A capacidade crítica e reflexiva das crianças está em constante desenvolvimento. Por isso, precisamos nos comunicar em uma linguagem acessível, especialmente com ludicidade para estimular a compreensão. E as fábulas infantis são ótimas para isso.Esses contos são passados oralmente. Neles, as situações ilustram uma lição ou moral relevante para o processo de educação. Além disso, as histórias são vividas por personagens que despertam a curiosidade e interesse, como animais, objetos e plantas.Neste conteúdo, reunimos fábulas infantis que ensinam lições valiosas e ajudam a desenvolver a ética e senso crítico das crianças. Não deixe de conferir!
1. A Cigarra e a Formiga
Os personagens de “A Cigarra e a Formiga” entram em conflito sobre o que fazer no período de abundância (verão) diante da perspectiva de momentos de dificuldades (inverno). A formiga é apresentada como dedicada ao trabalho, enquanto a cigarra seria festeira.A história se passa em uma mata. Em um primeiro ato, a formiga recolhe alimentos dia após dia. Já a cigarra consome os recursos e dedica-se a cantar e dançar,além de zombar do animal trabalhador.Então, o inverno chega, e os animais veem o resultado do que fizeram, a apenas formiga consegue se alimentar.
2. A Lebre e a Tartaruga
A história de perseverança de “A Lebre e a Tartaruga” apresenta uma corrida entre dois animais. Uma lebre é perfeita para o desafio e reúne todo o talento para vencer. Já a tartaruga é o azarão, estando em completa desvantagem.No começo, a lebre menospreza o oponente e sai na frente em larga. Certa da vitória, ela decide cochilar para continuar o trajeto com o mínimo de esforço.Incansável, a tartaruga dá pequenos passos até o momento em que ultrapassa a lebre, que está dormindo. É assim que a constância, esforço e dedicação do azarão vence o talento puro, arrogante e preguiçoso do favorito.
3. O Galo e a Pérola
Em o “Galo e a Pérola” temos o animal ciscando e encontrando um item que, para nós humanos, tem grande valor, a pérola. Porém, após refletir sobre a situação, o galo percebe que para ele de nada adianta, e volta a buscar comida.É uma história simples, que pode ser contada com um longo discurso do galo sobre a preciosidade da pérola para os humanos. Porém, a conclusão é a demonstração que as pessoas têm desejos e necessidades diferentes.
4. A Raposa e as Uvas
A “Raposa e as Uvas” começa com o animal se deparando com um cacho muito alto. As uvas estão frescas e brilhantes, despertando desejo no bicho.Mesmo com diversas tentativas e todo o esforço, a raposa não consegue alcançar a comida. Diante disso, ela vai embora e diz que as uvas estão podres.Ao ganhar distância, ouve um barulho de algo caindo na mata. Volta correndo acreditando serem as uvas, mas se frustra ao ver que estão no mesmo lugar.É uma história sobre as pessoas desvalorizarem aquilo que não conseguem.
5. O Corvo e o Jarro
Em o "Corvo e o Jarro”, o pássaro, sedento, encontra um jarro com água. No entanto, como o nível do líquido está muito baixo, não consegue alcançá-lo com o bico.O corvo tenta de todas as formas com o bico, e de nada adianta. Então, ele decide refletir sobre o problema. Logo após, joga pedrinhas dentro do jarro e faz gradativamente o nível da água subir.Assim, ao encarar o problema por outra perspectiva e usar a criatividade, o pássaro consegue superar o desafio.
Moral das fábulas infantis
Viu só?! As fábulas infantis conseguem transmitir valores de forma lúdica:
- economia, prudência e trabalho (Cigarra e Formiga);
- humildade e perseverança (Lebre e Tartaruga);
- respeito as diferenças (O Galo e a Pérola);
- desapego e humildade (O Raposa e As Uvas);
- criatividade e ponderação (O Corvo e o Jarro).
Uma dica ao contar as fábulas infantis é não julgar os comportamentos durante a história, mas apenas demonstrar suas consequências. É fazer a criança enxergar o que aconteceu, em vez de dizer. Com isso, as lições terão um grande impacto e vão ajudar no desenvolvimento dos seus filhos.Curta nossa página no Facebook para continuar acompanhando nossas dicas de aprendizado e educação infantil!