Ser produtivo é otimizar o trabalho e conseguir cumprir mais tarefas em menos tempo, sem reduzir a qualidade. Esse conceito é aplicado em várias situações. A produtividade nos estudos, em específico, é fundamental para melhorar o desempenho escolar e se preparar para a fase de provas — incluindo Enem e vestibular.Se você tem percebido que seu filho não está muito engajadoem seu processo de aprendizado, saiba que existem formas simples de ajudá-lo a ter mais concentração e rendimento na hora de se dedicar às atividades escolares. Quer vercomo?Confira agora 5 dicas práticas, mas muito eficientes, para quem precisa aumentar a produtividade nos estudos!
1. Elimine distrações
Na hora de estudar, é preciso exercitar algumas habilidades mentais, como atenção e concentração. Para isso, o ideal é não ter por perto estímulos que causem distração e tirem o foco dos estudos, como televisão ligada e celular recebendo notificações.A fim de eliminar esses elementos intrusivos, conscientize seu filho sobre a importância de ficar com a atenção focada somente nos conteúdos que está estudando. Explique que, se houver uma melhora na produtividade, as atividades de lazer poderão ser retomadas em breve.
2. Ofereça um espaço adequado para os estudos
Complementando o ponto anterior, para eliminar as distrações, também é preciso estar em um ambiente de estudos adequado. Fica difícil manter a concentração em meio ao barulho, com pessoas conversando, aparelhos ligados e movimentação na casa, não é mesmo?Um espaço adequado para melhorar a produtividade nos estudos, além deser um local tranquilo, precisa ser organizado. Também é importante que os móveis tenham a ergonomia adequada para manter as condições do ambiente mais confortáveis, física e mentalmente, garantindo a eficiência nas tarefas.
3. Ajude na organização da rotina
O conceito de produtividade está diretamente relacionado a elementos como organização e disciplina. Sendo assim, precisamos de uma rotina bem planejada, com horários preestabelecidos para cada tarefa.Sente com seu filho e, juntos, criem o plano deuma rotina de estudos, explicando para ele a importância de realmente fazer disso um hábito. Além disso, vale a pena definir um cronograma para distribuir os conteúdos ao longo dos dias, evitando que esses horários fiquem sobrecarregados e exaustivos.
4. Ensine boas técnicas de estudo
Algumas técnicas podem ajudar a manter a atenção e trabalhar a memorização. Por exemplo, intercalar os conteúdos e fazer pausas breves são boas dicas para recuperar a disposição mental nos dias de maior dificuldade.Também é possível utilizar a tecnologia a nosso favor. Existem vários apps que ajudam a tornar a hora de estudar mais dinâmica. O risco disso é que seu filho pode ceder às tentações do smartphone e perder de vez o foco nas tarefas.
5. Conscientize sobre a importância das pausas
Estudar por horas e horas não é, necessariamente, a melhor receita para assimilar todo o conteúdo de forma eficiente e aumentar a produtividade nos estudos. Afinal, forçar é diferente de se esforçar, o que torna a rotina desgastante e pouco proveitosa. Então, explique que é importante parar, de tempos em tempos, para descansar a mente, desde que essas pausas sejam controladas.Colocando essas dicas em prática, você pode ajudar seu filho a ter mais produtividade nos estudos e a melhorar o desempenho escolar. Entretanto, para fazer disso uma rotina, é preciso dar atenção aos fatores que mencionamos: disciplina, organização e constância.Você acha que vale a pena adotar essas dicas? Como tem ajudado na rotina de estudos do seu filho? Deixe seu comentário aqui no post!