos.A produtividade nos estudos é um conceito que deve ser trabalhado desde o início da vida escolar da criança, mas nunca é tarde para começar. Ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a desenvolver essa capacidade será um importante fator para colaborar com o seu sucesso profissional no futuro e, claro, com a melhora das notas e do aprendizado no presente!Mas, afinal, como fazer isso sem que os estudos se tornem algo maçante ou uma obrigação temida pelos jovens? A seguir, você vai conferir algumas boas dicas que tornarão isso possível. Boa leitura!
1. Organize a rotina de estudos
O primeiro passo é organizar a rotina do estudante com a elaboração de um bom cronograma de estudos. Ele deve conter os horários em que cada matéria deve ser estudada, mas não se esqueça: nada de sobrecarregar a criança ou o(a) adolescente, ok?
2. Crie um ambiente adequado para os estudos
Outra dica muito útil é elaborar um ambiente de estudos adequado para o jovem estudante. Ter um cantinho confortável e organizado ajuda no incentivo para estudar, além de evitar problemas, como as distrações excessivas.
3. Elimine as distrações
E por falar nelas, nada de distrações na hora dos estudos! É preciso manter o celular o mais longe possível ou, caso ele seja utilizado durante a hora de estudar, é importante que recursos como as redes sociais estejam temporariamente desativados.
4. Use recursos tecnológicos
Os recursos tecnológicos, como aplicativos de celular, são úteis para os estudos. É por isso que eles podem ser grandes aliados da educação, desde que utilizados com responsabilidade. Há opções de recursos para fazer flashcards, resumos, digitalizar anotações, organizar a agenda e muito mais.
5. Utilize técnicas interessantes
Outra maneira de otimizar a produtividade nos estudos é utilizar técnicas que melhorem esse aspecto. Um dos exemplos é a Pomodoro, que consiste em breves pausas para descansar após ciclos de estudo. E ela também pode ser seguida a partir de aplicativos para smartphone!
6. Capriche no descanso
Por fim, mas não menos importante, não deixe de ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a descansar. Os momentos de lazer e relaxamento são essenciais para a produtividade nos estudos, permitindo que a mente fique fresca e pronta para uma nova rodada de aprendizados no dia seguinte.Gostou de conhecer essas dicas? Além delas, não se esqueça de sempre se preocupar com a saúde física e mental dos seus filhos. Afinal, esses são outros fatores que impactam diretamente a qualidade e a produtividade nos estudos.Antes de ir, que tal curtir a página do Colégio Academia no Facebook? Assim, você não perde nenhuma novidade publicada em nosso blog e pode interagir mais diretamente com a gente e com outros pais e responsáveis. Esperamos a sua visita!